quarta-feira, 3 de julho de 2024

O PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS (148)


SITUAÇÃO ESCANCARADA...

Não dá mais para tapar o sol com a peneira. A federação, criada para facilitar, no caso bauruense e a envolver a sigla petista para o próximo pleito só complicou. Para início de conversa, mesmo que o PV tenha solicitado reserva de querência em algumas cidades, incluindo Bauru, a consumação do nome do ex-prefeito para ser o pré-candidato teve muito de bastidores. Neste, pelo que sabe, o representante da Macro petista, Luciano Assis, a representante do PCdoB, Majô Jandreice e o do PV se reuniram, não com o presidente do PT na cidade, Claudio Lago e sim, com a vereadora Estela Almagro e juntos bolaram a trama, que ora vinga e é anunciada. Foi um trabalho de bastidores e este ainda será contado nos seus detalhes nos próximos dias. Diante da forte resistência de parcela consideravável da militância petista, não tem como tudo ser consumado sem explicações. Essas ocorrendo, tudo virá à tona.

Na coluna Entrelinhas, edição de hoje do JC, das oito notas, seis são sobre o tema, ou seja, ele está na ordem do dia, em primeiro lugar, porque enterra chances da esquerda bauruense participar do pleito e decreta desde já, um facilitador para Suéllen vencer a contenda já no 1º Turno. Evidente que, Gazzetta, se tiver seu nome confirmado - ele ainda não o fez publicamente -, não terá condfições nenhuma de fazer campanha nas ruas e ela deverá ocorrer somente pelo modal virtual e também no horário eleitoral da TV. Só e tão somente. E deverá agir assim, até para não piorar mais sua situação. Imaginem a cena dele diante dos movimentos sociais, depois de tudo o que dona Majô e ele propuseram de impedimentos, travas, bloqueios e negativas de ação, com que cara iriam pedir o voto destes? Não ia ser cômico, seria vergonhoso. Será uma campanha de gabinete, sem pisar e sujar os sapatos na poeira das ruas. Ou seja, pela opção feita, como a campanha não existirá, as legendas envolvidas passarão o maior carão dos últimos tempos.

Muito aguardado neste momento, o pronunciamento do sr Gazzetta, explicando como se deu a escolha de seu nome, com apelo popular e inclementes, incessantes pedidos - até de joelhos -, para que colocasse seu nome na disputa e assim, elevasse o nível da campanha. Também muito aguardando, no mesmo pronunciamento, como se dará este entrelaçamento com o PT e os ideais deste, numa comparação com o muito feito neste sentido em sua administração. Será hilário. Ele bem poderia ficar sem essa, mas se assim o quiz, deve ter lá seus motivos e todos aguardam ansiosos suas explicações para ter aceito tão rapidamente o convite e sua participação em tão "honrosa" disputa. Os próximos capítulos desta novela serão mais do que saborosos.

FORAM ATRÁS DO JEITO "AGOSTINHO CARRARA" DE FAZER POLÍTICA
Agostinho Carrara foi um dos personagens mais comentados e hilários dentro do seriado "A Grande Família". Fazia um tipo dos mais emblemáticos, pois tudo onde colocava a mão, acaba dando tudo errado. Bastava ver algo onde estive enfurnado para se certificar na sequência, trapalhada na certa. Não vingava nenhuma de suas ações, todas recheadas de embaraços e desvios, de todos os tipos, inclusive os de conduta. Fez época na televisão brasileira e hoje pode ser ainda assistido pelo canal Viva, em reapresentações sempre permeadas pelo bom humor.

Pois é, aqui em Bauru a tal da Federação, insuflada por pessoas movidas com o espírito de Agostinho Carrara, escolhem de uma forma nada peculiar e pelas vias também nada normais, muito menos convencionais, como o pré-candidato do triunvirato PT, PV e PCdoB, nada menos que desencavando de uma tumba - não seria sarcófago? - o ex-prefeito Clodoaldo Gazzetta. Após muita confabulação, a única conclusão possível foi a da certeza, só pode ter sido, seguindo o ritual Agostinho Carrara, aquele que, se tudo já começa errado, só pode terminar na maior nhaca.

Quando tudo podia ter uma finalização confirmando o que a militância petista já havia decidido, o de arejar, repaginar e recarregar forças, renergizar emoções com a definição de CANDIDATURA PRÓPRIA, eis que, numa insólita e ainda não muito bem esclarecida união, feita na surdina e recheada do jeito Agostinho Carrara de tocar a vida, eis que desponta na curva da esquina, o esquecido e que no último pleito foi sua maior decepção, pois era o então prefeito e com toda a máquina na mão, conseguiu ter um desempenho pra lá de ruim, Clodoaldo Gazzetta.

A pergunta que não quer calar: de onde tiraram Gazzetta? Sabe-se lá como, por que e como, mas o fato é que Agostinho Carrara, ops, digo, Clodoaldo Gazzetta adentras o campo de jogo e como se prevê, além de todas as trapalhadas, a certeza de nada dar certo. É ver pra crer. Mas não pensem que, quem bolou isso tudo, quem idealizou, criou, construiu a engenhoca, não terá tudo devidamente revelado nos seus mínimos detalhes. A história merece ser mesmo contada como mais uma do roteiro das que tanto nos divertiram na telinha e agora, infelizmente, está transcorrendo ao vivo e a cores, com personagens reais e com a derrocada sendo transmitida pelo Horário Eleitoral.

EM TEMPO: Pedro Cardoso, o ator que interpretou Agostinho Carrara é admirável, porém seu personagem, um canastrão na acepção da palavra. Comparação feita, a do campo da ficção, hilário até não mais poder, a da realidade petista e bauruense, algo cruel, desses praticamente impossível de serem engolidas, quando mais diferidas. Ou seja, certeza que vai dar MERDA.

terça-feira, 2 de julho de 2024

ALFINETADA (242)


PRENÚNCIO PELA FRENTE DE QUE NEM TUDO ESTÁ ASSIM TÃO FÁCIL PRA REELEIÇÃO DA INCOMPREFEITA SUÉLLEN ROSIM
Encontro agorinha de pouco, dentro de uma famoso supermercado na Nações Unidas um cidadão a entender de campanhas eleitorais e de enquetes/pesquisas eleitorais. Paramos para papear e ele soltou algo que ainda não sabia: "Eu e um lá da campanha dela, a Suéllen, falávamos sobre essas pesquisas e o pessoal dela sabe, se os indíces continuarem caindo, baixando para 40%, não vai ter jeito, ela não mais levantará e estará na iminência de acontecer o mesmo com o Raul, não recupera mais e daí, surge alguém para preencher o espaço. A prefeita sabe, está desgastada e com acúmulo de problemas, gastando mal o dinheiro público, agora mesmo investindo em shows no aniversário de Bauru e gente morrendo pelos corredores do atendimento público da Saúde Municipal".

São prenúncios, algo que dá para ir sendo sentido dias após dia, conversa após conversa. Mesmo com essa avalanche de asfalto sendo feito cidade afora - e adentro também -, nem tudo são flores. Outro recado que deve ser assimilado como uma espécie de tiro pela culatra foram as enquetes diraiamente feitas pela 94FM, no programa matinal, o InformaSom. Alguns, dia após dia, tiveram resultados nem um pouco esperados, nem pelo pessoal da rádio e muito menos pelo staff da incomPrefeita.
Sintam o clima.

1 - Vocês consideram o atual valor do Vale Compras da Prefeitura de 1 mim e 100 reais um bom valor?
Sim: 5% e Não: 92%
2 - Você concorda com o aumento do número de cadeiras na Câmara Municipal, saindo das atuais 17 para 21, a partir do ano que vem?
Sim: 8% e Não: 92%
E essa última, a que acendeu o sinal de alerta nas hostes do 3º andar do Palácio das Cerejeiras.
3 - Como você avalia a atual gestão da Prefeitura Municipal de Bauru? Ótima, Boa ou Ruim.
Ótima 5%, Boa 8% e Ruim 89%.
Isso que, ainda não incluíram o item Péssimo.

Pior que tudo foi a atitude da rádio que, publicou o resultado e logo depois apagou, deletou tudo. No mínimo, pegou mal. Não fosse a ação dos rápidos plintadeiros de plantão, tudo estaria já no esquecimento. O pessoal da rádio não se explicou de forma convincente, mas o estrago parece está em andamento - toc toc toc. Tudo bem, podem alegar que, a quantidade de ouvintes que liga no horário da manhã é pequena, que os votos podem ser induzidos, mas mesmo diante de tudo isso e muito mais, a amostragem demonstra que a alcaide não navegará num mar de tranquilidade daqui por diante. Mesmo que tenha certa complacência e cumplicidade por parte da imprensa local, não vai dar para esconder o que anda de fato ocorrendo com o dia a dia do que faz de fato Suéllen, enquanto administradora do dinheiro público bauruense.

São sinais, despontando na linha do horizonte e a demonstrar que nem tudo são certezas quando se fala na dita fácil reeleição de Suéllen. Enfim, se as coisas estão horrorosas aqui do lado de fora, não tem como tapar o sol com a peneira ou mesmo, jogar a sujeira pra debaixo do tapete e querer sair bonitinha na foto. De tudo, a enquete da 94FM sobre a gestão da Suéllen foi uma LAVADA, dessas de escorregar quem se sentia firme como rocha. Muita água irá passar por debaixo dessa ponte.

REVIVAL DE FOTO DE ANTANHO - Em foto do arquivo pessoal de Tatiana Calmon (provavelmente na vila Independência), a clara expressão de algo que deve acontecer de forma repetida - até mais forte e incisiva - na campanha eleitoral deste ano. E daí, parte considerável da militância de esquerda na cidade, pergunta: Por que insistir no que já comprovadamente não deu certo? Qual a intenção de lançá-lo candidato? Não seria enfraquecer a esquerda até não mais poder e desta forma favorecer a reeleição de Suéllen já no 1º Turno? E quem estaria por detrás dessa desconstrução da esquerda?

FALEMOS UM BOCADINHO DE PT E DO CANDIDATO QUE, PELO VISTO FOI ESCOLHIDO PARA ESTAR COM SIGLA NA PRÓXIMA ELEIÇÃO, CLODOALDO GAZZETTA
Sábado passado ocorreu uma reunião em Botucatu, com toda a Macro Região do PT, na qual se inclui a de Bauru e lá a presença de um dos dirigentes petistas, Luiz Turco, dos com poder de decisão sobre quem irá ser o representante da sigla petista no próximo pleito. Antes de tecer meus próprios comentários, comento o posicionamento de um dos candidatos a vereador lá presentes e de sua decepção quando toma conhecimento de ser Gazzetta, do PV, quem seria o candidato escolhido pela Federação de siglas, PT, PV e PCdoB para nos representar.


"Aqui quem fala é o *******, pré-candidato a vereador pelo PT. Ontem na reunião a Majô fez um anúncio dizendo que o Gazzetta seria o representante da Federação, o que foi na verdade um banho de água gelada, não só pra mim, mas para todos os pré candidatos que estavam presentes. Considero isso como uma aberração, uma notícia surreal que não condiz com o campo progressista. Esperava até que o nome do Claudio Lago fosse colocado ali como representante e nunca o Gazzetta, a última pessoa do mundo que eu imaginaria que representaria nossa Federação. Eu não sei se isso tem alguma negociação estranha por trás, algum jogo de interesse, porque dentro da normalidade não se pode conceber ser ele o representante de uma chapa que tenha o PT, PCdoB e mesmo o PV. Não tem cabimento o candidato a prefeito ser o Gazzetta, a não ser que seja alguma coisa além dos princípios da política do campo progressista. Deve ter alguma coisa que vai além disso, pois foge da normalidade. E pior, entregar de mão beijada as eleições pra Suéllen, porque é isso que a decisão da Federação está fazendo neste momento. Gazzetta, sem a mínima, menor chance, é eleger Suéllen no 1º Turno se isso se mantiver. Isso é um joo de cartas marcadas, interesses pessoais, estou muito chateado, não sabia que a política era desse jeito. Sabia que tinham coisas, mas não sabia ser neste nível".

Site ContraPonto
Este o clima entre a maioria dos candidatos a vereadores. A maioria já desistiu, como o citado. Posto seu depoimento como exemplo do que mais ouço nos bastidores do PT na cidade. Pra começo, não tem como não querer fazer uma desconstrução dessa pré-candidatura gazzetiana, demonstrando cada detalhe, tudo culminando com o valor que virá pra provável candidata a vice, sendo ela do PT, como fundo partidário e sem se esquecer do que foi feito numa inesquecível eleição, quando o PT, como agora era o detentor do maior tempo de horário eleitoral e no final, sabe-se lá como, no frigir dos ovos, quem ficou candidato foi o Almirates. Tudo pode acontecer daqui por diante, mudando-se nomes, mas a mesma prática, essa inadmissível dentro de um partido denominado dos Trabalhadores.

Com o anúncio feito hoje, pelo menos até sua definitiva confirmação, Gazzetta é o candidato mais inconveniente que se poderia ter notícia, não por ele, mas pela forma como se deu sua escolha, a aceitação por ele e todo o contexto que o viabilizou. Essa história precisa ser contada em todos os seus detalhes e bem antes da campanha ter início, para ninguém alegar ter sido enganado. Existe em Bauru um Diretório Municipal dividido e bem claro, 50% não concorda com nada disso e ainda luta pelo que foi decidido pelas instâncias municipais, o direito de se ter Candidatura Própria. Já, o outro lado, defendeu Gazzetta e, provável vitória de Suéllen no 1º Turno. Demonstrar quem está de um lado e quem está do outro se faz necessário neste momento.

RECADO DO HPA (32)*
* De sarro em sarro, junto histórias e, algumas delas aqui publico.

segunda-feira, 1 de julho de 2024

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (188)


HOJE SE FOI UMA DAS BALUARTES DO BOM JORNALISMO BAURUENSE, MARIA DALVA HATORE
Queria produzir um textão sobre MARIA DALVA, falecida hoje em Bauru. Não o faço, mas reproduzo trechos de onde a cito em textos de antanho, dos tempos quanto atuava nas rádios bauruenses e era o que de melhor tínhamos dentro da radiofusão desta aldeia bauruense.

1 - "Bauru tem bons jornalistas, tem até faculdades, mas cadê os que o praticam dentro dos verdadeiros e originais manuais, os da prática da verdade factual dos fatos? Conto nos dedos de uma das mãos, e olha lá. Essa jornalista, MARIA DALVA é uma delas. Faz o que tem que ser feito há bom tempo, fala forte e doído, doa a quem doer. Dirige o jornalismo da 94FM, de forma arrojada, enfrentado dragões, rufiões, gaviões e até os malandrões do cenário em que vivemos. Bate de frente e conquista com isso muitos admiradores, como por outro lado, adversários e até inimigos. Semana passada pegou no pé nos “donos da cidade”, quando da aprovação de um condomínio que não passou pelo crivo dos donos de imobiliárias bauruenses e por isso está tento problemas mil de legalização. Escancarou uma situação, que perpassa por todas nossas relações comerciais e pasmem, sumiu do ar a partir dessa segunda, quase sem explicações. Deu um susto em todos seus diletos admiradores e assíduos ouvintes. A explicação que busquei via um telefonema para a rádio foi a de ter saído de férias. Ufa! Mas seria de bom alvitre ouvir isso dela própria, pois o que disse pelas ondas do rádio repercutiu muito, sendo motivo de amplas discussões e como as frases de Mino explicitam e escancaram, as relações no meio jornalístico atuais são mais conturbadas do que possam imaginar nossa vã filosofia. Pressão todos sofremos e quem garante que algo nesse sentido não pudesse ter ocorrido junto aos proprietários da 94FM?", publicado no Mafuá do HPA, 05/12/2012.

2 - "(...) Diante do exposto, como o tema foi muito discutido na feira dominical, nas muitas rodas existentes no local, estará rolando nos próximos dias um abaixo assinado para ser entregue ao proprietário da FM onde o programa de rádio se sucede e esse tem por título: “Volta Maria Dalva”, publicado no Mafuá do HPA, 18/10/2016.

3 - "Para o artigo semanal, publicado também em 26/05, por esse mafuento HPA para o Alfinete de Pirajuí, uma pitadinha a mais, de algo ouvido pela mesma ressonante voz de Maria Dalva. O texto, “Precisou a Tereza dizer e o médico de Pirajuí confirmar” é igual ao do Bom Dia, mas a conclusão tem seu parágrafo alongado: “Coragem não faltou para essa nossa Tereza e idem para um médico aí de Pirajuí, que ligou para a 94FM de Bauru e confirmou o que ela havia denunciado. Quer dizer, o procedimento elitista do Hospital Regional e, consequentemente da estrutura de saúde estadual atinge toda nossa região. Com mais pessoas iguais a essas derrubaríamos facilmente uma carcomida estrutura corroída por desmandos, práticas despóticas e cheia de vícios. Olhem para a camiseta que alguns da cidade deveriam usar a partir de agora e com a inscrição: "EU PISO EM OVOS", publicado no MAfuá do HPA em 28/05/2012.

4 - "Na hora do almoço ouvi pela voz firme e precisa da jornalista MARIA DALVA o que me faltava para entender tudo: “Já havia sido alertada da existência de donos nessa cidade e não acreditava que seriam capazes de impedir a comercialização do loteamento Alphaville em Bauru. Mas foram e o que existe mesmo são interesses contrariados. Não tentem nos fazer engolir o que não passa na garganta”. Hoje, voltou a carga: "Não vou perder tempo em analisar tramitação de nada porque está claro que interesses foram contrariados. A imoralidade é que está dando as cartas nesse assunto. Estão ao invés de atender aos interesses da coletividade, o fazem para interesses escusos. Aí se desenrola a trama. Alguns vereadores entram de gaiato, mas outros sabem muito bem o que estão fazendo". Não existe outro entendimento: o prefeito foi pressionado pelos descontentes e suspendeu a aprovação do empreendimento", publicado no Mafuá do HPA em 28/11/2012.

5 - "O melhor comentário de todos foi o da jornalista Maria Dalva, da FM94, hoje horário almoço quando chega a duvidar que os vereadores estejam mesmo preocupados com o meio ambiente e o uso de água potável para limpeza do estádio e sim, quase todos a fazer o seu jogo de interesse político. E finaliza com uma pérola: "Que saudade de Edson Bastos Gasparini, Edson Francisco.... Nossa Câmara já teve dias bem melhores, onde a oposição sabia fazer oposição", publicado no Mafuá do HPA em 14/02/2012.

6 - "Eu, como não me canso de apregoar por aqui, sou assíduo e contumaz ouvinte de rádio, tanto AM como FM. Fuço muito e estou em constante mudança de uma estação para outra. Não gosto de algo, pronto, mudo logo. Faço isso em tudo na vida, insisto só em poucas coisas, as inevitáveis. Aqui em Bauru não vivemos um bom momento no quesito rádio, principalmente nas AMs. Algumas fecharam, todas com abusiva propaganda evangélica e uma pífia programação, nada opinativa e a reproduzir o batidão geral, muita coisa tendenciosa no ar. Adoro os que remam contra a maré. Ressalto algo grandioso esse mês, os 20 Anos da Rádio Unesp FM, algo diferenciado e de qualidade no dial nacional. Viajo com eles todos os dias e nesses 20 anos, deixei de fazê-lo em pouquíssimas ocasiões. Tenho muitos amigos dentre os radialistas, mas ressalto aqui a coragem de uma radialista, dessas que ainda exercem a profissão na acepção da palavra, Maria Dalva, da 94FM. Uma delícia ouvir seus comentários no horário do almoço. Com alguns até engasgo, largo o garfo e faca e corro a procura de um lápis e papel a anotar o que acabou de dizer. No começo dessa semana comentando sobre as filas duplas defronte um colégio particular no centro de Bauru, algo que não muda nem que a vaca tussa, sacou algo assim: “Quem pode faz suas próprias leis”. Para bom entendedor está tudo dito aí, de forma instigante e definitiva. Dalva sabe o que fala e acerta sempre na mosca", publicado no Mafuá do HPA em 28/05/2011.

Para quem tiver interesse em ler os textos na íntegra com citação da atuação da jornalista Maria Dalva, eis o link do Mafuá do HPA: https://mafuadohpa.blogspot.com/search... .

MAIS UMA, A TERCEIRA NOTÍCIA SEGUIDA, DAQUELAS QUE A MÍDIA MASSIVA BAURUENSE ESCONDE DEBAIXO DO TAPETE, NÃO DIVULGA E FINGE NADA ESTAR ACONTECENDO
Pois bem, eu e o jornalista Nelson Gonçalves, parece que estamos combinados a só dar notícia, daquelas que só saem num único órgão de comunicação da cidade, o Contraponto, site dele. Sim, por três vezes seguidas, estou a repicar algo que, a dita grande impre4nsa bauruense, toda encralacrada com os tais donos do poder local, quando algo lhes acontece, se contorcem até não mais poder, mas nada publicam. Primeiro foi com a notícia do Auro Octaviani, presidente da Câmara de Vereadores de Agudos, rasgando um pedido de processante para seu sobrinho, o prefeito de Agudos. Como a Prefeitura dos Octaviani é anunciante em muita coisa aqui pelos lados bauruenses, muitos ficam na encolha, se fingindo de cegos. Depois, a segunda notícia, outro grandão, desses que fazem anúncios pra lá e para cá, a Unimed Bauru e algo que esqueceram de pagar no vencimento e daí, acumulou uma valor considerável. Quem se habitaria a dar a matéria, perdendo a conta publicitária da cooperativa (sic) médica? E agora, por último, para completar e fechar o ciclo, este algo mais das entranhas da clã dos Toledo, os donos da ITE, com a troca, substituição ou remoção de sua atual diretoria, por problemas de forno, ou seja, intestinos. A matéria alcança até o querido da casa, o ministro do STF, André MEndonça, que pelo visto foi defenestrado das hostes do curso de Pós Graduação. E novamente, a pergunta que não quer calar: quem está dando a matéria em destaque? Creio eu, e o próprio Nelson Gonçalves, somente o Contraponto, sempre em primeira mão. Ou seja, por aqui, na capital da Terra BRanca, na terra do Sanduíche Bauru e na mesma onde o ex-astronauta promove um Arraiá e um dos aviadores que por aqui comparece, morre quando seu avião levanta vôo para ir-se da cidade, porém até agora nada foi publicado sobre seguro de vida deste ou quem assumiu a responsabilidade, arcando com as despesas e consequências do acidente. Tudo isso, junto e misturadfo, mostra bem como se dá as relações de poder, de mando, de divulgação do que convém ou não convém ser publicado dentro dos ainda ditos como órgãos da imprensa massiva bauruense. Nelson recebe a notícia, cava, vai atrás e publica, mas pelo visto, esbarra em algo ainda vigente por estes lados, o de que tem algumas que o público não pode e não precisa ficar sabendo. Aqui três exemplos. Segue o jogo.

*Crise na ITE: caem diretores e membros da família Toledo. Desligamentos incluem ministro do STF André Mendonça*. LEIA AQUI: https://contraponto.digital/notas/alexandre-toledo-assume-ite-flavio-toledo-deixou-gestao-roberta-e-claudia-foram-desligadas-luiz-pegoraro-demitido-apos-22-anos-como-professor-e-8-diretor-da-graduacao-em-direito-ministro-andre-men/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR3hxYcLk9SImGWQIq1rViiUnB7Ah4dMuO6Jv9WiSBpxebojMCg9W2XpGdY_aem_rsIYX03X2dihthOoHwSr5g

RECADO DO HPA (31)*
* Carro no estaleiro, a história de hoje, creio ser estória, me foi contada pelo uberista a me carregar prum compromisso ali adiante.