quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

OS QUE FAZEM FALTA E OS QUE SOBRARAM (96)


ELA VEIO BUSCAR SUA CAMISETA DO BLOCO
Hoje, nem completado um dia após o país tomar conhecimento de que teremos uma pessoa totalmente inadequada para ocupar função de juiz do STF - Supremo Tribunal Federal, um tal de Moraes Kojak lex Luthor Alexandre, tudo para livrar a cara do (des)Governo golpista, nenhuma panela é batida lá pelos lados da avenida Getúlio Vargas, mas eis, exatamente quando pensava no assunto, toca a campainha do mafuá aqui no meio dessa calorenta tarde. Demoro para me levantar, pois o ventilador me fazia um bem danado de bom, voltado para os meus costados. Pergunto quem é e ninguém responde. O jeito é levantar e para minha surpresa uma figura das mais conhecidas, muito sorridente e a me dizer:

- Vim buscar minha camiseta. Quero sair no Bauru Sem Tomate é MiXto. Ainda tem?

Atônito com a inesperada visita, quase me mijo todo nas calças, tomado de tamanha surpresa e ainda tomado pela surpresa me demoro a encontrar as chaves da porta. Ela diz não ter pressa nenhuma, pois diante de tanta iniquidade, fez questão de se abrigar em lugar onde sabe terá boa receptividade e poderá festar sem se resguardar.

Ela adentra o mafuá e escolhe sentar numa relés cadeira em meus acanhados aposentos. Escolhe o tamanho mais adequado para seu novo corpicho e pede para que me retire por instantes. Saio e quando retorno ela já está vestindo a camiseta e rindo me diz:

- Como é bom ir tomando conhecimento de boas iniciativas como a de vocês, ainda com coragem de botar não só o bloco na rua, como dizer o que precisa ser dito nesse momento. Quando muitos se omite, fazem igual ao avestruz e colocam a cabeça num buraco e fingem não ser com eles, vocês enfrentam os poderosos aqui de Bauru com a cara e a coragem. Quando vi que junto a vocês não tem lugar para a intolerância, disse comigo mesmo: tô dentro.

Dilma está nos trinques, uma baita sorriso no rosto, não de felicidade, mas por entender ter tentado ao máximo evitar o que hoje viceja no país, essa bestialidade que aplaude os golpistas e apunhala o povo em todas suas conquistas. Fico sem ação, sem palavras,querendo dizer um monte de coisas, mas as palavras me faltaram no momento e por fim, solto algo de minha lavra:

- Mas como ficou sabendo da gente?

- Coisa boa a gente sempre descobre. Vasculhando sobre os blocos protestando contra desmandos variados, já comprei camiseta de muitos e hoje, fiz questão de voltar em Bauru e levar a de vocês. Quando vi que outros blocos na cidade já levaram uma quantidade considerável de pessoas nas ruas da cidade e nenhum deles cutucava nada, vi que precisava dar uma força para os que até "processos" levam nos costados, tudo por incomodar. O que seria do mundo sem gente como vocês? Quando um figurão se mostra incomodado e reage perdendo a compostura é sinal de que o caminho é o correto. Vim para dar aquela força.

Sua visita foi rápida. Não demorou muito tempo. Queria dar a camiseta de presente para ela, mas me lembrei da nossa tesoureira mão fechada, a Turca Louca e de sua partner, Tati Quebra Barraco e quando a ilustre visitante abriu a carteira, recebi e dei entrada do valor nos cofres da organização Tomatista.

Quando ela se foi e a calmaria voltou a reinar pelos lados do mafuá, o suor me escorria pelo corpo. Voltei para defronte o ventilador e matutei um pouco sobre o ocorrido. Minha conclusão: Nesse bloco cabem pessoas desprovidas de ódio nas ventas e interesses escusos. A visitante é bem vinda e afirmou voltará no sábado para o desfile baguncista onde levou a letra da marchinha A CASA DA ENY AINDA É AQUI e até lá promete decorar a letra:

- Muito tempero, picante e provocante. Gritem em alto e bom som, pois diante do que está vindo pela aí, nem sabemos mais quanto tempo isso tudo ainda nos será permitido. Eu nunca impedi um só ato do povo nas ruas, mas hoje, por qualquer coisa já descem o sarrafo. E depois, a ruim era a titia aqui. Se desdiziam do meu puteiro, vejam só como a coisa anda e os paneleiros todos caladinhos.

Quando me dei conta já havia desaparecido.

HPA - Só eu dentre os tomateiros estive com ela hoje, ninguém mais, baita privilégio.

Nenhum comentário: