quinta-feira, 30 de março de 2017

CARTAS (172)


JÁ QUE INVIABILIZARAM MINHA TRANQUILA VELHICE...*

* Carta de minha lavra e responsabilidade enviada dia desses ao Jornal da Cidade com solicitação de publicação na Tribuna do Leitor. Imaginei que hoje saísse essa, mas preferiram a reverenciando o trabalho do fotógrafo Guedes (clique aqui para sua leitura: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=247532), publicada dias atrás via facebook. Se não deu para sair hoje na via impressa, sai aqui pela via virtual, mas lá, acredito ainda saia dia desses. Boas leituras:

"Michel Temer foi vice de Dilma por duas vezes e esteve contido. Era, como ele mesmo se fez entender, peça meramente expositiva. Existia, mas ninguém lhe dava a devida importância. O PMDB, esse partido fiel da balança nessa tal de ‘governabilidade’ sempre fez uso de seu volume para impor condições. Umas vezes mais, outras menos. Até o exato momento em que, os tais “donos do poder” perceberam que, pelas vias normais não conseguiriam arredar do poder dona Dilma. Deram o golpe, invencionaram algo, construído numa trama mais que sórdida e a defenestraram do poder.


Assumiram, pouco se importando com a forma. Vale tudo legalizado. E o vice foi alçado a algo nunca dantes por ele imaginado. Agora instrumento nas mãos dos que o seduziram, faz o jogo mais que sujo, o de inviabilizar o país como nação soberana, repassar tudo a preço de banana para grandes grupos internacionais e colocar em prática o que sempre esteve na mente da elite brasileira desde sempre, bufunfar sem escrúpulos. Pagamos o pato, digo, nós, o povo. Temer, agora mais manipulado do que nunca, ficou inflamado com o exercício do poder e fez algo até então impraticável, o desmonte de tudo. Bom menino, sempre marionete.

País quase na bancarrota, alguns setores insistem em manchetear que, “o pior já passou”. Parecem não sacar que, os malfeitos de hoje terão reflexos ad eternum para a imensa massa e melhorar mesmo, somente para o 1%, gente conhecida de tudo e todos pela perversidade. Pioramos a olhos vistos, regredimos, andamos de marcha a ré e nada disto parece sensibilizar seus propositores, conduzindo a nação mais e mais ao abismo, atoleiro sem volta. O golpe de hoje, o retrocesso sendo construído ato após ato é imensamente mais danoso do que o produzido em 1964. Funbecaram com o país e ainda possuem o disparate de culpabilizar seus antecessores. Santos do pau oco.

Em alguns momentos fico a matutar: como alguém como esse Temer, professor de Direito, consegue jogar sua história desta forma sórdida e na lata do lixo? Uns me dizem ao pé do ouvido: “Ele sempre foi assim, estava só contido pelas contingências do momento. Agora soltou as amarras”. Sim, eles e todos esses neoliberais, insensíveis, destruindo as leis que nos regem, despolizando tudo, tornando a vida mais fácil para eles, os que apostam que o pior já passou, pois para esses pouco importa a massa, mas sim, os interesses de uns poucos. Como prefiro continuar pensando e agindo não em algo para mim, mas para tudo e todos ao meu lado, coletivamente, vejo que, na beirada dos 57 anos, estarei propenso a recomeçar. Mesmo sem as forças de antanho, esgrimarei com as que me restam, tudo pela causa de reconquistar o que insanos estão leiloando num diabólico festim.

Como já sei, não terei uma velhice tranquila, diante disso, o mínimo é continuar sendo, mais e mais, uma pedra no sapato dos que danaram com nossos sonhos de viver num país soberano. Assumo desde já o papel de velhinho chato, cricri, safado, impertinente, inquieto e provocador. Mais e mais só me resta a arma de gritar bem alto contra as iniquidades sendo cometidas pelos que nos salvariam (só os incautos caíram nessa), mas na verdade, nos enfiaram num mar de perdição, caminho quase sem volta. Estou com a espada desembaiada e pronto para cuspir fogo. Que ao menos possa morrer com dignidade, enfurnado na boa luta, sem me vender a essa bestialidade dos que se ajoelham para o deus dinheiro e as leis do mercado. Viver na contramão é a saída. Dela não saio mais."

Nenhum comentário: