segunda-feira, 8 de março de 2021

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (154)


SUÉLLEN E MAIS CONVERSA FIADA: O CONSÓRCIO PARA COMPRAR VACINAS
Deu no site do JC de hoje, 08/03: "A prefeita Suéllen Rosim encaminhou, na manhã desta segunda-feira (8), projeto de lei com autorização para a entrada de Bauru no consórcio de vacinas, que está sendo criado entre municípios do País, através da Frente Nacional de Prefeitos (FNP)."

Segue, horrível texto descrevendo o óbvio ululante dessa "política" zero-a-esquerda, de Suéllen. Consultando o buscador do Google, tento traçar um guia, algo facilitador para como criar legalmente um consórcio de municípios. Eis o que consigo:
1º documento: Criação de Consórcios entre Municípios, publicação oficial do MP de Santa Catarina, aqui: https://documentos.mpsc.mp.br/.../man.../resourcesDB.aspx....

Onde se lê, lá, no finzinho:
"ETAPA 3 – Instalar e Operacionalizar DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR O CNPJ DO CONSÓRCIO - Ata de Constituição e Implantação do Consórcio, assinada pelos Prefeitos que compõem e por um advogado (Autenticada). - Cópias dos documentos do Presidente do Consórcio, CPF, RG e Título de Eleitor Ata de posse do Prefeito (Autenticada). - Preencher formulário de solicitação do CNPJ (baixar programa na página da Receita Federal). - Imprimir o documento básico de entrada do CNPJ, comprovante de envio (site da Receita Federal). O Prefeito assina o documento Básico de Entrada do CNPJ (reconhecer firma em cartório). Protocolar na Receita Federal os documentos: - Ata de Constituição e Implantação do Consórcio (Autenticada); - Cópias dos documentos do Presidente do Consórcio (Autenticados); - Ata de posse do Prefeito (Autenticada) - Documento Básico de Entrada do CNPJ comprovante de envio (com firma reconhecida); OBS: O preenchimento da solicitação do CNPJ no site da Receita Federal, tem que ser feita por um Contador".

ÓBVIA CONCLUSÃO: Conversa fiada ou conversa pra boi dormir. Mais uma vez algo para engambelar o bauruense. Essa FNP - Frente Nacional de Prefeitos não vai conseguir viabilizar isso num curto espaço de tempo, sendo isso o que precisamos, agilidade, rapidez, seriedade de propósitos, transparência... Apenas para a legalização desse futuro "consórcio": sete meses, no mínimo! "Certas coisas só são amargas se a gente as engole", falou, Millôr Fernandes. Tudo o que Bauru amarga e ainda vai amargar muito, muito mais, ainda, é engolir com volúpia, sofreguidão o que tentam nos enfiar goela abaixo como solução para nossos problemas, mas na verdade, são engodos e assim continuam (os Forças Vivas e o conluio no seu entorno e a defender seus interesses) empurrando tudo com a barriga. Desculpem a sinceridade, mas coisas deste tipo não me enganam mais, pois basta uma simples averiguação, juntar os pauzinhos e a constatação da impossibilidade de acontecer. Gente, sem tirar nem por, estamos sendo mais uma vez ludibriados. Estou perdendo as esperanças de tomar vacina este ano. Isso tudo me faz lembrar de um grande artista curitibano, Solda, frasista de mão cheia. Encerro com uma dele: "O acaso nunca acontece por acaso".

DA SÉRIE: PERGUNTAS SEM RESPOSTA (01) - NOSSOS SHOPPINGS
Por que será que, desde quase uma semana o Bauru Shopping Center se encontra com suas portas totalmente fechadas, sem nenhum atendimento ao público, mas o outro bauruense, o Boulevard Shopping atende, não totalmente, mas meia boa, com entrada permitida e muita gente saindo cheios de sacolas? Seria um mais consciente que o outro ou a um foi permitido uma fiscalização mais afrouxada e para o outro não? Dá para mensurar o grau ou a intensidade da sensatez, sensibilidade e motivação de cada grupo empresarial por um ato como este? As ocorrências intermitentes, quase caos instalado na cidade, motivam um e não o outro? Só para entender...

Recebo um comentário imediato via reservado e aqui compartilho sem citar a fonte: "Sobre o Bauru Shopping: Estão desde o começo seguindo as regras sim. Mas mesmo assim são visitados regularmente por fiscais, duas lojas levaram multas no começo, mesmo com toda a cidade aberta . Algumas lojas até podem ficar abertas por ser essencial, mas está morto o shopping. Já a Havan, todo dia passo em frente e povo entrando e saindo. Tá na cara que tem lugares privilegiados em Bauru. Vdd é uma só , tem lojas usando da história de essencial, colocam duas prateleiras de doce e pronto , viram essencial. Havan e uma delas. Pernambucanas tá aberto inteira e não é essencial. Agora pegam no pé de quem não é ligado ao sindicato, Henrique. Isso já é notório"

SUCUPIRA INCORPORADA NA VEREANÇA BAURUENSE
A política dentro da Câmara dos Vereadores da "Sem Limites" Bauru é a mais pura demonstração de algo similar do que ocorria na Sucupira, ficção novelística e na vida real, em algo rolando lá pelos lados de Brasília: um eterno jogo de interesses, onde os bons modos muitas vezes passam ao largo. Conto só um bocadinho do que está em curso. Semana passada um vereador foi ao púlpito, ops, digo, tribuna e disse que tudo estava medonho e que se alguém quisesse resolver alguma coisa bastava procurar o líder da prefeita por lá, pois era ele quem mandava prender e soltar, empregava e demitia. Os danados estão lá para fiscalizar, mas vez ou outra extrapolam de suas funções e daí, por ter aberto a boca, o ameaçaram da boca pra fora disto e daquilo, mas passada uma semana, o assunto já é outro, pois os interesses nunca deixaram de ser os mesmos, o poder. O atual presidente manteve um assessor indicado pelo ex-presidente, o que perdeu o mandato, até este se folgar na função. Não se sabe se tinham acordo de cavalheiros na manutenção da indicação. Se tinha foi rompido, pois ninguém muito tempo aguenta peso morto ao seu lado e ainda mais, gente não de sua, mas da confiança do que saiu. O rejeitado, não se sabe se instruído pelo protetor, ressentido ficou, passando a revelar coisas escabrosas de quem o fez perder a boquinha e este dá o troco, ou seja, mútuas acusações. O fato está sendo levado às instâncias máximas de apuração, pelo prócer de outro grupo lá existente, um que quer a todo custo realizar nova eleição, sacando o atual presidente, agora denunciando, pois almejam o cargo deste. O bicho pega e é hora de quem tem garrafa vazia vendê-las todas. Daí, diante do intrincado novelo mais do que embaraçado, neste caso talvez tudo tenha prosseguimento, mas no caso da semana passada, este já estava sendo levado em banho maria, mas como se um for adiante, ficará muito chato o outro ser relevado à segundo plano.
Assim, talvez algo aconteça de diferente por lá nos próximos dias, mas disso ninguém tem certeza, pois algum acordo ainda pode ser concretizado no meio do caminho ou até mesmo, mais um escândalo se suceder, algo meio rotineiro por aquelas bandas e com revelações dos que apuram. Nossa, acho que misturei ficção com realidade e creio nem Dias Gomes, o idealizador de Sucupira teria tanta criatividade para desvendar o desfecho disso tudo.

LULA ESTÁ LIVRE, MAS TUDO NESTE PAÍS É UM JOGO, PORTANTO, CUIDADO ATÉ NAS COMEMORAÇÕES, ELAS PODEM DURAR POUCO
Uso foto da amiga Maria Helena Ferrari, de sua casa no Rio de Janeiro, para ilustrar algumas poucas palavrinhas que quero tecer após tomar conhecimento que o ex-presidente Lula se livrou das injustas condenações que o condenaram e impediram de disputar a eleição com o ex-capitão. Estou muito feliz, mas como nada neste país bolsonarista é gratuito, a apreensão também toma conta de mim. Fui mais do que entusiasta pelo Lula Livre, mantendo aqui por bom tempo, até sua liberdade, fotos de amigos, militantes, bauruenses e simpatizantes segurando a foto dele e exigindo sua libertação. Ela veio, mas ele continuava atrelado a algo que o impedia de tocar a vida. Hoje não mais. Está livre dessas amarras, mas nem todas. Talvez o façam assim dessa forma para desviar a atenção e não criminalizar seus algozes, que já deveriam estar presos, pois culpa possuem aos borbotões por tê-lo condenado sem provas. Moro e Dalagnol podem ser, diante da euforia nacional livrando Lula, se livrarem de indiciamento e futuramente da "cana dura". Nada é tão de graça por estas terras. Agora mesmo, algo que não me entra na cabeça foi ver ontem o Estadão defendendo Lula, algo até agora nunca feito. Tenho certeza que, o Estadão não mudou uma palha de como age e pensa. Continuam sórdidos. Eles talvez estejam com os elogios dando um recado para os gaúchos lá do TRF4 com algo assim: "Vejam vocês, ele vai pras cabeças e se vocês não darem um jeito de barrá-lo, ninguém mais o segura". O elogio e a divulgação dele liderar pesquisas num obscuro e desconhecido instituto é prenúncio de trovoadas logo ali na curva da esquina. Claro que estou radiante, mas não me esqueço um só minuto estarmos todos ainda na plena vigência de um "conluio com Supremo com tudo", onde a Justiça foi pisoteada e talvez algo de bom seja concedido agora, para ser novamente retirado ali na frente. Tenho poucas esperanças dentro da legalidade e como, poucas delas se consolidaram por essa via nos últimos tempos, estou muito feliz, mas com um pé atrás. Por enquanto, entro no clima e grito bem alto "Lula Livre". Ufa!

Nenhum comentário: