segunda-feira, 25 de junho de 2018

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (136)


A CRUELDADE NEOLIBERAL NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA AS CONDIÇÕES IMPOSTAS AO POVO
https://www.pagina12.com.ar/124040-el-nino-que-murio-por-un-corte-de-luz
A crueldade está exposta numa das manchetes do jornal diário argentino, Página 12, edição de hoje (o melhor de toda América Latina), quando o país vizinho foi se afundando mais e mais com a chegada do neoliberal Maurício Macri ao poder. A primeira providência desses ao chegar ao poder é auxiliar os grandões, os barões do mercado, privatizar os serviços públicos e com isso os preços explodem. Como o país quebrou, a taxa de desemprego está elevadíssima, as pessoas escolhem o que pagar. Ou comem ou pagam contas. Lá os serviços básicos em poucos meses dispararam e estão num patamar impagável.

O resultado são catástrofes como a vista com a matéria aqui reproduzida. O mesmo ocorre aqui no Brasil com o Governo do ilegítimo, o golpista Michel Temer. Estão vendendo todas nossas riquezas e quando os serviços básicos nas mãos de insensíveis corporações, que nada mais enxergam além do lucro, o desespero bate na porta de todos. A insensibilidade neoliberal demite e fecha possibilidades da continuidade de empregos com um mero sopro. E como pagar as contas? Com um pequeno atraso, os cortes e o povo vivendo nas trevas. Aqui e lá, ou onde imperar o regime neoliberal, isso é a rotina. Não existe saída para um regime excludente como o sendo imposto a fórceps na América Latina.

Estão dilapidando tudo, entregando nas mãos de empresas transnacionais e essas fazem o serviço sujo sem dó e piedade. Sem uma reação popular, com uma virada de mesa, essa situação chegará em breve a um limite onde o vale tudo estará estabelecido e isso já vemos como se dá a solução por parte dos que nos governam, pela violência. Eles fazem tudo de mal para o povo e ainda jogam para conter a reação as forças policiais. O povo é mais, pode mais, porém, talvez só consiga reagir quando lhe expropriarem mais e mais. Por enquanto a crueldade prossegue.

E para completar o Baú de Maldades, o Jornal de Cidade, o único jornal diário da imprensa massiva em Bauru coloca como manchete de sua edição da última sexta, 22/6, algo que não consigo entender de onde tiraram: "Bauru já repõe mais de 1\3 dos empregos perdidos em 3 anos". Querem enganar a quem com isso? Em que condições estão surgindo esses empregos. Se for já dentro das novíssimas e insanas normas da legislação trabalhista aprovada pelos doentes a nos governar, não vejo nenhum avanço, mas retrocessos de imensa dor para o trabalhador brasileiro.

A verdade é bem outra e pode ser constatada com uma simples caminhada pelas ruas, principalmente pela periferia da cidade. Vejo uma manchete como essa, deslavada mentira, algo sendo urdido para enganar a todos, enquanto as maldades continuam ocorrendo e apunhalando dia após dia os costados do povo. Crer em quem nesses dias?

Nenhum comentário: