sábado, 23 de junho de 2018

MÚSICA (161)


ENVELHECI, MAS CONTINUO EM EXPOSIÇÃO - 58 BATENDO NA MINHA PORTA

Entristecido comunico a tudo, todas e todos, dia 23 de junho consigo completar mais um ano de existência e entre chuvas, trovoadas, processos, rasteiras, catracadas, apertos e aos trancos e barrancos, chego aos 58, com corpinho de 70. Peguem leve com esse mafuento, pois meus oráculos não possuem boa previsão para essa cansada carcaça, velha de guerra. A gente faz o que pode, pois o não posso, nem adianta insistir, não faço mesmo. Abracitos cordiais para os que me desejarem algo, de bom ou de ruim. Sento aqui na varanda no mafuá e cantarolo uma música do meu compositor preferido, Aldir Blanc (essa com Maurício Tapajós), "Entre o torresmo e a moela" (eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=MbJCbBDLebE), que de certa forma é um breve resumo de minha existência:

"Envelheci, mas continuo em exposição
A ex-mulher me chama de Sardinha de Balcão
Eu digo sempre que melhor que apodrecer ao lado dela
É ir mofando entre o torresmo e a moela

Porque lá em casa a barra era violenta
Eu padecia entre a mostarda e a pimenta
Agora vivo entre o cavaco e o violão
Lá em casa era entre o cutelo e o facão
Quem acordava entre a meleca e a remela
Prefere a vida entre o torresmo e a moela

De barco entre a tempestade e a piração do leme
Levava beiço do Ecad e bico da Capemi
Falavam mal de mim a sogra e a vizinha
Ai, eu penava entre o modess e a calcinha
Quem se amarrou entre cabresto, rédea e sela
Quer descansar entre o torresmo e a moela

Entrei para a política e votei no Leonel
Acabei entre o Agnaldo e a mãe, via Embratel
Pedi desculpa a um general que me deu na costela
O vice disse outra tolice, não lhe dei mais trela:
Entre o sambódromo e o bicheiro, rei da passarela
Quero é sambar entre o torresmo e a moela".


Qualquer dia desses tomamos umas brejas juntos. Apressemos a coisa, pois pode não dar tempo. Nem queiram passar pelo que passo, pois até uns anos atrás ainda me considerava o "rei da batata quenta", com tudo no lugar, pedra-noventa, mas agora, dói tudo, não funciona mais nada e o banco me cobra algo que nem sei como poderei saldar sem ser enjaulado. Com a ajuda de todos, pequena contribuição depositada em minha conta, me salvarei e irei novamente dar com os costados em Cuba, antes de bate com a dez. Posso contar com os que ainda acreditam um bocadinho em minha honesta proposta de tentar viver mais uns anos por essas plagas? Só vocês podem me tirar dessa enrascada...

Nenhum comentário: