terça-feira, 13 de dezembro de 2016

COMENTÁRIO QUALQUER (158)


MAIS REALISTAS QUE O REI
Sessões da Câmara Municipal de Bauru é para os fortes, estômago de aço. Explico. Proselitismo nesses lugares é mato, ou seja, viceja de forma alvissareira. Na última sessão ordinária (foi isso mesmo, ordinária, no sentido lato da palavra) do ano, realizada na tarde de ontem, começando as 14h e só terminando alta madrugada, a mais longeva dos últimos tempos, teve debates acalorados como dificilmente teremos nos próximos tempos. Deu de tudo, mas o que se sobressair, como sempre é algo desalentador para quem está do lado de cá, os rearranjos feitos para acomodar situações.

No projeto mais polêmico da noite uma questão fácil de ser resolvida. Por lei federal já existe algo dando passe livre para todos os maiores de 65 anos. Bauru possui uma situação muito mal explicada na relação com as três empresas de transporte urbano (que na verdade são uma só, todas do mesmo dono, a família Constantino de Araçatuba), tanto na forma como são aprovados os reajustes de preços, como na subserviência de muitos de seus políticos quando o assunto é favorecer ao usuário e bater de frente aos interesses das empresas(sic). Ontem a cena se repetiu.

O prefeito eleito, Gazzeta como maior promessa de campanha prometeu rebaixar de 65 para 60 a gratuidade do passe livre. O projeto apresentado adiantaria isso para o prefeito e quando assumisse tudo já estaria resolvido. O debate foi acalorado e os que queria favorecer o prefeito não aprovando o projeto alegavam que isso oneraria os cofres municipais, algo inconcebível nos estatutos daquela gafieira.

Foram gastos todos os tempos disponíveis, os indisponíveis e outros também reservados para legendas partidárias, tudo para tentar convencer os vereadores de que, se Gazzeta já havia dito que assim o queria, por que não o atender de forma antecipada? Não houve jeito. Muitos que ali votaram contra o projeto não mais estarão na Câmara ano que vem, mas como a maioria almeja cargos na nova administração não quiseram adentrar o ano já causando embaraço para o novo alcaide. A votação foi 13 x 3 e a gratuidade continuará para os acima de 65 anos.

Ouvido pelo pessoal do JC, Gazzeta disse que, pretende começar o ano propondo o que foi uma de suas propagandas eleitorais, o de rebaixar para 60 a gratuidade. A turba que estará ao seu lado em 2017 já começa o ano demonstrando como vai ser a atuação parlamentar ano que vem pelas hostes da Câmara Municipal, quando não teremos mais oposição, nem essa ampla possibilidade de debates acalorados e a se estender noite afora. Será o paraíso dos mais realistas que o rei...

Durma-se com uma barulho desses.

Nenhum comentário: