sábado, 17 de dezembro de 2016

BEIRA DE ESTRADA (71)


DA CONFRATERNIZAÇÃO ANUAL DA CUT BEM QUE PODERIA SAIR UMA UNIÃO DEMOLIDORA

Estive na Confraternização dos Sindicatos filiados à CUT – Central Única dos Trabalhadores, na última quinta em Bauru. Não vou analisar a festa, o encontro anual já consagrado deles, onde além da reunião festiva, reencontros, inclusive entre famílias. Escrevo sobre o que vi de integração sindical diante da perda de direitos promovida pelos golpistas no poder.

Ouvi as falas. Não as anotei, mas assimilo o quanto teria de elementos mais que positivos se fossem colocadas devidamente em prática. Todos os que fizeram uso do microfone fizeram questão de falar em unidade de lutas, resistência contra o que está em curso. Não sei quantos o fizeram somente da boca para fora e vislumbro como seria alvissareiro se a maioria o tivesse feito e prontos para resistir e lutar. Podem alguns me dizer que um encontro desses é um Balaio de Gatos. Sim, pode ser, mas veja bem, a direita está unida e coesa na desintegração de tudo o que hoje está consolidado de garantias institucionais para a classe trabalhadora e mesmo ela, sendo o balaio de gatos que é, segue unida e desconstruindo tudo o que vê pela frente.

No meio sindicalista existe de tudo. Vejo encastelados e acomodados. Porém, todos hoje perdem e muito. E perderão mais se continuarem nesse estado de catatonia. A intenção dos golpistas no poder é sufocar, beirando a extinção dos sindicatos. Daí, os sindicalistas mais espertos sacam que, o momento é de luta, do contrário, enfraquecimento até o “gran finale”.

Seria tão bom ver essa turma toda novamente agitada, na ativa, ocupando os espaços a eles dedicados, ou seja, já passou da hora de colocar o bloco na rua. Na festa os observei conversando aqui e acolá, mas queria mesmo era vê-los continuando esse papo e com muita ação. Que a confraternização de final de ano sirva para esse toque, para que se unam mais e mais e mostrem sua força. O país precisa disso, mais do que nunca, antes que as forças reacionárias tomem conta de tudo. Daí será tarde demais.

Um comentário:

Anônimo disse...

As despesas, inclusive a sua, foram rateadas ou a CUT pagou tudo?