quinta-feira, 13 de outubro de 2016

MÚSICA (141)


AQUARIUS E OS LPs
Aproveitei ontem, feriado nacional, para na última (e única) sessão, 14h55, antes da mudança, hoje, quinta, da programação dos filmes nos cinemas e fui assistir no Cine’n Fun, do Alameda, ao filme nacional do momento, o “AQUARIUS”. Gostei mais do que possuía expectativas. Vibrei, enfim, um verdadeiro e original filme com a predominante temática da esquerda. Algo mais do que necessário num momento como esse, até para um recarregar de energias.

O que mais te tocou no filme?, me perguntaram na saída. Foram tantas coisas, mas a coleção de LPs de Clara, a personagem principal interpretada por Sonia Braga é algo para ser preservado em formol, ad eternum. Ele é tudo de bom, posições buscadas por muitos, mas conseguidos por poucos, tal a foça do sistema para ir cedendo aqui e ali. Dá uma aula de resistência. Amei a coerência de uma vida toda não ser ceifada por um negócio imobiliário, assim como, amei com a mesma intensidade emotiva a sua coleção de LPs, todos lindamente expostos em sua sala de visitas.
Eis meus LPs, como estão no mafuá.

Tenho a minha, muito mais desorganizada que a de Clara, mas a preservo (aos trancos e barrancos) com o mesmo carinho. Quiçá, consiga agora, com o incentivo extra provocado pelo filme (e por uma reforma em curso no mafuá), dar a atenção merecida a todos meus preciosos “bolachões”.

Vamos, finalmente, ao que me traz aqui escrevendo sobre esse tema. Quando da cena dela dando uma entrevista para uma jornalista, pega um LP comprado num sebo em Porto Alegre e dentro dele, alguns recortes com um algo mais sobre aquele disco. Eu também fiz muito isso e se for procurar irei me deparar com dezenas deles com recortes de jornais, matérias saídas aqui e ali, ingressos de shows onde assisti o show e peguei autógrafo do artista. Aquilo tudo me veio á mente e, impossível não fazer uma associação com os tais MP3, que Clara diz também já ser adepta (eu quase, pois no carro não tem mais toca CDs e só MP3). Dentro do invólucro do LP muita coisa podia ser acondicionada e nesses recursos novos, tudo guardado em separado. Isso me faz continuar morrendo de amores pelos LPs todos aqui guardadinhos no mafuá.

O filme me propiciou reviver isso tudo. E a trilha sonora é um caso a parte, com Taiguara e Bethânia, viajei, dentre outros, ambos personagens imprescindíveis aqui na minha coleção de LPs.

Nenhum comentário: