sexta-feira, 14 de outubro de 2016

RELATOS LATINOS / PORTENHOS (32)


A HISTÓRIA DOS BUMBOS DO PERONISMO ARGENTINO - VAMOS BUMBAR BAURU???
http://www.pagina12.com.ar/…/elpais/1-310828-2016-10-03.html
Os bumbeiros argentinos fazem e acontecem no país.

Essa matéria saiu ontem no diário argentino Página 12 e logo me chamou a atenção. Um livro a explicitar a história de um conhecido emblema do peronismo argentino, o de seus bumbos. Um livro que muito me interessa. Tempos atrás pensei em ter um bumbo igual aqueles lá muito utilizados em manifestações pelo Cone Sul (Argentina e Uruguai). Cheguei a ver o preço com o Alberto Pereira, da Casa da Capoeira, pois eles aprendeu e confecciona alguns, não só para uso próprio, como para revenda. Uma ideia nunca descartada, pois um dia ainda terei um belo de um bumbo e ele me acompanhará, sempre pendurado em meu pescoço para manifestações variadas e múltiplas. O Alberto chegou a me passar o preço, R$ 300 reais por um dos grandões, lindos, desses que o vejo retumbando em alto e bom som pelas ruas bauruenses. Pois bem, daí ontem vi isso desse livro e já me interessei também por conhecer um pouco mais de como tudo teve início lá por Buenos Aires. Se algum dos meus amigos e amigas por lá souberem do preço do tal livro, antecipem para ir vendo como faço para tê-lo aqui no mafuá. Repasso o texto para o próprio Alberto ter algo mais sobre isso tão comum entre os latinos e ainda um pouco insipiente entre nós brasileiros. Quero muito bumbar pelas ruas dessa cidade e país, em permanente protesto contra o estado de coisas se instalando por essas plagas e com o martelar dessa batida deixar registrado por onde passe o meu descontentamento pelo esmerdalhamento dos nossos sonhos, algo sendo feito sem nenhuma dó e piedade. E daí, nada melhor do que bater forte, mas com algum conhecimento de causa. Bumbemos com força, Alberto nos fornecerá o material para a promoção do barulho pelas nossas ruas. E eles, os que nos dominam perceberão que com o simples repique vindo lá de longe, um claro sinal de que algum problema estará se aproximando. Proponho a criação de uma cooperativa de bumbeiros, talvez já para a próxima aparição do bloco burlesco, farsesco e algumas vezes carnavalesco Bauru Sem Tomate é MiXto, estarmos munidos de algumas peças. O livro nos ajudará a entender algo da história do belo instrumento de som e de luta.

Nenhum comentário: