quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

CHARGES ESCOLHIDAS A DEDO (117)


'FORTUNA' E AS CHARGES DA DITADURA VALENDO PARA DOIS FATOS DE AGORA...

1.) A CENSURA ESTÁ DE VOLTA...

Michel Temer, o golpista no poder é um censor. De fácil entendimento. Ao tentar barrar algo a envolver sua digníssima esposa, encalacrada às voltas com um sujeito tentando lhe extorquir grana fácil e diante de algo que pudesse comprometer ainda mais sua reputação, já estraçalhada dia após dia pelas ações desconexas de seu anti-Governo, eis que aciona o que lhe está a mão e decreta: "Ninguém vai ficar sabendo de nada". Aqui um parenteses: parece existirem fotos comprometedoras de suas esposa. Ninguém quer vê-las, isso não interessa. Foto de mulher nua e de figurões encontro aos borbotões pelas redes sociais e revistas do tipo Caras. O buraco é mais embaixo e o que está sendo impedido da nação ter acesso são informações que, certamente levariam a mais um percalço na já conturbada vida desse, agora comprovado, ditador de plantão. Diante dos fatos, outra vez vou em busca de uma velha charge, dos tempos da ditadura militar, final dos anos 60 e novamente FORTUNA, um dos nossos chargistas que, na época, melhor relatou aquele truculento momento político. Temer nos faz ler o jornal do dia e ele já chegando com um buraco, justamente da matéria contento o texto vetado pessoalmente pelo Grão Vizir de plantão. Se começou assim, esperem um bocadinho só a mais e daqui pra frente, censura prévia tomando conta de nossas vidas. Imagina se um dia Lula e Dilma pensassem em quer fazer algo dessa natureza. Batam panelas à vontade e apoiem mesmo, aplaudam com louvor essas bestas feras que nos comandam. Tem mais, em poucos dias, após Moreira Franco ser efetivado com louvor no Ministério do temerário, agora teremos o Alexandre Kojak Lex Luthor Moraes no STF. Viu no que está dando o golpe!


2.) O CORONÉ TÁ COLOCANDO AS MANGUINHAS DE FORA
Pelo visto teremos um baita de um coroné dentro da Câmara Municipal de Bauru e pela fala de ontem, na 2ª sessão do ano, já propôs sua querência em reativar a Associação dos Donos de Lojas Legalizadas do Centro Bauru e de suas ações no passado na região. Prevejo problemas para desfiles futuros do bloco Bauru Sem Tomate é MiXto no Calçadão da Batista e de todas as ações hoje ocorrendo (ainda) livremente na região. Será que, as praças e ruas bauruenses continuarão sendo do POVO? Impossível não associar o que virá pela frente com uma charge do ótimo chargista, já falecido FORTUNA, dos tempos do Pif-Paf, final dos anos 60, plena ditadura militar. Guardião já se revolvendo para rebater a propositura de andarmos para trás, como carangueiros. Por enquanto deixo todos refletindo diante da antiga charge e a comparando com as proposituras do coroné. Será o Benedito? Se pior está, diante do que vemos, pior deverá ficar.


3.) A CHARGE DO FERNANDÃO, HOJE NO JORNAL DA CIDADE BAURU É DE UMA PRECISÃO CIRÚRGICA
Queria escrevinhar sobre as belezuras do Fortuna, mas aqui em Bauru tem um cara dos mais antenados (dentre alguns outros), desses que saca de longe e com a verve afiada de sua pena, produz peças de alto teor questionativo. Falei da cara de pau do presidente em botar alguns de seus ministros na baila e tentar sair pela tangente. Fernandão foi na veia.


Nenhum comentário: