quinta-feira, 23 de agosto de 2018

MEMÓRIA ORAL (228)


MAIS UMA DA JOVEM PAN/AURI-VERDE - ACABOU O ESPORTE NA FASCISTA RÁDIO BAURUENSE
Recebo esse texto de um dileto amigo: "Olá Henrique,,,Mais uma do atual e único manda chuva da rádio Jovem Pan em Bauru...Inventou de mexer na grade de programas da Auriverde, com isto ferrou os programas de esportes e as transmissões do Noroeste e outros pela Pan/Auriverde...Não tem mais os programas e nem as transmissões esportivas...Irão fazer as transmissoes atraves do site do Jornada Esportiva... O Rafael era funcionário da rádio, pediu demissao dela... Eu fiquei sabendo hoje......Qualquer coisa diga que você foi ouvir o programa e não conseguiu, aí você me perguntou...É realmente do balacobaco....".

Respondi desta forma e jeito para ele: "A Jovem Pan é mesmo uma merda. Agora o Rafael poderia até contar umas histórias dos bastidores, de como se deu de fato a transição e como são decididas as coisas lá dentro. A Pan escancara seu modo de agir e o diretor local, mais uma vez, demonstra a que veio".

A resposta do amigo: "Rafael ficou puto com os impedimentos e caiu fora da rádio. Ridículo a situação provocada pelo autoritarismo local, a insensibilidade de uma direção que não pensa na audiência, mas somente em salvar a si próprio. Perguntei para alguns lá dentro dos motivos da rádio não estar tendo o programa de esportes. Me disseram que a direção teve que mexer na grade e com isto o esportes iria sofrer mudancas ... Quer dizer, iria para o espaço, pois tem horários mais ou menos definidos. Na verdade a direção é de Bauru, eles que assumam a cagada feita, eles mexeram aqui e não São Paulo. E quem mexeu em tudo sózinho tem nome e sobrenome". Encerra com um lacônico desabafo: "Só ficou o esporte da 87, que é uma merda".

Minha conclusão final:
Rafael Antonio se cansou da convivência com Pitolli.
 Se já era ruim, piorou e muito. O jornalismo da Pan é inteiro feito no desmerecimento dos interesses da classe trabalhadora. São neoliberais até a medula e da mesma forma como espalham rádio pelos mais diferentes pontos do país, na maioria sem anúncios, alguém paga por isso. Representam o que de pior existe no jornalismo brasileiro. O autoritarismo local é mais do que evidente, latente e pulsante. A rádio é de uma só pessoa e se já tinha credibilidade baixa, agora zerou. Estaca zero. Quanto ao Rafel e sua equipe, o que ainda me motivava a ouvir a rádio no horário dedicado aos esportes, creio que deva ter aprendido uma boa lição em sua já longa vida profissional, a de que não se deve em nenhum momento acreditar na proposta vinda do neoliberalismo e com viés autoritário. Mais uma vez, pois não foi a primeira vez, ele se dá mal e fica a ver navios, mas honrosamente, pelo que presumo, pediu demissão. Gostaria imensamente de poder me aproximar dele neste momento e lhe entrevistar, perguntar algo mais disso tudo, algo que sei, não sairá na mídia massiva local (JC, TV Tem e outras rádios - será que a comunitária 87 falará algo?). Sua fala neste momento é crucial para o bom entendimento por parte do público ouvinte bauruense de como se dá, de fato, os procedimentos internos decisórios dentro do que ainda resta de meios de comunicação pelo país afora.

E quem transmitirá o Noroeste amanhã, 20h, no Alfredo de Castilho? Só via internet pelo Jornada Esportiva? E a 87?

OUTRA CONCLUSÃO após voltar do campo, Alfredão, Noroeste 2 x 0 Desportivo Brasil, onde nehuma rádio AM/FM transmitiu o jogo e todos assistiram pela 87 FM de Agudos ou pela Jornada Esportiva, com Rafael Antonio: A briga deve ter sido feia, Rafael esboçou contar algo mais no início da transmissão ontem e de tudo o que foi dito, algo ficou escancarado: as relações intestinas da rádio "Jovem Khan" não são nada normais. Tudo o que venho postando ao longo dos anos, enfatizando a anormalidade da venda (sic, mas rádio pode ser vendida?), como a forma autoritária de condução do diretor local ficam evidentes. A razão continua com quem denuncia e nunca me furtei de fazer isso. O descrédito do jornalismo repugnante da antiga Auri-Verde e hoje na "Jovem Khan" sob a direção de Pitolli estão aí expostos pelas atituides recentemente tomadas. Os fatos dizem mais do que qualquer comentário que possa fazer.


ESQUEÇAMOS DA BESTIALIDADE RADIOFÔNICA E VAMOS PARA ALGO MAIS QUE BOM, ÓTIMO:

CEGA MARIANA TECE PALHINHAS E PRODUZ ARTE PELO TATO
Todos passamos regularmente ali pela avenida Castelo Branco e lá no alto, numa das esquinas a placa do “Lar dos Cegos Santa Luzia”. Sempre tive imensa curiosidade de adentrar o local e conhecer um pouco do trabalho ali realizado. Ontem tive o prazer e no pouco tempo ali passado, procurei aproveitar ao máximo. Vi com os olhos que os ali, infelizmente não conseguem ver, o maravilhamento de uma proposta que dá certo e une os sem visão num projeto de valorização social. Existem muitos tipos de cegos na sociedade capitalista onde vivemos. Esses do Lar dos Cegos não possuem a visão dos olhos e fazem misérias para se inserirem numa que enxerga, mas muitas vezes não vê ou faz de conta que não vê, a infinidade de problemas e a insanidade reinante. Não consigo entender como muitos com suas visões em perfeito estado, defendem o que de pior se vê hoje pela aí, como este estado opressor e os que querem eternizar as malversações. Me conforta as histórias dessa outra parcela dos cegos e uma delas conto aqui.

MARILDA PEDROSO HERRERA GROSSO é uma das tantas cegas a desfrutar dos serviços oferecidos pelo Lar dos Cegos Santa Luzia. O lugar é amplo, bem servido para o atendimento dos desprovidos de visão e ali, além de outras atividades, aprendem e se especializaram na colocação de palhinhas e cordões variados em cadeiras e móveis. Um trabalho de muita paciência e dedicação, ensinado por Regina, uma das instrutoras. Marilda, 53 é uma delas. Ela e o marido são cegos e vivem assim, sem enxergar a luz e buscando brechas para mostrarem de suas possibilidades. Moradores da vila Carolina, se deslocam diariamente com a perua do transporte e se dedicam de forma integral no ofício escolhido, visando também obter remuneração e um digno soldo. O lar contrata os serviços e repassa a gente como ela, daí começa a tecer a arte aprendida e vê-la manusear com as mãos os pequenos furos, levando os fios de um lado a outro, construindo desenhos, cruzando de forma certeira, tudo conferido pelo tato de hábeis dedos é para se emocionar. Ela recebe um percentual desse valor e desfruta dos serviços do local. Ali não existem residentes, mas assistidos e todos vem e voltam diariamente, num serviço prestado pelo local, que os une tendo como princípio básico o de que não se confinem e se achem menores, diminuídos. Eu vi pessoalmente o resultado do trabalho de gente como Marilda e saio de lá mais do que encantado, deliciado e tecendo elogios para essas entidades voltadas para todos esses segmentos dos detentores de alguma deficiência. Estamos todos envolvidos numa batalha diária pela sobrevivência e ao observar de perto esse algo mais, feito com louvor por gente como Marilda e quem lhe dá a retaguarda, sinto uma espécie de reconforto interno pelos que se dedicam nesse lado pouco vistos pelos que enxergam com os dois olhos e pouco veem. O trabalho de Marilda me encantou e com o visto um forte abraço para todos os demais lá encontrados.

4 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS FACEBOOK SOBRE O KLAN:
Fatima Brasilia Faria Cada dia pior....

Wellington Leite O rádio em Bauru está em frangalhos, meu amigo. Só portas que se fecham e satélites que apontam para nós.
Será que a internet salvará a todos?

Camys Fernandes Tudo isso é triste! 😔

Neto Amaral Eu só ouvia o programa de esportes ... Saudades da Velha Jovem Auri Verde ... Os caras são monocráticos... É pau no Dae e na Emdurb ... Só falam isso

Henrique Perazzi de Aquino Cansativo, não fazem a crítica pela denúncia, parece querer algo em troca, tipo um anúncio publicitário e daí param. Já fizeram isso num passado não tão distante.

Neto Amaral Henrique Perazzi de Aquino ... Não dá pra ouvir ... Desisti ...

André Zambelo Henrique é o final da estrada para essas mídias velhas a Internet como um tanque está esmagando a todas... A rádio é só mais uma nesse processo.... A Auri verde nunca foi interesse monetário para os donos que vivem de outras rendas que só o Moro conhece... O atual gerente da rádio é um filhote da 94 FM tão neoliberal quanto a jovem Pan... Mais a Internet acabará com todos o tempo dirá

Silvio Rodrigues Rádio é produção. O mesmo conceito vale para a televisão. Hoje, por exemplo, Giulano Tamura fez uma reportagem em Lençóis Paulista. À noite, encontrava-se no estúdio da TV TEM apresentando aquele telejornal entre as novelas. É a tal história: produção implica em custo. Jornalistas e radialistas bauruenses poderiam muito bem montar uma cooperativa no estilo norte-americano.

Henrique Perazzi de Aquino Deixando de serem totalmente parciais já ajudaria muito. Estão atuando à serviço do que de pior existe. A rádio praticamente não tem anúncios e mesmo assim estão adquirindo todas as em situação difícil pelo interior brasileiro e expandindo a rede. Quem paga isso? Quem está por detrás disso?

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS FACEBOOK SOBRE O KLAN (2):
Silvio Rodrigues Henrique Perazzi de Aquino , boa pergunta: quem é o dono da jovem pan?

Carminha Fortuna https://www.diariodocentrodomundo.com.br/mpf-manda.../
Gerenciar
DIARIODOCENTRODOMUNDO.COM.BR
MPF manda Polícia Federal investigar dono da Jovem Pan…

Hermann Schroeder Junior Existem laranjas, o verdadeiro dono é o Aécio, observem que ninguém na Rádio tece algum comentário em relação ao mesmo.

Paulo Roberto Clementino Silvio Um abraco vc tocou no ponto certo:Cooperativa

Gilberto Truijo Uma pena. É tem muitos jornalistas contentes com.tuďo isso. Vergonha.

Nael Alvarez Camargo Um verdadeiro absurdo, descaso com o esporte Bauruense, eu tô puto com isto, era ouvinte assíduo

Henrique Perazzi de Aquino Pois é, acabou e foi coisa local. o jornalismo da rádio é tendencioso até a medula e agora, a única coisa audível na rádio, os caras tiram do ar.

Mario Bross É por essas e outras que acabei me desiludindo um pouco de rádio em Bauru. Depois de 22 anos, e 15 só de 94 FM dei um basta. Não pela maioria de rádio, que tenho como irmãos, mas por poucos que infelizmente tem em Bauru, "poder". Ou são dados a eles es…Ver mais

Klebis Precioso Faz bem MarioBross....ffaz bem!

Giovanna Lunna Mais uma vez esse tal de “Pirollo” todos sabem o sobrenome fazendo suas cagadas. Esse cara por onde passou só arrumou inimigo e nenhum profissional de Rádio em Bauru gosta desse cidadão. Um zé ninguém que não deu certo na vida fazendo o bem, então na c…Ver mais

Nivaldo José Rafael Antônio, um dos melhores profissionais, entre outros, com quem trabalhei. Tenho certeza, pela sua capacidade e principalmente pelo amor ao rádio, certamente ele não deixará os bauruense, amantes do noroeste, basquete, vôlei e futebol amador, órfãos dos esportes. Tamujuntu Rafa!!!

Nael Alvarez Camargo Mas ele tem o Gogó e não a caneta, eu tô muito puto com isso viu.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS FACEBOOK SOBRE O KLAN (03):
Fernando Redondo Como fica agora o tal historiador Marco Antonio Vila, paladino da moralidade, vai pedir para sair da Joven Pan?

Henrique Perazzi de Aquino Esse e Augusto Nunes, declarados lacaios da pior espécie.

Marco Antônio Souza Não nos esqueçamos de J R Guzzo da Veja - um super-lacaio do golpe.

Henrique Perazzi de Aquino "Desde menino, década de 60, acompanho o glorioso "NORUSCA", e sempre que vou ao estádio, vou acompanhado de um rádinho para ouvir tudo que se passa nas 4 linhas e fora dela. Qual minha surpresa no jogo de ontem, a agora rádio jovem pan news, simplesmente, depois de mais 60 anos de transmissão, acaba com as transmissões, tanto do futebol, quanto do basketball. A tristeza foi maior que a surpresa, pois já tinha lido um comentário de um amigo, mas custei a acreditar. No mínimo, no mínimo, falta de respeito com a cidade. Esses forasteiros da "JOVEM KLAN" caem de paraquedas na cidade, compram uma rádio amada pelo povo(jovem auri-verde), acabam com a maior parte de sua programação para o introduzir uma pauta política de ataque, principalmente mentiras contra Lula e todos os progressistas, contra adversários políticos, é para deixar qualquer bauruense P da vida. Eu fiquei, e muito. Já tinha nojo da Jovem Pan, só ouvia o esporte, agora eu e os companheiros de jornada noroestina, vamos aposentar o rádinho AM. Uma coisa é certa, vou fazer campanha ferrenha contra essa desgraça de Joven Klan News, contra ela,todas as porcarias que apresenta e os golpistas que lá trabalham e dirigem", Zé Marcelo Corrales.

Henrique Perazzi de Aquino Caiu a máscara fascista da Jovem "Klan", como acertadamente escreve o amigo Zé Marcelo Corrales e tantos outros lá ouvidos ontem quando do jogo do Noroeste (2 x 0 no Desportivo Brasil). Todo apoio para Rafael Antonio e o Jornada Esportiva. Que os sérios jornalistas de BAuru e região não caiam na ladinha da direção local e caiam fora de compoor uma equipe esportiva nos moldes propostos pela emissora. Todo repoúdio para direção atual da Jovem Klan.

Henrique Perazzi de Aquino OUTRA CONCLUSÃO após voltar do campo, Alfredão, Noroeste 2 x 0 Desportivo Brasil, onde nehuma rádio AM/FM transmitiu o jogo e todos assistiram pela 87 FM de Agudos ou pela Jornada Esportiva, com Rafael Antonio: A briga deve ter sido feia, Rafael esboçou contar algo mais no início da transmissão ontem e de tudo o que foi dito, algo ficou escancarado: as relações intestinas da rádio "Jovem Khan" não são nada normais. Tudo o que venho postando ao longo dos anos, enfatizando a anormalidade da venda (sic, mas rádio pode ser vendida?), como a forma autoritária de condução do diretor local ficam evidentes. A razão continua com quem denuncia e nunca me furtei de fazer isso. O descrédito do jornalismo repugnante da antiga Auri-Verde e hoje na "Jovem Khan" sob a direção de Pitolli estão aí expostos pelas atituides recentemente tomadas. Os fatos dizem mais do que qualquer comentário que possa fazer.

Neto Amaral O cara tá falando mal de todo mundo agora ... Tá no ar ... Criticando o JC .. o Leonardo de Brito ... Ridiculo

Gilberto Truijo QUEM É ELE PRA CRITICAR O Leonardo de Brito UM ICONE DO RADIO DE BAURU. LEMBRO DO TERRA BRANCA FALANDO DA VARZEA.

Neto Amaral Gilberto Truijo ... Ele está a manhã toda se defendendo das críticas e criticando as pessoas que estão insatisfeitas com a rádio ... Se auto promovendo ... Ridículo ... Esse cara acabou com a Auri Verde que era um patrimônio de Bauru ...

Leonardo de Brito Obrigado Gilberto, uma lenda

Gilberto Truijo BAURU TINHA 3 EMISSORAS QUE IRRADIAVA Neto Amaral, alem da auriverde, tinha a BAURU RADIO CLU COM O NORIVAL SANDI E A TERRA BRANCA(710) COM O SILVESTRE. CHEGAMOS TER 4 COM A UNIVERSAL DE AGUDOS. AGORA NENHUMA MEU AMIGO. ABRAÇO

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS FACEBOOK SOBRE O KLAN (04):
Neto Amaral Meu pai trabalhou nas 3 ... Pena ter que jogar fora meu rádio AM ...

Gilberto Truijo quem era teu pai.

Neto Amaral José Fernando do Amaral

Gilberto Truijo MORO AQUI PERTO DA MANOEL BENTO CRUZ, PARECE QUE VOCES MORARAM POR AQUI.

Neto Amaral Gilberto Truijo ... Moramos um tempo na Capitão João Antônio

Gilberto Truijo VOCE TEM UM IRMÃO QUE É JUIZ FEDERAL NÉ

Neto Amaral Delegado federal

Gilberto Truijo AH TA. NÃO ATUO NA AREA DA JUSTIÇA FEDERAL.

Siva Tiba Rubro A 87 na minha região não pega mais desde que abriu outra 87 na região do industrial...esse canal 87 é comunitário e qtas radios pedirem teremos varias 87 ,no momento temos 2!

Toka Miguel Garcia Caro Henrique: nosso apoio e solidariedade total ao queridíssimo e competente Rafael Antonio: Rapaz honesto, competente e brilhante narrador esportivo. Prima sempre pela verdade e imparcialidade. Parabéns aos companheiros do rafael , que forma honesta e leal, permaneceram no mesmo barco ( digo, mesmo rádio/ emissora). Parabéns ao Jota Martins, grande representante também da velha e jovem guarda da cronica esportuva bauruense. Lamentei não ouvir as vozes de Tadeu de Brtio e Jota Augusto bem como do eclético e sempre vibrante narrador: José Carlos Goncalves, que permita-me neste momente chamálo de Zé Carlinhos. orcamos para que esta vibrante equipe venha com novidades e possa nos brindfar com emocionantes e sempre bem vindas vitórios do nosso Norusco e do basquete e volei baurnet