quinta-feira, 25 de julho de 2024

UM LUGAR POR AÍ (184)

QUEM É O "QUASE" BAURUENSE TRABALHANDO NAS OLÍMPIADAS DE PARIS
Eric Schmitt é um francês, morando em Bauru há algumas décadas e conhecido de todos os que circulam pelos meios culturais desta cidade. Pois bem, como já e sabido, ele se encantou pelo Brasil, quando vislumbrou algo diferente de tudo o mais, tempos do primeiro Governo Lula, aqui aportou, criou e foi morarajunto da Malu no Parque das Fadas. De lá circulava pela cidade inteira, participando ativamente de toda sua vida, inclusive política. Chegou e aqui se instalou de uma forma participativa. Impossível não percebê-lo e dele se aproximar. Baita figura humana, trouxe junto de si uma bagagem imensa, dividida com todos. Havia me confessado que, após o desGoverno do seu Jair, estava mais do que decepcionado com o Brasil - pudera -, o sonho estava se desfazendo, mas insistia e com a volta de Lula ao poder, nova luz no final do túnel. Agora, neste momento, até para se oxigenar e se recarregar, fez sua inscrição para atuar como voluntário nas Olimpíadas de Paris. Aprovado, estás por lá já há algum tempo e neste momento é o representante bauruense por lá. Seus relatos, resumidos aqui, são por demais interessantes e dão uma amostra das mais instigantes do que é essa bela experiência de vida, participando como um dos agentes recepcionaistas dos atletas para os jogos. Aqui compartilho parte desses relatos, sacados de seu blog pessoal numa espécie de DIÁRIO, destes que nós, aqui do outro lado, ficamos a imaginar o maravilhamento que é estar vivenciando isto tudo do lado de dentro, fazendo parte. Ou seja, Eric, além de nos representar, nos faz viajar ao seu lado em mais essa aventura dentro de sua agitada vida:

"16 de julho - É o dia de ir buscar meu credenciamento e meu uniforme para minha missão voluntária nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Eu havia me candidatado meses atrás e fui selecionado junto com 45000 outros entre mais de 350000 candidatos. Depois de um breve café da manhã com um croissant e duas fatias de baguete fresca (que comprei na padaria) com geléia de laranja amarga e 15 minutos de caminhada até a estação de trem de Aulnay, levo uma hora de RER (Rede Express Regional) e bonde para chegar à Porte de Versailles. Embora eu tivesse reservado uma faixa horaria, encontrei uma fila enorme composta por todos os tipos de pessoas que também vieram para obter seu credenciamento. De fato, existe apenas um centro para todos aqueles que trabalharão durante os Jogos, voluntários, prestadores de serviços, funcionários... (...) Leva uma hora e meia para finalmente conseguir meus dois "passes" e meus dois bilhetes de transporte para que eu possa me mover livremente durante as Olimpíadas e Jogos Paralímpicos. Munido do meu credenciamento, caminho até o local onde os uniformes são entregues, a poucos quarteirões de distância. Lá, não há mais fila... (...) Feito. Estou oficialmente admitido nesta grande equipe que trabalhará voluntariamente para o maior evento do planeta. Tudo o que tenho a fazer agora é esperar até depois de amanhã para o meu primeiro turno. Como começo às 5 da manhã e o transporte público não funciona tão cedo, um táxi vai me buscar na casa do meu irmão, onde ficarei hospedado durante esta aventura.

18 de julho - Como não tive notícias do táxi que deveria me buscar, ou a que horas deveria chegar, acordo às 3h45 para estar pronto por volta das 4h15. Depois de um banho rápido, coloco meu uniforme completo e tomo um café da manhã sucinto enquanto observo pela janela se um veículo para na frente da casa. Ele chega às 4h20 da manhã e me diz que tem que pegar outra pessoa "não muito longe" porque a empresa não conseguiu encontrar outro motorista para ela. Na verdade, o desvio é interminável e quando chegamos ao endereço e não há ninguém lá, o motorista a chama. Como ela também não tinha notícias, ela acabou pegando o carro dela e já está no aeroporto. Como resultado, estou atrasado para o meu primeiro dia como voluntário. Uma pena! Quando chegamos, um presente de boas-vindas nos espera: um relógio para completar nosso uniforme. Também recebemos "vales-refeição" para nossa pausa. Em seguida, vou tomar um chá e me sirvo dos lanchinhos disponíveis (compota, bolachas). Estou designado para um grupo em que há alguns novatos e os coordenadores nos dão uma visita guiada do Terminal 2D, que vai estar nosso campo de jogo para hoje, já que o primeiro avião não está programado antes das 7 da manhã: recepção, pontos de partida para os vários transportes. Eles descrevem nosso papel e as ferramentas que usaremos, um "push to talk" com um fone de ouvido que nos permite estar em comunicação com toda a equipe, cadernos de informações e a lista de chegadas programadas para o dia. Ainda não tenho o meu crachá que me permite entrar em todas as áreas do Aeroporto, e o escritório só abre às 8h30, por isso fico no escritório enquanto os outros se dirigem para a zona de recolha de bagagens, onde também se encontra o escritório de acreditação. (...) E pouco antes do final do meu horário, achamos Alison, uma jornalista americana de Nova York que todos estavam procurando. Como o próximo turno chegou, acompanho esta simpática gestora de um podcast "Keep the Flame Alive" até a recepção e depois até a zona onde a deixo sob a responsabilidade de um membro da equipa de transporte que lhe encontrará um carro que a levará ao seu hotel. É hora de devolver meu "rádio" e crachá vermelho ao "campo de base" antes de pegar o trem para casa. Eu lancho e sacio minha sede antes de tirar uma soneca merecida.

19 Julho - O dia começa muito melhor que o anterior. (...) Como o departamento do protocolo (aquele de que farei parte nos Jogos Paraolímpicos) só começa às 6h30 e que tem 4 personalidades para ir receber quando saírão do avião, meu crachá vermelho me permite de ser um dos que assumirão essa tarefa. Por outro lado, não conhecendo ainda este terminal, Maelys acompanha-me para descobrir as suas especificidades, as portas escondidas, os circuitos de controle, os locais dos vários pontos de passagem. Antes da chegada do avião, tenho tempo para aprender como os coordenadores prepararam a missão deles desde o 13 de maio (treinamento de uma semana, descoberta do aeroporto por um mês e treinamento dos voluntários presentes desde então). Acompanhamos um diplomata senegalês ao acesso reservado no controle de imigração. Em vez de continuar até o final do percurso, Maelys me posta logo na saída desse controle para direcionar os pré-credenciados para as salas de retirada de bagagem e informá-los de que não há escritório de credenciamento por causa de um problema de computador que mais tarde saberemos ser de alcance mundial. (...) Felizmente, enquanto uma delegação dos Estados Unidos de quase 80 pessoas, incluindo as ginastas femininas, é anunciada e que será escoltada por todos os tipos de policiais, estou encarregado da delegação de Porto Rico com seus representantes de Arc e fleches e de Tênis, e levarei eles até a saída da alfândega e os deixar nos cuidados de alguém esperando-os. Em vez de voltar ao meu lugar anterior, fico na sala de bagagem, onde dou algumas explicações e orientações para várias chegados isolados, muitas vezes dos Estados Unidos. E para não correr o risco de perder o pouco de trabalho interessante que sobra antes do final do meu dia, desisto da minha pausa. Isso me permite de receber com eficiência os medicos da delegação mexicana e suas sete grandes malas e acompanhá-los até a recepção, onde encontrarão transporte para o Vilarejo Olímpico. 

20 de julho - (...) Enquanto esperamos por uma tenista alemão, conseguimos interceptar chegadas não programadas em nossas listas e orientá-las da melhor maneira possível: um membro da equipe francesa de canoagem, um campeão olímpico italiano de tiro em 1996 e a simpática equipe peruana de remo. A alemã passa sem nos ver, mas William consegue identificá-la pouco antes dela sair e ajuda-a a resolver seu problema da bagagem que foi deixado na partida do seu voo. A primeira grande delegação (25 indianos do time de hóquei e suas 75 bagagens grandes) chega então, vinda de Amsterdã. Também aqui está presente a escolta de segurança, com alfândega, a polícia com reforços de Espanha e a logística do Aeroporto de Paris. Durante a longa espera por sua bagagem, William consegue pegar um “pins” e, como estou ao lado, também pegou um. Enquanto os outros continuam a segui-los até o ônibus e caminhões deles, fico para procurar e encontrar um dinamarquês e dois romenos que precisam ser direcionados ao escritório de credenciamento localizado no lado oposto da esteira de entrega de bagagem. Após a passagem de uma parte da equipe de remo tcheca (ou eslovaca), assumo a escolta do treinador da equipe de remo dos EUA com quem converso por um longo tempo até que seu veículo chegue e que eu possa acompanhá-lo até ele. Para me agradecer pelas boas-vindas, ele espontaneamente me oferece um “pins” quando entra no táxi, o terceiro da minha coleção. Em seguida, converso um pouco com um membro francês da Federação Internacional de Arco e Fleches que William recebeu enquanto eu acompanhava o americano. Pouco antes do meu turno terminar, guio dois portugueses que vão assegurar a transmissão das competições de hóquei, tentando em vão começar a falar português ao fim de dois dias alternando francês e inglês... Finalmente, ao devolver meu rádio, ajudo uma atleta italiana a ativar seu telefone. Passagem para a base onde converso um pouco com membros da equipe de protocolo enquanto tomo um pequeno lanche antes de pegar o trem ainda sob o sol bem quente e chego bastante cansado em casa para tirar uma soneca.

21 de julho - (...) Ainda nos faltam as informações e ferramentas necessárias para sermos realmente eficazes e os coordenadores abandonam o papel deles para cuidar de todas as delegações que são um pouco mais interessantes de gerenciar, em vez de delegá-las e fazer o melhor uso de nós. O dia prometia ser muito movimentado (...) Recebemos um membro do COI, a equipe indiana de natação, parte das delegações mexicana e libanesa, médicos dos EUA, jornalistas da Radio Canada e, finalmente, o atual campeão mundial nos 100 metros e seu treinador, que foram rapidamente atendidos por um anfitrião dos EUA. Além disso, podemos ver que há uma profusão de personalidades ou delegações que já são esperadas por seus próprios compatriotas ou por uma equipe do Aéroport de Paris que os guia diretamente para fora do aeroporto sem passar por nossos pontos de informação ou credenciamento, o que nos impede de recebê-los adequadamente na complexa organização das Olimpíadas. Termino meu dia com meu colega que conheci no táxi desta manhã, que fica do lado de fora do escritório de imigração, e conseguimos enviar algumas pessoas para a sala de credenciamento antes que a outra turma chegue. (...) A viagem de volta é menos dolorosa do que nos outros dias sob tempo nublado e mais frio mas a soneca esta mesmo assim bem-vinda depois de um almoço reduzido.

23 de julho - Durante meu segundo dia de folga, aproveito um almoço com um amigo em Paris para ir ao espaço olímpico em frente à Prefeitura, onde são organizadas muitas atividades para conscientizar o público sobre os esportes paralímpicos com demonstrações de artes marciais por pessoas com deficiência de todos os tipos, colocando crianças em situações de descoberta de esportes em cadeira de rodas, ou sentado, mostrando a importância do esporte para crianças ou idosos ou para qualquer tipo de deficiência. Eu até faço uma avaliação simplificada para saber onde estou na forma física da minha faixa etária e descubro sem muita surpresa que meu ponto fraco é em termos de flexibilidade, enquanto o resto é excelente. Antes de pegar o RER novamente, tento em vão encontrar uma passagem para o Sena para ter uma ideia das instalações para a cerimônia de abertura, mas a única ponte acessível é a do Hôtel de Ville mas, mesmo assim, totalmente ladeada por barreiras. Por outro lado, as avenidas paralelas tornaram-se temporariamente pedestres e posso caminhar nelas livremente.

24 de julho - É a primeira vez que começo às 7 da manhã. Para falar a verdade, que vou pegar o RER às 6h30 para chegar às quinze para as 7h. (...) Começamos com a chegada de dois atiradores e um treinador sueco, aos quais se juntou um pouco mais tarde um atirador francês. Enquanto esperamos os funcionários da alfândega para o controle de armas, recebemos um treinador de ciclismo do Chile, muito feliz por ser esperado, um jornalista espanhol de pequena altura e dois lutadores de Taekwondo do Burkina Faso que são levados para os táxis. Os atiradores têm que colocar suas armas em um caminhão, suas bagagens em outro e eu tenho que acompanhá-los até nossa base, onde uma sala foi montada para os atletas que esperam por seu transporte, neste caso um ônibus que os levará a Châteauroux às 13h. No caminho de volta, a delegação eslovena com uma nadadora, judocas femininas, duas ciclistas e treinadores chegou, aguardada por um auxiliar da embaixada. (...) Na sequência, depois de achar um treinador da equipe de tênis colombiana que levo para o táxi dele, acompanho outros 3 jornalistas espanhóis e um treinador de Luxemburgo até os ônibus deles, todos muito amigáveis. Um brasileiro, que perdeu sua bagagem ontem, volta para tentar recuperá-la e eu puxo conversa em português, mas Issam cuida dele enquanto recebo dois jornalistas dinamarqueses muito sorridentes. (...) Por fim, acompanho os dinamarqueses aos ônibus dedicados ao transporte para as instalações olímpicas. Deixo o rádio que tinha esquecido de devolver a Issam na recepção do Terminal F, belisco um pouco na base e volto tranquilamente de trem.

25 de julho - Ah, eu não contei para vocês... Ontem, no final do dia, pedi para adicionar mais dois dias de trabalho, o primeiro hoje. (...) Ao me posicionar na sala de bagagem, funciono como um elétron livre e tenho a chance de cuidar de algumas pessoas da Tailândia, de uma jornalista da Associated Press e suas bagagens enormes cuja eu acelerei a entrega, uma amigável jogadora sul-africana de Rugby a 7 e 3 membros da equipe Honduras Wrestling, todos os quais deixo aos cuidados dos responsáveis do transporte para encontrar uma maneira de chegarem ao seu destino. (...) Três aviões de Istambul, Dublin e Frankfurt finalmente chegaram quase juntos, carregados com muitas delegações, algumas ainda não guiadas, entre as quais vi as do Uzbequistão, Cazaquistão, Armênia, Porto Rico, Curdistão e Azerbaijão que meus colegas da sala de bagagem estavam cuidando. De minha parte, ajudo o ajudante do Ministro do Esporte do Tajiquistão a ir ao escritório de credenciamento, uma delegação do Irã que não tem as suas, a equipe de levantamento de peso do Bahrein com suas muitas malas e a assistente alemão do presidente da Federação Internacional de Pentatlo Moderno. (...) Antes de ir para casa, quando devolvo meu crachá vermelho, peço para substituir todos os meus horários das 7h pelos das 5h, onde você tem mais chances, mas nenhuma certeza de fazer parte da equipe desde o início do dia com uma função definida, um meio de comunicação e as listas de previsões de chegada, o que é praticamente impossível para quem chega duas horas depois. Veremos o resultado deste pedido. Próximo episódio no 29 de julho".

Essas são, portanto, as ricas participações de um quase brasileiro e muito bauruense, o querido Eric Schmitt, este intrépido e sempre ativo francês, felizmente radicado aqui na Terra do Sanduíche e a nos propiciar - suas fotos são sempre sensacionais - um algo mais. Ele, como se vê, não espera as coisas, vai atrás e delas participa, ao seu modo e jeito. Vibro muito com seus relatos e assim concluo algo prometido a ele lá atrás, quando de nosso último encontro, o de querer muito escrever e descrever essa sua mais nova vivência de vida. 

Nenhum comentário: