ALGO DA REPÚBLICA INDEPENDENTE DE TIBIRIÇÁNão é Tibiriçá que surpreende a todos e sim a família Cosmo/Baté. Estes fazem e acontecem por lá e não é de hoje. Sempre foram "fazedores", realizadores e muito atuantes naquela comunidade. Desta feita, diante de nada programado oficialmente para Tibiriçá no Natal, Dulve Baté (Dulcinéia Cosmo Leizico) à frente, se junta com a comunidade local, movimenta o distrito e sem nenhuma ajuda do poder público municipal realizam grandioso evento natalino na estação férrea, um local que foi revitalizado tempos atrás, mas encontrava-se novamente no abandono.
Durante duas semanas Dulce e uma turma de moradores, todos por conta própria reabriram a estação e promoveram uma limpeza geral. Compraram litros e litros de água sanitária, higienizaram tudo, capinaram, retiraram o lixo, lavaram o que puderam e conseguiram dar uma nova cara para o local. Todos reunidos e com a ajuda de alguns comerciantes e patrocinadores,
promovem uma programação com eventos diários. Tudo já começou neste final de semana passada e contando sempre com boa participação popular.
Ninguém me contou nada, mas curioso que sou, vi num dos posts de alguém da família Cosmo um anúncio com algo acontecendo neste período lá na estação de Tibiriçá. Me interessei, liguei e fiquei sabendo de tudo. Achei curioso, pois não havia visto nenhuma menção de participação da Prefeitura Municipal, muito menos da SMC - Secretaria Municipal de Cultura e foi isso mesmo, tudo foi feito pela comunidade e continua em curso durante essa semana toda (até dia 22/12), culminando na sexta com uma apresentação do bloco carnavalesco Estrela do Samba, com o mestre Marquinhos Pires à frente do animado batuque. Tem de tudo um pouco, desde teatro, música caipira, hip hop, MPB e muito mais, ou seja, para todos os gostos.
O pessoal lá de Tibiriçá faz e acontece, primando pela discrição. Não são de fazer alarde. Fizeram tudo na surdina, sem pedir nada para quem não tem vontade, diria mesmo, nenhuma disposição. Foram conseguindo tudo aos poucos e além de tudo, o principal foi dar vida novamente para a abandonada Estação, numa ocupação pra lá de acertada. Eles, como fazem em todos os seus eventos estarão homenageando pessoas queridas todos os dias, pois é assim que se sentem felizes, sendo, fazendo e acontecendo. Eu fico maravilhado com o que vejo sendo possibilitado por estes e aqui escrevo para, em primeiro lugar, reverenciar e aplaudir mais essa iniciativa, depois para que isso sirva de exemplo, um tapa com luva de pelica na face de quem deveria fazer algo assim por todos os cantos da cidade e não faz quase nada. Tibiriçá dá novamente baita exemplo positivo de quem não fica com a bunda pregada numa cadeira, indo à luta e demonstrando a belezura de algo feito sempre com a maior transparência. Parabéns é pouco para eles todos. Daí, quando denomino o distrito de República Independente de Tibiriçá eu não estou brincando, muito menos sendo irônico, pois os admiro muito mais do que imaginam.
UM DIA ELES VIRAM A MESA
Nenhum comentário:
Postar um comentário