sexta-feira, 29 de junho de 2018

O PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS (57)


J. AUGUSTO, JORNALISTA ESPORTIVO E O MICROFONE A SERVIÇO DA CRÍTICA À ESQUERDA
J. Martins e J. Augusto, bem diferentes.
 

Jesus Augusto é o radialista esportivo, J. Augusto, décadas acompanhando o Noroeste pela rádio Jovem Auri-Verde, hoje praticamente só fazendo os jogos do Noroeste pela Jovem Pan Bauru, a que veio para ocupar o dial da outra, vendida numa negociação ainda não muito bem explicada, pois concessão pública não se vende. Inegável a competência do profissional quando o assunto é o futebol e sua paixão, a pelo glorioso time da aldeia bauruense, o Esporte Clube Noroeste. Nessa semana recebeu Moção de Aplauso na Câmara Municipal de Bauru juntamente com outro radialista, também “J”, o J. Martins, esse policial civil aposentado e residente em Avaí. Acompanho o trabalho de ambos há décadas pelas rádios variadas. Augusto nunca saiu da Auri-Verde, o Martins rodou bastante e fez o dia-a-dia do Noroeste por variados microfones. Ambos são repórteres de campo, aqueles que ficam quase sempre atrás dos gols e entrando durante a transmissão para comentários, entrevistas e depois dos vestuários.

J. Martins é mais contido, já J. Augusto é mais boquirroto. Explico. O Martins prefere não misturar as bolas e comenta futebol e Noroeste. Quando o assunto é política, prefere se calar. Não foge do pau, mas entende que o seu microfone não está a serviço de sua ideia política, mas se ali está, espaço duramente conquistado, respeita o ouvinte, ciente de que do outro lado todos serão noroestinos, mas nem sempre possuirão a mesma concepção política que a sua. Não mistura as bolas. Um profissional na acepção da palavra. O Augusto não esconde possuir um lado e em todas as brechas e oportunidades desfere estocadas contra sua concepção política. Detesta o PT e, consequentemente, Lula e a esquerda, socialismo, comunismo, movimentos sociais e afins. Nutre ódio por esses e não esconde, se utilizando do microfone para reproduzir e destilar o que lhe vem à cabeça. Detestável posicionamento. 
Não existe uma só transmissão esportiva sem que o procedimento ocorra desta forma e jeito.
Os dois Jotas recebendo homenagem na Câmara.

Pode odiar quem quiser e amar quem quiser, isso vai de cada um. Tim Maio possui uma linda definição para pessoas iguais a ele. “Este país não pode dar certo. Aqui prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme, traficante se vicia e pobre é de direita...”. Sim, muitos pobres brasileiros são de direita, J. Augusto um deles. Para completar o ciclo, elogia com a mesma intenção todos os poderosos de Bauru, os tucanos governando São Paulo e agora, também faz apologia à Bolsonaro. Explicado. Sem mais comentários. Não privo de sua amizade, pois está num campo de ação totalmente oposta à minha. Nessa semana quando posto uma foto de uma seção que mantenho no facebook, a “Quero LULA LIVRE e o país liberto dos golpistas”, ele posta algo: “Política aqui?”. Respondo: “Todo dia, toda hora, aliás, todo minuto”. Um amigo dele provoca com: “P;Q;P;;; DEFENDENDO LULA, E ZE DIRCEU AQUI ....CARAMBA.......ESTRAGOU O MEU DIA...UM ABRAÇO, JESUS AUGUSTO....SOU DA MESMA OPINIÃO SUA...”. Respondi: “Sim, aqui se defende Lula, o presidente de uma época onde o país era altaneiro, hoje só desgraça e gente como tu ainda tem o disparate de vir aqui dizer que Lula, depois de tudo de bom que fez ao povo é ruim e o bom é hoje? Vá caçar coquinho”. Um amigo entra no diálogo (sic): “Bons são os tucanos que são blindados por Moro, Gilmar & Cia, vendem nossas riquezas a preços de bananas, dão isenções tributárias de bilhões a empresas estrangeiras e juntos com Temer formam a maior quadrilha que lesma este país”.

O imbróglio estava só começando. J. Augusto retruca: ”Uma página tão legal pra se comentar principalmente nosso glorioso Noroeste, vir falar de coisas tão ruins como pt e Lula ,aí é demais”. Não me seguro: “Demais é sua postura, sempre não tendo a dignidade de reconhecer nada de bom em Lula e no PT, mas fazendo questão de estar sempre ao lado dos piores, os que cravam a estaca nos interesses do povo. Triste ver uma pessoa como tu, tão explorado como todos nós, fazendo o jogo sujo e defendendo os interesses que não são os seus e sim o dos patrões, o dos que impiedosamente estão contra nós. Ações como a tua diante do microfone não contribuem em nada para tornar e transformar esse país, pois está sempre ao lado dos piores”. Minha amiga REose Barrenha vem em meu auxílio: “Você não aprende mesmo né. Não existe ingenuidade. Existe gente do populacho que tudo que deseja é ser igual os coxas de classe média que vão a Miami. Que odeiam se ver no espelho e reconhecer a classe que pertencem. Que não entendem nada de nada. Larga mão. Bloqueia e pronto. Não vale a pena. Boi preto só anda com boi preto de agora em diante. Serão estes que irão te denunciar quando o DoiCodi for reaberto. Sai fora”. Um amigo dele reage: “Realmente muitos simpatizantes do LULA, E DA DILMA, e dos PETRALHAS, aqui da BAURULANDIA,, devem ser internados no PERLATTI DE JAU-SP,...deve ter fumado o cigarrinho do capeta, ou aquele pósinho branco....”. O furdunço segue e respondo: “Deu para perceber que os caras são golpistas até a medula, pois são lambe-botas dos poderosos. Nem os considero como fascistas, mas como puxa-sacos de gente com dinheiro. São eternos bajuladores, esses que detestam a posição onde se encontram, rejeitam a luta popular, mas nunca terão nenhum oportunidade de estar onde querem e continuarão fazendo o serviço sujo, sendo pobres de direita, algo execrável e nojento. Essa coxinhada, das duas uma, ou são néscios mesmo ou se fazem de bobo, defendem os piores, os que mais nos apunhalam e ainda tem os disparate de defender em público a tucanalha que mais sacaneia com o país.

Será que nem sendo didático compreendem e conseguem enxergar o país que tínhamos, soberano e justo com LULA e a bagunça corruptiva de hoje. Não pode ser verdade vê-los apoiando os de hoje como melhor que Lula. De onde vem esse ódio que cega, que os impede inclusive de enxergar o óbvio?”. A contenda se desenrolou ainda por um bom tempo, mas fico aqui com algo postado por outra amiga e para encerrar a discussão, Maria Cristina Zanin Sant’Anna: “Como bem descreveu Jessé Souza: a tolice da inteligência brasileira, ou como o país se deixa manipular pela elite. Tamanha violência simbólica só é possível pelo sequestro da inteligência em prol desse 1% mais rico, que passa a monopolizar os bens e recursos escassos, sejam materiais ou ideais, São servis ao poder. A corrupção não vem do Estado. Vem do mercado, pior que é visto com virtudes... Falsas contradições... Os poucos que hoje controlam tudo precisam desse "exército de cangaceiros, homens de bem. Quem sabe um dia o brasileiro comece a entender tudo isso e as reais contradições”.

Por tudo isso e mais um pouco, dentre os dois Jotas, prefiro muito mais o Martins, muito mais sensato, ponderado e sem ódio nas ventas. Segue o jogo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não confunda movimentos sociais com querer ajudar os menos desfavorecidos!

Quer cara mais rico que o Lula e esquerdista?

Gostei desse J. Augusto. Não conhecia. Vou começar a observar!

Mafuá do HPA disse...

Mais rico que LULA? Chegando com algo assim demonstra ser um dos que se deixam levar pela propaganda advinda da TV massiva. Ou és muito sem noção ou faz parte do time dos golpistas, os cruéis e insanos que nos governam hoje e destruiram o país. Quanto ao J. Augusto, só mais um também dominado pelo ódio e mentiras divulgados pelos nossos meiso de comunicação. Alguns se deixaram enganar, outros foram enganadeos de forma consciente e outros, os piores, mais perversos, esses são tão bestiais quanto tudo isso hoje nos governando. Passar bem.

Henrique - direto do mafuá