segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

DICAS (155)


E A CULTURA VAI PARA...
Foto tirada por Roque Ferreira e publicada ontem nas redes sociais.

A novela, que ontem parecia ter seu fim antecipado, hoje volta à estaca zero. Comecemos do começo.

Em 08/12/2016, a coluna Entrelinhas do JC antecipa o que a cidade inteira já sabia: “Peso na balança - Por outro lado, os dirigentes partidários fazem questão de não esquecer o papel de suas legendas para o sucesso da coligação de Gazzetta. Pepistas - que devem ficar com a Agricultura e a Cultura, mas também almejam a Secretaria de Obras - repetem o quão foi decisiva sua adesão para que o projeto eleitoral do ambientalista ganhasse musculatura.”.

A Secretaria Municipal de Cultura, dentro da divisão de seu Governo, entre os que lhe apoiaram caberia ao PP, mais precisamente a alguém ligado ao vereador Markinho da Diversidade. Nenhuma crítica nisso, o prefeito é o Gazzeta e escolhe como bem lhe aprouver. O burburinho de nomes e possibilidades viceja, cresce e floresce.

Ontem o vereador Roque Ferreira divulga pelas redes sociais, às 12h56, algo ouvido, segundo ele, de influente pessoa das hostes do prefeito eleito: “RECEBI INFORMAÇÃO QUE O GAZZETTA DEFINIU A INDICAÇÃO DE Sivaldo Camargo como novo Secretário da Cultura. Servidor de carreira e de competência reconhecida. Se for confirmado pode ser uma boa escolha.”.

Logo viralizou nas redes sociais e em pouco tempo mais de vinte compartilhamentos, quatrocentos curtições e cem comentários. Eis aqui algo do link do Roque: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1363031913715570&set=a.219121804773259.60853.100000263230735&type=3&theater. A receptividade foi pra lá de excelente e em todos os comentários só elogios. Sivaldo ficou sem saber o que fazer, pois nada sabia além do escrito por Roque. Atendeu o telefone a tarde e boa parte da noite e se sensibilizou com as manifestações de apreço e contentamento expressadas nos comentários. Muitos vieram lhe parabenizar e alguns até pediram algo em proveito próprio. Deu de tudo e ele sem entender.


No final da tarde, 17h14, participantes do Fórum Permanente de Cultura se manifestaram pela postagem feita pelo produtor cultural do Teatro Protótipo e agente cultural da Cultura Municipal, Fábio Valerio: “Esperamos uma explicação do Roque sobre a informação veiculada hj....”. No link a seguir as manifestações todas reunidas: https://www.facebook.com/groups/721181174697326/permalink/743812745767502/

Todas as reações estão contempladas nos comentários ali postados. Em alguns outros posts muitos se dirigiam diretamente ao prefeito eleito e se dizendo satisfeitos pela escolha e até alguns afirmando: “Ótimo nome, agora dê um jeito de nomear”. Teve de tudo.

Eu, hoje pela manhã após ler algumas críticas de pessoas ligadas ao Fórum, postei isso nas redes sociais: “Acordo e releio tudo o que aqui foi postado a respeito do (im)provável nome de Sivaldo para ocupar a Secretaria Municipal Cultura. Como isso poderia ser mais do que bom, concluo. Deixo uma salutar pensata de minha modesta parte para tudo e todos: alguém imagina em sã consciência que, o prefeito eleito iria ouvir algum Fórum Cultural para escolher o ocupante ao cargo? Ainda mais diante de disputa já estabelecida entre partes já subdivididas de seu futuro Governo, quando leio abertamente isso no que nos resta de mídia, informando ser a pasta propriedade de um partido político que lhe deu sustentação. Diante disso, quando Roque ouve de alguém lá das hostes do prefeito que, existe algo gravitando em torno de uma saída honrosa para tudo isso, louvo aos céus com isso. Seria o uó do borogodó e grande feito de Gazzeta, contrariando interesses imensos de outrens para a pasta. Mas, isso não passou pelo Fórum e desmerece a Cultura. Sim, seria pior se tudo continuasse a correr como se mostrava as articulações. Vejamos: nenhuma outra escolha foi submetida a ninguém, grupos organizados e quetais. Por que isso ocorreria na Cultura? Não é essa a prática presenciada. Pés no chão e muita luta pela frente. Como seria bom termos um Secretário sem envolvimento em projetos pessoais e pensando e atuando em cima de um grande (e ainda não idealizado) Projeto Cultural para o município. Boa sorte para nós todos... Abracitos cordiais do HPA - EM TEMPO: Elson Reis, meu amigo pessoal, fez uma boa administração, pessoa do ramo, o que pode dentro das condições atuais. Não atua em prol de um, de poucos, mas de muitos. Seria ótimo a continuidade disso e não o retrocesso.”.

Finalizo com algo mais após 24h do ocorrido. O prefeito eleito parece não ter decidido nada até o presente momento. A grande novidade foi algo escrito por mim e já vislumbrado na linha do horizonte como possível: “Com tudo isso, a aprovação recebida de alguém com o perfil de Sivaldo Camargo, "eles" lá ficarão meio que na encolha para definir alguém fora desse perfil. E dessa forma, o debate foi ampliado, antes do anúncio do nome e isso deve estar sendo assunto para ampla discussão lá nas hostes escolhitivas da nova administração. Olha como isso, por si só, já é mais do que maravilhoso...”. Já ocorre exatamente isso, tanto que a teatróloga Talita Neves posta algo alvissareiro e até então não imaginado por ninguém, tudo resultado do que Roque ouviu e passou adiante: “Pessoal! E se nós enquanto classe e Fórum pudéssemos indicar nomes... O Gazzetta disse que podemos fazer isso. Teríamos indicações?”.

A informação repassada ao Roque pode até não vingar (queria que sim, toc toc toc), porém, para algo pra lá de muito bom já serviu: Gazzeta deve ouvir a classe artística (será?) e não somente a do Fórum e, dessa forma, talvez nem vingue mais como prescrevia os encaminhamentos informados ao Entrelinhas com o tal indicado pelo PP. Por outro lado, uma outra fonte lá das hostes do prefeito diz que o nome já está escolhido e que isso só vai atrasar a sua divulgação. Amanhã talvez o capítulo final. Viva Sivaldo, um ontem secretário, hoje quase e amanhã não se sabe!!!

Nenhum comentário: