sexta-feira, 17 de março de 2017

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (118)


AQUELA TIRA NO JORNAL QUE FAZ PENSAR: E MUDOU ALGO?
Essa é do Miguel Repiso, extraída (ou gileteada) da edição virtual do diário argentino Página 12 (um dos melhores jornais deste nosso mundo latino) e, como quase tudo dele, dessas a nos fazer pensar no antes, durante, no hoje e no amanhã, enfim, mudamos algo (para pior ou melhor). Não estaríamos repetindo tudo como dantes?

Vejo muitos em situação idêntica a retratada pela boa sacada da tira: Quantos não deram irrestrito apoio a tudo o que aconteceu na época da ditadura e hoje se safam, passam ao largo assobiando, como se nada lhes dissesse respeito. Pior que tudo é ver a repetição de tudo, ou seja, muitos dos que apoiaram aquela bazófia toda, ficaram caladinhos por um tempo e hoje, estão de manguinhas mais do que arregaçadas e desdizendo da democracia, do respeito aos direitos humanos, às leis trabalhistas e ao povão de lutar por seus direitos, enfim, estão piores que antes. Que sina!
Este é Miguel Rep, por tantas vezes aqui citado.

Tem uma turba propondo a horrorização do país como solução para os seus problemas. Não pensam mais no país, estão em outra vibe. O primeiro erro, fatal em todos os sentidos é o posicionamento favorável a qualquer ato que venha das hostes deste cruel, insano, maléfico e perdulário (des)Governo golpista, de Michel Temer & Cia. Não existe a mínima, a mais remota possibilidade de se alinhar a qualquer coisa que venha desses hoje instalados no Palácio do Planalto, pois são aves de rapina da pior espécie. O que fazem e o que ainda pretendem fazer com o país não merece trégua na luta, não só pela imediata derrubada de todos eles, mas pelo restabelecimento de uma país num caminho mais palatável, se é que é possível depois da instalação do propósito de "terra arrasada" instituída por esses golpistas, verdadeiros vendilhões do templo, ou seja, colocaram o Brasil à venda e os paneleiros, aqueles de verde-amarelo que foram para as ruas, com o pífio argumento de lutarem pelo fim da corrupção, esses hoje se calam. Estão locupletados.

Esses todos que se calam, abaixam a cabeça diante de tudo o que está ocorrendo com o país, esses que fingem que tudo anda as mil maravilhas, esses são os mais perigosos, pois estiveram ao lado, foram de crucial importância para a reviravolta e instalação da perda do Estado de Direito no país. Precisamos, todos os ainda com um mínimo de consciência e senso humanitário, colocar a dedo nessa ferida e deixar bem claro quem são os culpados do país estar no atoleiro onde nos meteram. A mídia tem culpa, o Judiciário muita culpa, o clero de todas matizes infindável culpa, a classe política uma enorme culpa e essa classe média que se deixa levar por pequenos privilégios, não conseguindo enxergar a necessidade do próximo, mas só a sua, esses todos formam a classe dos Insensíveis deste país. A história já os julgou, pois todos foram artífices deste momento. Lixo da História, mas no momento vivido, onde todos padecemos, como promover a reviravolta sem muitos deles tomarem consciência do erro cometido?

É contra esses todos que a tira de hoje do Rep aponta o dedo. Esse todos, com suas atitudes bestiais se deixaram levar pelo canto da sereia, aquele que enganou incautos e se apropriou da vontade e desejo de uma parcela da população, mais conservadora, pensando só nos seus botões e ao se apropriarem do país, o destruíram. E hoje, descaradamente, saem às ruas como impolutos. Todos, santos do pau oco. A tira me fez pensar nisso tudo e boto o tema à baila para ver o que pensam a respeito nesta manhã de sábado. Enfim, onde estariam hoje todos os citados pelo traço de Rep? Cadê esses?

Viva os do traço que nos fazem despertar e não nos deixam ser embalados pela crueldade vigente. A esses um "Salve" bem grande.

Nenhum comentário: