quinta-feira, 23 de março de 2017

DIÁRIO DE CUBA (84)


MEUS AMIGOS (AS), O FUTEBOL ME INEBRIA...
Thiago Navarro, HPA, Roque Ferreira e Gilberto Truijo.

Ontem estive mais uma vez no estádio de nossa aldeia, o Alfredo de Castilho e lá, algo alvissareiro e peripatético, uma vitória noroestina, desta feita contra o Nacional da capital, um tradicional time ali das imediações dos trilhos urbanos paulistanos (por isso só, gosto muito deles e do estádio deles). Estive torcendo desbragadamente pelo sucesso da maquininha vermelha e, assim como muitos, credito a vitória ao pé quente do Reynaldo Grillo, que saiu lá de New Jersey só para vir propiciar o momento da reviravolta noroestina. Um luxo só!

Do Esporte Clube Noroeste, batendo na madeira, torcendo mais do que nunca e acreditando ser mais do que possível a volta por cima. Temos ainda seis jogos e todos envolvidos naquela aura bem conhecida: verdadeiras decisões de campeonato a cada partida. Nada de novo. Domingo, novamente por lá. Saliento algo bem simples: como é gostoso torcer pelo time de sua aldeia. Vou para lá, como já disse em repetidas vezes por aqui, claro, pelo time, pelo amor a camisa vermelha, tradição adquirida desde áureos tempos, meu avô envergou este manto e tudo o mais.

Não me peçam para ir presenciar jogos do Amador bauruense, pois não irei e os motivos são mais do que explícitos, nem necessitando de Declaração Pública. Gosto de futebol, cada vez mais dessas divisões inferiores, campos subalternos. Fujo dessas Arenas todas. Ontem estive por lá junto de diletos amigos, como os da foto ao lado, Thiago Navarro, Roque Ferreira e Gilberto Truijo. Outros tantos papearam conosco o tempo todo e os 3 x 0 foi mesmo para lavar a alma.

Escrevo sobre isso do gosto que tenho pelo futebol menor. Sou corintiano, mas sem nenhum fanatismo. Sabe que trocaria sem nenhum tipo de problema um jogo do meu time para ir presenciar um clássico como o que estará ocorrendo hoje à tarde, 15h, na rua Javari, capital paulistana, entre o glorioso JUVENTUS x PORTUGUESA DE DESPORTOS. Ir na rua Javari, por si só já é um acontecimento. Ver os velhinhos juventinos chegando vestindo suas roupinhas, camisas de gola e indo a uma sala só para eles e ali vestindo a camiseta grená do Juventus não tem preço, deixando a outra pendurada num varal.

Se pudesse largaria tudo hoje para presenciar a contenda, verdadeiro clássico do futebol paulista e num estádio cheio de marcas históricas, inclusive algumas envolvendo Bauru. Adoro, cada vez mais, lugares assim, com esse envolvimento mais simplificado e dando vazão a algo que gosto demais da conta, o futebol nostálgico, cada vez mais difícil de ser encontrado nos campos pela aí nos dias de hoje.

Opa! Hoje tem Brasil x Uruguai pela TV em algo que também muito me alegra. Primeiro, vejo com Tite algo novo pairando no ar. Tudo de bom, mas o que ressalto neste texto é o fato do horário da contenda, 19h. Sei de todos os esforços da TV Globo e afiliadas para transferir o horário para o indefectível 22h, mas os uruguaios, provando mais uma vez serem ponta firmes, não arredaram pé e teremos uma mudança na grade de programação da TV Bobo. Isso, por si só é alvissareiro, assim como os jogos do campeonato paranaense sendo já transmitidos via internet. E o clássico da tarde, Juventus x Portuguesa, vai passar em algum canal? Me avisem, pois paro tudo e ficaria a babar diante da TV.

Viva o Noroeste, o Juventus e a Portuguesa algo ainda a me mover via futebol nos tempos atuais. Que vontade me dá de largar tudo e ir presenciar esporte in natura em lugares como CUBA, onde a perdição ainda não domina tudo, inclusive os esportes todos.

2 comentários:

João Luiz Pereira Tavares disse...

A ilusão do Petismo [cultura da mentira]:


PT é TRUCULENTO, embusteiro, picareta, VIGARISTA. O PT é um tipo de religião CHARLATÃ.

Lula e sobretudo dilma são IMPOSTORES.

Mafuá do HPA disse...

SEU JOÃO
SEU COMENTÁRIO É DOS MAIS INCONSEQUENTES QUE JÁ VI NA VIDA.
DEVE ESTAR FELIZ DA VIDA COM OS RUMOS DO GOLPE E DE TUDO O QUE FAZEM CONOSCO.
EU NÃO. ANTES MUITO MELHOR.
FIQUEM EM PAZ.
HENRIQUE - DIRETO DO MAFUÁ