sábado, 27 de julho de 2024

CARTAS (231)


COMO NÃO TENHO BOLA DE CRISTAL, ERRO MUITO...
Ontem escrevinhava por aqui, neste meu cantinho, escritos de minhas ideias, algumas desvairadas, outras nem tanto. O homem começou o dia dando risadas e achei estava se livrando de algumas amarras a atormentá-lo, mas não, ele estava rindo, pois estava se entrelaçando mais e mais naquilo que o punha perdido. Parece ter gostado de fazer o que faz, das companhias agora conquistadas e dos arranjos que agora o sustentam. Isso é da vida. Tem coisas pelas quais a gente se arrependerá em muito, muitas num curto espaço de tempo, outras nem tanto. Tem quem pegue gosto por tramas e enroscos dessa natureza, move sua vida e, se perceber, a atravancam. Sabem de quem escrevo. Sim, dele mesmo, Clodoaldo Gazzetta, agora investido oficialmente como pré-candidato da tal da Federação partidária (PT, PV e PCdoB) e mais que isso, tendo como vice a moça lá do Mary Dota, Rosana Pollato, dizem, pessoa da mais alta confiança do ex-prefeito Rodrigo Agostinho. Achava que os dois não estavam se bicando (Rodrigo e Gazzetta), mas isso também pouco importa em política, pois o que é hoje, amanhã não o é mais. Assusta só a gente como eu, ainda tentando tocar a vida dentro de padrões inquebrantáveis, diria mesmo, seguidor de ideologias exóticas. Para os demais, tudo o mais é normal.

Escolheram para selar o acordo definitivo o palco, picadeiro montado pelo único jornal da cidade, nosso JC e lá, com a anuência, espécie de lugar dando seriedade para o que estava em curso. Juntaram todos os que concordavam com o tal insólito acordo. Tentaram até chamar para a foto o presidente do PT, este desacordando desde sempre com tudo o que foi feito, sendo deixado à parte, mas neste momento, com ele na foto, uma real possibilidade de demonstrar um algo mais. Ele, sacou a coisa e pulou fora. Desejou sorte, mas preferiu se manter a distância. Para não ficar feio, os organizadores do regabofe disseram ele não estar presente por estar naquele momento em outro inadiável comprimisso. Que é uma mentirinha há mais ou a menos neste momento, diante de tudo o que já foi feito? Representa pouco, mas para o ainda presidente do PT representa muito não estar ali. Os presentes na foto divulgada sabem disso e a divulgam assim mesmo, sorridentes, como mais um passo dado. Sabem todos estar a pisar em ovos, mas quando tudo tem um começo, precisa ter também meio e fim. Este o fim encontrado, agora trazendo junto o PSB, Rosana e Rodrigo. Mas, e a militância petista, aquela que, até agora bradava dizendo ter tudo ocorrido num inquestionável golpe?

Escrevo mais um bocadinho só. O estrago está consumado e agora, para desfazê-lo só mesmo uma força sobrenatural. Pelo visto, no momento, ela não existe. Mudaram tudo ao bel prazer, até a data da convenção de homologação dos nomes, transferindo-a para véspera de feriado, contraiando interesse de muitos, viagens já programadas, mas isso é café pequeno. O que vale é o acordão, agora já nas ruas e correndo de boca em boca. Podem querer grudar tudo no que fizeram, menos a cidade estar diante de um agrupamento grandioso dentro do que gostam de dizer "campo democrático". Disso passam longe, sabem disso, mas fingirão ser os salvadores da pátria. Na verdade, pela resistência que tiveram e terão, representarão sempre e sempre o atraso, um passo mais no lodaçal, espécie de areia movediça, bem usual quando se vê quem encabeça e quem dela participa. Nada é perfeito, nada sai mesmo como queremos, isso é da vida. Um dia se perde, outro também e em algumas poucas vezes, sorrimos contentes, nos outros seguimos remando, lutando e esgrimando, pois desistir não faz parte da maioria dos que lutam ideologicamente, isso nos tantos rincões mundo afora.

Se me pertguntarem o que acho, respondo de bate pronto: Ficou uma nhaca. Isso, creio eu, já foi devidamente explicado por mim, pelo menos como enxergo o que está em curso. Ontem mesmo escrevi sobre Gazzetta ser o menos culpado e cravei quem acredito ser o atravancador de qualquer tipo de avanço, onde o ideal realmente petista possa vingar. Continuarei pensando desta forma e jeito. Se o negócio é não desistir, cravo desde já, isso não ocorrerá, pois onde milito, estão neste momento a juntar os cacos e construindo algo para continuar na lida e luta. Eu não riria disso tudo - ainda mais neste momento -, pois sei que, risos amarelos fizeram parte de muita coisa errada ao longo de nossa história. Lamentaremos mais este passo em falso, mas se é o que está irremediavelmente consolidado, lutaremos até o fim para que, ao menos, esteja escancarado o que fizeram, com que interesses expostos, buscando, afinal, o que como resultado? Não quero minar nada, mas descrever a realidade dos fatos se faz necessário e disso, tenham certeza, aqui estarei, dia após dia, relatando algo mais disso tudo, ao meu modo e jeito, errando e acertando, sem bola de cristal, errando mais que acertando, mas não se desviando de uma trilha seguida desde muito tempo, ao lado de bravos guerreiros, com os quais tenho o maior orgulho de estar juntos. Eu, já me juntei ao longo da vida ao lado de muita coisa pela qual me envergonhei e se possível, caminho sem me envergonhar por onde já pisei. Hoje, novamente, a certeza de que lutando, mesmo em desvantagem e sem se utilizar de armas não convencionais, sigo meu caminho, de cabeça sempre erguida, dormindo tranquilamente em meu surrado travesseiro. Vida que segue.

CASALDÁLIGA CITADO NUMA NOVELA DA GLOBO - TEMPO QUE TINHA ORGULHO DE RELIGIOSOS
https://www.facebook.com/claudiocjpa/posts/pfbid02oXYScTyjo35m47NygTMoAtfrPoEnTeuEX8QbBffnJsbWqaF8oYybe15Z1rxmspydl
Que lindo! Me emocionei! Frase de Dom Pedro Casaldáliga em novela emociona o Brasil.
O bispo poeta do Araguaia ganhou vida nas palavras do personagem interpretado por Irandhir Santos e gerou comoção nas redes sociais.

ESSA É PRA QUEM DIZ NÃO PRECISAR DE ARTISTAS, POR ZÉLIA DUNCAN, NA TV BRASIL
"Você não precisa de artistas?/ Então me devolve os momentos bons./ Os versos roubados de nós".
Zélia Duncan declama seu poema "Vida em Branco".

COMEÇOU AS OLIMPÍADAS

Nenhum comentário: