terça-feira, 18 de outubro de 2016

FRASES (148)


AS HISTÓRIAS SE ENTRELAÇAM QUE É UMA BELEZA – A CARTA DE MORO PARA A FOLHA E A LIGAÇÃO TELEFÔNICA PARA O CHEFE DE REDAÇÃO EM BAURU

Primeiro foi o cientista político e físico Rogério Cézar de Cerqueira Leite, que num artigo na Folha de SP, 11/10, chegou a comparar acertadamente o juiz Sergio Moro, o da Lava Jato com os inquisidores da Idade Média, denominando-o de “justiceiro messiânico”. Foi em “Desvendando Moro”. O juiz respondeu, veladamente conclamando para que a Folha praticasse “censura” em certos casos, ou seja, quando o citassem com críticas, fossem as mesmas engavetadas. A resposta dele saiu publicada dois dias depois. Entenda melhor o caso lendo ambas as cartas clicando a seguir:http://www.pragmatismopolitico.com.br/…/sergio-moro-se-irri…. O físico, antigo articulista da Folha respondeu dessa forma:http://www.ocafezinho.com/…/a-treplica-de-cerqueira-leite-…/. Claro, o cientista está com a razão e o juiz, quis fazer valer sua força e tentar demonstrar como a Folha deve agir quando num regime de exceção.

Isso posto, me volto para Bauru, essa varonil terra onde tudo se repete, algumas vezes como farsa, adicionadas com pitadas contendo um pouco mais da surrealidade do interior do oeste paulista. Aqui temos muitos personagens apostando serem mais realistas que o rei, daí acontecimentos inverossímeis. Nas redes sociais repercutiu de forma grandiosa a solidariedade ao vereador Roque Ferreira PSOL, que após não conseguir se reeleger, teve o tema questionado num programa de rádio, “Como ficaria nossa Câmara sem Roque Ferreira?”, indagação feita por Paulo Sérgio Simonetti. Na bancada do programa, Reinaldo Cafeo, economista favorável às leis do mercado como única saída para tudo, lépido e sagaz respondeu: “Melhor”. Foi o que bastou para vicejar nas redes, respostas e apoio vindos de todos os lados para Roque, hoje, sem sombras de dúvidas, o mais atuante vereador da Câmara de Vereadores de Bauru. Tudo gerou até uma campanha: “Cala a boca, Cafeo” (talvez já sendo transformado em refrão para marchinha no Carnaval 2017, do bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco, o Bauru Sem Tomate é MiXto).
VOLTA, MARIA DALVA...


Encontro Roque na feira dominical e lhe questiono sobre o assunto. Ele se limita a me responder ter tomado conhecimento que o economista ficou bravo, pelo fato de ter presenciado tanto apoio ao vereador e nenhum ao economista. Ficamos nisso, mas depois tomo conhecimento de algo mais. Dentre esses apoios, alguns de jornalistas, muitos lotados em empresas jornalísticas da cidade, privadas e públicas. Em pelo menos um deles, ligaram para o chefe de um (a) jornalista em algo muito parecido com o que Moro fez com a Folha: “Pelo alto conceito da empresa sob sua responsabilidade, não pega bem, um jornalista daí prestar explícito apoio a algo dessa natureza”. Mais não digo, mas confesso, o diálogo deve ter sido nos mesmos moldes da cartinha do Moro. Imaginem algo como a solicitação de uma coletiva reunião nessa empresa jornalística e ali estabelecido a propositura de um cala boca generalizado diante de posicionamentos pessoais de jornalistas para com POSTURAS de figurões da cidade "Sendo a favor, PODE, contra NÃO PODE".

Diante do exposto, como o tema foi muito discutido na feira dominical, nas muitas rodas existentes no local, estará rolando nos próximos dias um abaixo assinado para ser entregue ao proprietário da FM onde o programa de rádio se sucede e esse tem por título: “Volta Maria Dalva”.

Nenhum comentário: