terça-feira, 27 de dezembro de 2016

CARTAS (168)


TRÊS MULHERES, A CÂMARA MUNICIPAL, UM VEREADOR E A ÚLTIMA AÇÃO POLÍTICA CULTURAL DO ANO - QUE TAL OCUPAR MUSICALMENTE O LOCAL?

Enquanto a cidade dormita nesses bucólicos dias, eis que algo acontece e marca a forte presença cultural nos estertores desse estonteante ano (o do golpe a infelicitar o país). No lugar onde nada de mais interessante acontecerá nos próximos quatro anos, predomínio a partir de janeiro de meros acordos onde um dos lados da questão terá tudo validado, referendado e aprovado, a Câmara Municipal, eis que dia 29/12, no começo da manhã, 10h, salão nobre, um ato encerrará o ano com a devida chave de ouro, não só do ano, como do mandato de um vereador verdadeiramente a favor do eleitorado menos favorecido e do trabalhador, Roque Ferreira.

Com uma justa homenagem a três bravas mulheres, todas cantantes e encantantes, Denise Amaral, Joelma Moura e Drika Sanches, o ano estará lacrado, definitivamente encerrado nas hostes culturais bauruenses. Eis o convite feito pelo vereador pelas redes sociais: “CONVITE - Na próxima quinta, 29/12 as 10 horas no Plenário da Câmara Municipal serão entregues Moções de Aplausos a estas três artistas da cidade de Bauru.”.

Falar dessas três mulheres em Bauru é como chover no molhado. Nada mais precisa ser dito e a certeira homenagem diz tudo. Elas são DEZ. Seria bom até para encerrar esse ano de uma forma inusitada a gente conseguir reunir um pessoal envolvido com a Cultura (e não só a musical), lotarmos o recinto da Câmara e lá ao final dos trabalhos, quando for dado por encerrado os falatórios, algo for subindo e ocupando todos os espaços dali e invadindo também a praça defronte. Ou seja, proponho um grande samba, um grande grito cultural, ensurdecedor manifesto pela boniteza representada pelas três e algo muito mais além, sugerido e ali sacramentado.

Que tal uma ocupação musical da Câmara e uma cantoria coletiva? A sugestão está lançada e se aceita, nada precisa ser feito, além de silenciosamente os espaços irem sendo ocupados. Um leva um reco-reco, outro um pandeiro, uma gaita, flauta, sax, trombone, surdo, violão, guitarra e tudo o mais. Vai ser uma maravilha ocupar a Câmara musicalmente e dessa forma, todos juntos, jogar simbolicamente um bocado de sal grosso em suas instalações (algo mais do que necessário) e assim tentar aliviar o que já foi ali sacramentado e, porventura possa vir a ocorrer nos próximos dias no mesmo lugar.

Só mesmo a classe artística pode produzir algo nesse sentido... musicalizar a Câmara.


O PRÊMIO "DESATENÇÃO 2016", CRIAÇÃO DO 'BAURU SEM TOMATE É MIXTO' VAI PARA...
Dias atrás Tatiana Calmon, eu e outros integrantes do farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco bloco Bauru Sem Tomate é MiXto resolvemos dar o pontapé inicial para uma premiação anual para os que mais pisaram na bola na cidade no ano que se encerra. A coisa se ampliou e ganhou proporções de nos reunirmos e elencarmos algo nesse sentido. A primeira vez sempre é mais complicada, depois deslancha que é uma beleza e vai que nem quiabo. Pensamos numa festa para o próximo dia 30/12 e seria lá no mafuá, mas será tudo tão perto do ano novo e daí adiamos para lá pelo dia 10 de janeiro próximo. Falta organizar muita coisa para o "CEMITÉRIO DOS MORTOS VIVOS", algo em cima de uma antológica premiação que o saudoso Henfil fazia décadas atrás. Tatiana aproximou mais a coisa e deu um nome mais local, "PRÊMIO DESATENÇÃO". Daí queremos ouvir todos e bolar tudo com mais apuro. Faltam os nomes aos troféus e seus agraciados.

Para apimentar o que virá lembro aqui de texto publicado no Mafuá do HPA, com uma ideia mais ou menos parecida lançada em 01/12/2011, podendo ser lida clicando no link a seguir: http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search?q=cena+bauruense+(91)

Nenhum comentário: