sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (118)


INSTITUIÇÕES PRECISAM SER RESPEITADAS E REPRESENTANTES DESSAS MESMAS INSTITUIÇÕES PRECISAM TAMBÉM RESPEITAR A CONSTITUIÇÃO – PELO FIM DE TODOS OS AUTORITARISMOS, INCLUSIVE O DE ALGUNS JUÍZES.
Observo com muita atenção a grita geral de juízes ontem aqui em Bauru e alhures. Adoro participar de manifestações justas contra injustiças, aconteçam onde acontecerem. Se puder e tiver pernas (não as arranquem, por favor), lá estarei e, lado a lado dos que clamam em voz alta. Fizeram um ato de grande pompa, com ampla divulgação pela mídia. Deu no rádio, vi na TV e o jornal estampou na primeira página. De uma coisa eles todos e qualquer outro segmento precisam entender de uma vez por todas: Basta de privilégios, onde eles existirem.

Se um político ou funcionário público erram, que sejam julgados e punidos e se algum juiz passar dos limites, idem. Enfim, eles fazem parte do mesmo balaio de gatos brasileiros. Ou vivem num mundo a parte e não sabemos? O privilégio maior, além de buscarem se isentarem dos erros é já possuírem salários acima do que reza nossa Carta Magna. Não existem os mais perfeitos, muito puros, nem os beatificados, santificados da República. Se existe algo assim, uma aberração. Quando renunciarem aos privilégios já concedidos de forma irregular, uma boa pedida para cobrar do resto do país o respeito pelas leis e tudo o mais.

Claro que os juízes devem reclamar do que ocorreu essa semana lá em Brasília, quando matreiros políticos deram aquele famoso “jeitinho” para diminuir a chance deles serem enquadrados e caírem nas garras da lei. Achei lindo a declaração de um deles, corroborada por tantos outros, de que com Dilma ou Lula, não havia essa intenção e com Temer não existe só a intenção, como a estão concretizando. Daí subtende-se que: o (des)Governo atual é muito pior que o os anteriores. Os juízes, a imensa maioria apoiou a derrubada de Dilma, mesmo cientes de que todo o processo era viciado, ilegal e insano, mas agora, passados poucos meses dos golpistas no poder, fichas caindo, estão botando as mãos todas na consciência e querendo colocar as manguinhas de fora. "Vai piorar", ouço eles dizendo. Sim, como se eles não soubessem.

Nada contra, pois entrar em “erradas” faz parte da vida, o que não pode e não deve ocorrer é eles insistirem em enxergar esse erro e, por exemplo, continuarem apoiando o que o juiz de primeira instância, Sergio Moro fez na Lava Jato, naquele foro privilegiado de Curitiba, passando por cima da lei vigente em diversas oportunidades e privilegiando com a isenção de cana para um grupo e isentando outro. Justo isso? Se existe a intenção do Judiciário em manter a isenção e tentar livrar a decência do Judiciário, nada melhor do que restabelecer a dignidade em tudo. A credibilidade deles todos está também em jogo e eles sabem muito bem disso. Se mostram contra a politicagem de Brasília podando-lhes os dedos, mas por outro lado, fazem vista grossa para o que Gilmar Mendes e o STF, além de Moro andam fazendo? Ouço dizer que a dissidência entre eles cresce a olhos vistos. Muito bom que isso ocorra.

2 comentários:

Mafuá do HPA disse...

ALGUNS DOS COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Rita De Cássia Cornélio Parabéns. Queria eu ter escrito esse texto.

Henrique Perazzi de Aquino Obrigado Rita, vindo de ti, sei que devo ter acertado.


Geraldo Bergamo Não se trata de erros e nem de deslizes. A Lava Jato é parte do Golpe, seus integrantes teleguiados e fazem tudo certo o que o mestre imperialismo mandar.

Maria Helena Ferrari O golpe é jurídico, Henrique, não tenho dúvida. Foi preparado por Moro desde os Estados Unidos e muito antes da eleição de Dilma. Só não contavam em ter que derrubá-la e, para isso, tiveram que contar com o Congresso, Temer "et caterva". Achavam que Aécio ia ganhar. O serviço pós-eleição ia ser contra o Congresso - uma Res pública de juízes. Não é uma beleza?

Maria Helena Ferrari Mas como diria o Nelson Rodrigues, existe o "sobrenatural de Almeida", que não faz só gol espírita. E Dilma ganhou. Agora têm que aguentar esse Congresso espúrio, que compraram cinicamente. Agora têm que derrubar Temer, mas só depois de 1º de janeiro. Vào ter ainda que comprar muita gente para não elegerem o Bolsonaro.

Anônimo disse...

Henrique

A Corja togada sabe que já perdeu para corja engravatada , estava claro que quando saíssem do cercadinho e tentassem alcançar Tucanalhas e afins teriam as quatro patas atadas.

Agora é birrinha dos deuses de comarca , birrinha que já está sendo usada pela grande Merdia para dar seguimento a segunda parte do golpe.


Walisson Walisson Walisson