sábado, 23 de dezembro de 2023

COMENTÁRIO QUALQUER (244)

REVENDO ALGUMAS DAS IMAGENS UTILIZADAS ANOS PASSADOS DO PAPAI NOEL, JUNTO ALGUMAS E ESCREVO A RESPEITO...

QUEM ME SALVA O ANO INTEIRO E ATÉ NA VÉSPERA DO NATAL
Nesta quadra da rua Inconfidência, a de nº 2, uma oficina mecânica e um cara chapa quente, destes pau pra toda hora. Ontem, dia 22/12, final da tarde meu meio de locomoção apresenta barulho de pastilha e viajaria dia seguinte, no caso hoje, sábado, 14h. Olho no relógio, eram 17h. Bate o desespero. Sem o carro, planos explodiriam e daí, como escapulir pela aí. A cabeça pira, penso ligo em quem pode me salvar. O primeiro e único possível é o PC, velho de guerra. Sexta, véspera de festa, muitos já fecharam, mas ele, com certeza, estará abaerto. Não deu outra. Chego e por lá outros dois, na mesma situação, precisando do carro para os festejos, as idas e vindas dos próximos dias. Interrompo um atendimento, peço licença e por uns 5 minutos exponho meu problema. Ele vem a té o carro e nem quer dar uma volta, diz ser mesmo pastilha. Voltamos para dentro de sua oficina e me pergunta se posso amanhã, sábado, bem cedo. Digo que posso tuedo, desde que resolva o proble,a. Ele olha minha aflição e marca num papel o que preciso, um jogo de pastilha e indica o Paraná Auto Perças, 200 metros dali. O tempo urge, já são 17h20. Olha pra mim com aquele sorriso sincero de quem nunca me deixou na mão e pede para ir rápido, irá trocar ainda hoje e, o ´único inconveniente seria esperar terminar de finalizar um outro no desespero. Vou numa corrida só e ainda ganho uma história com a balconista, que gostou de minha camiserta com a inscrição, "Eu amo a rua". Volkto e espero, não mais que uns 20 minutos. Ficamos só e ele começa seu trabalho. Na rádio ligada espalhando música por todo o amabiente, a Unesp FM e lhe digo também ser a única onde consigo ouvir música de boa qualidade na cidade. Ele concorda e seguimos adiante, ouvindo boa música e proseando assuntos sérios, outros aleatórios. Não demora nem uma hora e tudo pronto. Pago em PIX e tudo já escuro lá fora. Me despeço com os desejos todos para os próximos dias. Ele me conta ainda ter mais um pra aquele dias e outros tantos para o sábado, quando começaria a contenda por volta das 7h da manhã. Este é o PC, pai de uma moça que tempos atrás trabalhou como secretaria lá na Central Sindical da CUT e nouttros abrigou por um bom tempo um veículo quebrado de minha mana Helena sem lhe cobrar um tostão de aluguel. Noutras vezes já me salvou de situações embaraçadas. Destes sempre a postos, continuando na ativa num tempo onde nem tudo é realizado com muita seriedade e competência. PC é dos bons e faz o que tem que ser feito, além de produzir conversa pra lá de boa. Neste Natal foi a minha salvação da lavoura, pois caindo em outro, talvez tivesse algum embromamento pela frente e com ele, tive sim, mas um destravamento. É com estes que sigo adiante. Sua oficina é na quadra 2 da rua Inconfidência, quase esquina da rua Araújo leite. Indico de olhos fechados.

REVENDO ALGUMAS DAS IMAGENS UTILIZADAS ANOS PASSADOS DO PAPI NOEL, JUNTO ALGUMAS E ESCREVO A RESPEITO...
Chega nessa época do ano, eu quero dizer tanta coisa, mas não gosto de ser repetitivo, muito menos piegas. O Natal, para mim, é dia triste, mais de contemnplação do festa. Se pudesse ficaria eu e minhas lembranças, rememorando tudo junto de minhas músicas e livros. Essa festança toda é por demais enganadora. Quando com condições, bato asas e saio pela aí, gastando o que tenho e o que não tenho. Ficar por Bauru será inevitável as trombadas e os diálogos de sempre. Fujo de muitos destes. É quase sempre a mesma coisa.

Em cada ano, sentei por aqui e escrevinhei algo de minha lavra e responsabilidade. Neste ano, a inspiração foi dar uma volta e me deixou aqui sózinho, eu e vocês. E o que fazer? Faço nada, reproduzo algumas das imagens publicadas aqui nos anos anteriores, quando tinha mais saco para passar por estes dias escrevinhando algo com esperança. Hoje ainda me resta um naco de esperança, mas quase tudo perdido, se perdendo no meio de uma podridão sem tamanho. Eu tento remar contra a maré e a corrente, mas está cada dia mais complicado. Já me envolvi mais em confusões, hoje atpe que menos, pois as forças foram se esvaindo com o passar dos anos. E nem sei se vale mesmo a pena ficar comprando briga com tudo e todos. Bauru anda por demais conservadora e apoiando uma administração claudicante, mas se aparecendo de forma injusta, com grana nos cofres, fruto de caixa bem nutrido pela entidade federal. Um recebe e administra o que outro enviou para obrar pela cidade afora, sem grande alarde. Mas quem aguenta ficar sem afazer alarde hoje?

Reproduzo as imagens e vou cuidar de outra coisa. Quando encontrar um tempinho volto aqui e preencho o espaço com escrevinhação de minha lavra e responsabilidade. No mais, o Natal está aí batendo na porta de tudo e todas, sem tréguas e o povão cada vez mais com os bolsos vazios. Dizer o que ára os que, labutam até não mais poder e gente como eu, se prepara para mais uma viagem. Sou um bosta de um privilegiado. Nãosapateio, nem tripudio sobre ninguém e o que faço é vez ou outra ainda viajar pela aí, conhecer outros ares e outros povos. Isso me areja a mente e o coração, que continua latejando contra todas as forma de injustiça contrárias ao bem estar social coletivo. Não vou mudar o mundo e nem nada mais vai mudar minha forma de pensar e agir. Daí, me deixem quietinho neste Natal, pois melhorar, acho nçao irei mais daqui por diante. Daí, comemoro essas datas ao meu modo e jeito, sem pompa e loas espalhadase ao vento.

SE ME VIREM ESCREVENDO ISSO, PODE CRER, TEM ALGO DE ERRADO, POR FERNANDO MORAES
Se alguém me flagrar escrevendo alguma das palavras (ou expressões) seguintes, pode separar que é briga.
Pertencimento
Vivenciar
Ressignificar
Empatia
Resiliência
Empoderar
Influencer
Guerreira (para se referir a mulher virtuosa)
Narrativa
Por conta (em vez de “por causa”)
Icônico
Posicionamento (quando se referir a "opinião")
Egóico
(...) para chamar de seu
Lugar de fala.

E tantas outras de que me lembrarei aos poucos.
Texto do jornalista e escritor Fernando Moraes

BURGUESES NO NATAL
"Burgueses, passam o ano todo sem nenhuma empatia com a população de baixa renda, mas quando chega a véspera do Natal, saem com seus trenós distribuindo cestas básicas na periferia, o que me deixa irritado é a proporção, para cada cesta basica entregue, 16 selfs pra postar e querer mostrar que é uma pessoa do bem e que se preocupa com os pobres", Sivaldo Camargo.

HOJE O LANÇAMENTO DOCUMENTÁRIO HISTÓRICO SOBRE CABRÁLIA PTA NO CALÇADÃO DA CIDADE
Tudo começa depois das 22h.
Primeiro o filme, depois um show varando a noite.
Expectativa deste HPA e de Pallu Roberto
Tudo está só começando...
Conferindo ao vivo e depois espalhando cópias pela aí.
HPA

Nenhum comentário: