domingo, 26 de fevereiro de 2017

COMENDO PELAS BEIRADAS (35)


POR ALGUNS TENTAM CENSURAR QUANDO CONTRARIADOS?
Como já é sabido até pelas pedras do reino mineral, ocorreu uma triste tentativa de censura ao bloco burlesco, farsesco e algumas vezes carnavalesco, o Bauru Sem Tomaté É MiXto e ao blog Mafuá do HPA quase às vésperas da abertura do Carnaval. O economista Reinaldo Cafeo, do alto do seu posto de comentarista radiofônico na 94FM e eventual colunista do Jornal da Cidade tentou impedir a cantoria da marchinha "A Casa da Eny ainda é aqui", só porque incrustada no meio da mesma, algo sobre seu nome e com um fechamento chave de ouro: "Cala boca seu Cafeo". Tentou mais, que fosse suprimidas as publicações feitas do Mafuá do HPA onde constasse seu nome e também as futuras, com a singela alegação dele ser pessoa pública e as mesmas estarem causando transtornos para sua vida pessoal, profissional e radiofônica. Levou a devida traulitada do juiz: "Não posso reinstaurar a censura no país, pois a mesma foi abolida", foi o veredicto.

Diante desse fato a constatação mais óbvia. Por que age assim? Cada um possui a personalidade que lhe aprouver. Cafeo tem a dele, bem própria. No frigir dos ovos o que de fato ocorre é algo bem simples. Existia até bem pouco tempo algo assim, o cara escrevia, tinha um espaço cedido por algum órgão da imprensa e nele defendia não só o ponto de vista da órgão, mas o do status quo vigente. Os do lado de cá, liam, viam e ouviam calados. Até tentavam esboçar uma resposta, mas esses órgãos não o permitiam a contento. E predominava o que o cara havia dito como a verdade insofismável dos fatos. Resposta à altura praticamente não acontecia. Essas pessoas perderam um pouco do status adquirido, pois com o advento das redes sociais, o buraco é um pouco mais embaixo e quando expelem algo cheio de aleivosias do lado de lá, o retrucar é imediato do lado de cá, com o instrumento que se tem às mãos, as redes sociais.

É um toma lá da cá antes não existente. Quem antes, do alto de sua soberba, só falava e não tinha divulgado o contraditório pelo que fazia, hoje se sente órfão, desamparado, pois ao dizer algo confuso, o revide vem na lata. Isso dói. Ou seja, se antes o ego permanecia lá no alto, hoje não mais. O que aconteceu nesse e em tantos outros fatos envolvendo a mesma pessoa é exatamente isso. Cansamos de ouví-lo sem se manifestar. Discordar faz parte do negócio e o que ocorre é a mais pura e necessária expressão de como devem ser mesmo as coisas num regime que ainda se diz democrático. Saber receber a crítica, da mesma forma contagiante como recebe o elogio não é pedir demais. O que não pode mais continuar ocorrendo (e ocorreu nesse fato) é a pessoa em foco tentar fazer uso de prerrogativas inexistentes, ou seja, apelar para chutes e bicudos abaixo da linha da cintura.

Cafeo deve ter uma legião de seguidores, mas precisa entender que, do outro lado, pela forma como profere sua fala, sempre abrigada pelos preceitos da lei do mercado e na defesa do neoliberalismo predatório, ele também possui uma outra legião de gente que discorda de tudo o que faz. Principalmente como é feito. Ninguém lhe profere críticas (pelo menos eu não), por causa de sua beleza, tamanho da barriga, corte do cabelo, tamanho da papada, postura de vida, essas coisas, mas sim pelos seus posicionamentos. Na insana tentativa em se transformar num "formador de opinião" deve entender (e parece não ter sacado isso) que, estará sujeito a elogios e também a críticas. E como tenho a certeza de não estar correto na linha que segue, seu traçado econômico é muito enviesado, quero poder continuar criticando, sempre com argumentos.

Da decisão do juiz, um parabéns, foi preciso, curto e grosso. Imaginem os senhores um Renan Calheiros, Michel Temer, João Dória, Aécio Neves e até mesmo Lula e Dilma tentarem barrar as marchinhas rolando pela aí envolvendo seus nomes e atuação? Não vejo ninguém desses tentando impedir nada, mas o seu Cafeo sim, ele tentou censurar a escrita no Mafuá e a cantoria do Tomate. Se quer ficar isento de críticas, como se diz choroso na ação proposta (e depois retirada) contra a liberdade de expressão, deveria deixar de só escrever numa mesma linha contraditória de pensamento, sempre contrário aos interesses da classe trabalhadora, pois do contrário vai continuar sendo algo de críticas (nunca de perseguição), pois deveria de antemão saber não ser o dono da verdade absoluta e definitiva.

Agora, sua história vai ser divulgada nacionalmente e podia muito bem passar sem essa, mas ao se revelar censor, piorou sua situação.

Nenhum comentário: