sábado, 18 de março de 2017

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (101)


FRIBOI, A BOLA DA VEZ - AS SACANAGENS CONTRA OS SACANAS QUE NOS SACANEARAM E AGORA SÃO SACANEADOS PELOS SACANEADORES DE SEMPRE

E se algum indignado consumidor de carnes Friboi me abordasse nos corredores do supermercado, como poderia ser o diálogo entre as partes?


- “Henrique, você come Friboi?”.

- “Claro e muito. Como gosto de carne, daí, já devo ter comido muito, com ou sem plástico a envolvê-la. Não me venha se dizer isento ou que escapou de degustar a tal carne peluda que o Toni Ramos oferecia via TV. Todos já o fizeram e não só carne, como o sorvete da marca K, a salsicha marca S, o detergente marca B, a maionese marca H, o café marca P, o adoçante marca Z, o sabão em pó marca O e tudo o mais. Somos todos sugestionáveis e daí, tento até comprar outras marcas, mas vez ou outras consumimos as mais faladas. Inevitável.”

- “E não fica com receio?”

- “Se for pensar assim não como mais nada, aliás não faço mais nada. Vivemos em tempos de perdição generalizada e dentro do vale tudo a que estamos submetidos, isso da carne não ser a mais recomendável não me espanta nem um pouco. Não deve ser só a carne, pois a competição a que a capitalismo impõe a todos no seu meio, faz com que nada seja entregue como de fato deveria o ser. Tudo vem pela metade, com linda apresentação embalativa e de resultado duvidoso por dentro. O capitalismo tem um lema, o do por fora bela viola, por dentro pão bolorento. Mastigo tudo assim mesmo, sem remorsos e sem ter que ficar fazendo o sinal da cruz a cada degustação. Se tiver neuras, pior, pois ficaria com complexo de culpa. Contaminados somos a cada instante e a carne é só um detalhe, ou você se imagina num mundo diferente, onde tudo o que se apresenta para ser consumido está nos trinques?”

- “Então, você não se assusta com essa denúncia, não a acha muito grave?”

- “No Brasil de uns tempos para cá, nada mais é tão grave do que estarmos vivendo no estado do salve-se quem puder, do tente de safar o máximo e faça o que tem que ser feito, pois do lado de lá, com os mandatários que temos, principalmente agora sob esse regime golpista, estamos no Estado no Deus nos Acuda. Como, pelo que sei, deus não acode ninguém, cada um se safa como pode. O que é essa denúncia diante de tantas outras? Uma gota d’água no oceano. Ela está tão impregnada de segundas intenções como tudo o mais. Você confia desconfiando. Se deu na TV Globo e com estardalhaço, já boto a cuca para funcionar: deve ter gato nessa tuba. E tem. A tal da Friboi não é nenhuma santa, aliás sei ser do pau bem oco, mas não é a única. Existiria hoje a ilibada empresa a fornecer o produto isento e 100% dentro das recomendáveis normas? Não. Isso não existe. Pior é o que existe nos bastidores da denúncia no país. Primeiro se quebra uma empresa que exporta produtos para boa parte do mundo, dá empregos nesse bestial mundo atual e depois, pouco a pouco, quando não existe mais possibilidade de recuperação do estrago feito, a história vai sendo contada de forma diferente, capítulo por capítulo e chega-se a conclusão de que tudo não era de fato tão escabroso. Tudo faz parte de um jogo, mas daí a empresa já foi pro tacho e quem assume o seu lugar é uma outra gigante, mas de fora, pertencente provavelmente às bênçãos do Grande Irmão do Norte, o que tudo pode, tudo faz e nunca erra. Que tem gato nessa tuba, não tenho a menor dúvida, só não sei ainda ao certo como, onde e porque.”.

- “Então, você acha que conspiram contra a gente, o pobre consumidor brasileiro?”

- “O que não entendemos é que o grande negociador do mundo capitalista, ele não quer nossa empresa vendendo carne para ele e sim, a nossa carne, nada mais. Dane-se a empresa brasileira. Agora eles irão comprar nossa carne na bacia das almas e vão ganhar os tubos com tudo isso. Bem ou mal, cruel ou não, coxinha ou não, a Friboi atingia picos e chegava a mercados lá deles e agora, deram um jeito de barrar isso. Com a ajuda de gente daqui de dentro, isso é feito e favorece mais uma vez ao grande lá de fora. Quem daqui faz isso? Ficou claro com o que fizeram para danar de vez com as grandes construtoras nacionais e agora com esse conglomerado de carnes. Tem gente graúda aqui fazendo o serviço sujo para favorecer interesses dos de fora. Está na cara isso, escancarado e só não enxerga quem não quer, se faz de bobo ou é muito bocó.”.

- “Pera lá, assim você me deixa confuso. Deixa eu pensar um pouco. Você está defendendo a Friboi e a Odebrecht? É isso?”.

- “Você vive onde, por acaso no mundo da lua? Eu vivo aqui e continuo com meus pés muito bem cravados nesse solo hoje dominado por interesses cada vez mais inconfessáveis. Evidente que a Friboi e a Odebrecht não são flor que se cheire, mas vivem, respiram, transpiram, comem e defecam dentro do atual sistema, todo ele corrompido. Fazem o jogo como lhes manda o figurino. Fizeram horrores para chegar onde chegaram, nada diferente de todas as outras no mesmo patamar. Não existe ingênuo no quesito grandes negócios, todos são obrigados a jogar com o existente baralho viciado. O que incautos não levam em consideração é que, eu mesmo me dizendo socialista, tento enxergar o algo a mais nisso tudo. E o que? Estão dando um jeito depois do golpe, de quebrar de vez as grandes empresas capitalistas brasileiras, tudo para favorecer as grandes empresas capitalistas de fora do país. Nossas construtoras dificilmente voltarão a ser o que eram e agora, essa Friboi, com o estrago feito, se danou para todo o sempre. Não existe mais nenhum tipo de sigilo nas denúncias, tudo é gravado e solto no ar quase imediatamente, não existe o interesse de salvar o que ainda resta de emprego para o pobre e cada vez mais danado do trabalhador brasileiro. Esse, cada vez mais fragilizado e atuando sob condições cada vez mais precárias. Outro dia o Moro, o juiz aí de segunda instância comandando tudo, disse bem claro que não sabia se alguma empresa brasileira se salvaria disso tudo. Ele sabe o que faz, para quem faz e como faz. Não preciso fazer a defesa de nenhum deles e nem sei como faria diante de tanta expertise de todos no que fazem. Fico só de olhos bem atentos do lado de cá, sacando cada movimento nesse tabuleiro e sem me espantar com mais nada. Existe em curso, a ordenada desconstrução do país como existia até então, cruel até a medula, insana como tudo no mundo dos negócios capitalista. Até bem pouco tempo existia a possibilidade de empresas brasileiras competirem no mercado mundial e essa etapa Friboi é só mais um passo dado para destruir isso tudo. A cada dia nova surpresa e as ainda empresas brasileiras padecendo cada vez mais. A Friboi já era, mas outras estão na fila para serem danadas. Tem quem dê muita risada nisso tudo, eu me preocupo.”

Nenhum comentário: