terça-feira, 21 de março de 2017

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (87)


SANDUÍCHE BAURU – AGORA O BAR DA ROSA TAMBÉM FAZ O ORIGINAL

Uma coisa leva a outra. Gilberto Truijo acabou indo atender uma ocorrência policial a necessitar de um advogado e quem o leva até o local do imbróglio é nada menos que Cleber Roberto Delapais, o proprietário do famoso Bar da Rosa, ali na curva de entrada na Nações Unidas. Ocorrência resolvida, nada melhor do regar as palavras com um bom vinho e degustar um queijo mineiro. Conversa vai, conversa vem, eis que ele confessa ter colocado no cardápio do seu bar três tipo de sanduíches, o Seu Odil, o dona Rosa e agora o famoso sanduíche bauru, com receita original.

Odil e Rosa, como é do conhecimento público são os idealizados do famoso bar, hoje reduto de estudantes e boêmios. Esses encerraram as atividades barzísticas, tentaram se bandear de Bauru, mas voltaram e vez ou outra aparecem no bar, agora como clientes e eternos convidados. Foram devidamente homenageados e por fim, após Cleber experimentar o bauru em diversos lugares, desde os tempos do Bauru Chic, de saudosa memória, ali atrás do shopping, até o bar Aeroporto e Skinão, resolveu fazer o seu. Seguiu a risca a receita e até anteontem estava servindo ainda em caráter experimental, a partir de ontem não mais. Oficialmente colocado no cardápio, ele já começa a ser difundido entre os clientes do local.

Ao saber disso, o trio, eu, Ana Bia e Truijo, o intrépido advogado, pau para toda obra, nos dirigimos ao local para conferir in loco se o dito cujo estava dentro dos padrões ditos como originais e logo no primeiro dia oficialmente já testado, provado e lançado à prova dos comensais de Bauru e região. Cleber é cuidadoso no que faz e diz aceitar críticas e sugestões. Fala com tanto esmero do pão escolhido, pois acredita ser esse um dos ingredientes fundamentais para o sanduíche chegar no ponto para ser degustado. Diz ter descoberto uma padaria lá no jardim Araruna e faz questão de ir buscar o pão naquela distância. Quando ouço algo assim já começo a gostar do cara, pois também sou desses de atravessar a cidade em busca de um bom pão.

O Bar da Rosa já faz parte do itinerário Lado B de Bauru, ou um dos points alternativos da cidade. Sempre foi assim, desde os tempos do casal Odil e Rosa. Hoje a cara é outra, deram uma modernidade na casa e com peças todas em madeira reaproveitada. Até um palco já está pronto e só não é mais usado, pois está cada dia mais difícil de conseguir alvará para música ao vivo na cidade. Mesmo para uma segunda, 23h, o bar permanecia com boa clientela. Um clima de boa conversa no ar, sem aquilo de bar de moda ou de gerações que vão e vem. O negócio por ali é outro. Enfim, um bar que tem como advogado o mesmo do bloco dos Tomateiros, o dr Truijo, só pode mesmo ser de um astral mais do que interessante. Só não vende fiado, infelizmente.

Pois bem, degustamos o tal sanduíche. Eu e Truijo adoramos, sem tirar nem por. Aceitamos até as batatas fritas, que não são servidas junto do pão e sim do lado, à parte. Algo opcional. O rosbife, amaciado ali na casa estava no ponto. Ana tem algumas dicas a mais, todas mais do que interessantes e que só auxiliarão para que acerte ainda mais. O interessante disto tudo é ver um tradicional bar criando e apostando em tradições que não podem cair no esquecimento. E, desta forma, estamos diante de mais um local na cidade oferecendo o tradicional sanduíche bauru na cidade. E com algo mais favorável, o preço é dos mais convidativos.

Nenhum comentário: