quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

FRASES (252)


MEU TIO CASSIANO ERA O ADONIRAN EM PESSOA
Durante toda minha infância convivi, entre as idas e vindas de Bauru/São Paulo com um querido tio de meu pai, Cassiano Leme, este sosia de Adoniran Barbosa. Cara de um focinho do outro. A bruta semelhança se dava em tudo, inclusive na vestimenta. Só vim a me dar conta muito tempo depois. Na época, criança, gostava muito da convivência com ele. Hoje, vejo nos seus ternos, todos uns tantos amarrotados, nos gestos e pelas fotos, como essa, o Cassiano/Adoniran diante de mim. Ele vinha pra Bauru de trem. Lembro de ir com meu pai buscá-lo na estação, ficando hospedado na casa de minha avó Maria e do seu jeito, bem característico de um tipo popular de paulistano da época. Lembro bem, morava no bairro de Jaçanã, outra bruta semelhança com Adoniran e a música Trem das Onze. Quando vi essa foto do Adoniran circulando no Facebook, esse negócio da semelhança voltou com grande força. Procurei foto do tio Cassiano. Queria muito postar junto dessa, mas não encontrei. Devem ter desaparecido nas tantas enchentes ali na casa de meus pais, beira do rio Bauru. Não tendo nenhuma, guardo essa, pois ao olhar para a belezura da pose do saudoso Adoniran, estou diante de meu tio. Hoje bateu bruta saudade de ambos, pois adoro toda a obra do cantante e só de ouví-lo, inevitável lembrar do tio Cassiano.

SANTOS DUMONT, PELO TRAÇO DE FORTUNATO
O primeiro livro lido no mês de dezembro de 2024 HPA


DALTON SE FOI FISICAMENTE, AOS 99 ANOS
Dalton Trevisan (1925-2024).
Nome de referência da literatura brasileira, Dalton Trevisan morreu hoje, aos 99. Famoso por seus livros de contos, principalmente “O Vampiro de Curitiba” (1965), e por viver em reclusão há décadas, Trevisan venceu os principais prêmios da literatura, incluindo o Prêmio Camões, considerado o mais importante da língua portuguesa. Na foto, o jovem Dalton Trevisan em 1946, aos 21 anos.
Veja mais em:
Semióticas – Trevisan vence Camões
https://semioticas1.blogspot.com/.../trevisan-vence...
O blog Semióticas está on-line em:
https://semioticas1.blogspot.com/
Bluesky / Semióticas
https://bit.ly/3XavztG
Pinterest / Semióticas
http://bit.ly/2VEyn3z
Tumblr / Semióticas
http://bit.ly/2W2mpiL

DEMORANDO PARA A TOMADA DE ATITUDE, AMANHÃ SERÁ TARDE DEMAIS
Gente, a força exercida pela ultradireita hoje no contexto mundial está cada vez maior e, segundo se observa, a tendência é piorar, ou seja, eles aumentarão seu domínio. No caso brasileiro, vejo a instabilidade como é tratada a penalização e prisão de Bolsonaro e os seus, todos os golpistas, que quase executaram o assassinato de Lula, Alckmin e Moraes. A punição teria que ser exemplar e imediata. Não o foi. E pelo visto, não mais ocorrerá. A cada nova descoberta sobre o descalabro do que é este ser ignóbil e criminoso, o Seu Jair, a primeira coisa que se aventa é que a prisão ocorrerá. O tempa passa e nada acontece. Jogam para a frente e cheios de dedos, os caras que nos golpearam, continuam soltos, aprontando das suas e somente alguns dias depois, já exigindo novamente anistia para tudo o que fizeram. Isso não é diferente do que ocorre nos EUA. Lá Trump esteve encralacrado com diversos processos, que diziam, o levariam para a prisão. Não levou. Ele conseguiu empurrar todos com a barriga e agora reeleito, certamente, nem mais será ouvido. A perversidade venceu e sobrepujou a própria Justiça, que se conteve, se apequenou e acuada, resignada, parece no caso dos EUA estar já a serviço do que virá. Aqui, se o mesmo não acontece, está bem perto disso. Vejo Alexandre de Moraes fazendo de tudo para enjaular os golpistas, mas na sequência, os que de fato deveriam fazer o algo a mais, estes parece, pisando em ovos e com medo de futuras consequências, se amedrontam e nada fazem. Este impasse é o retrato mais preciso do momento atual, sem tirar nem por. Se a própria Justiça, que deveria estar acima disso tudo, não faz o que já deveria ter sido feito, creio eu, perdemos este jogo - ou estamos bem pertos disso. Os caras da ultradireita venceram mais essa e as perspectivas, segundo vejo, são as piores possíveis, pois deixando impunes estes criminosos todos, eles continuarão aprontando das suas e como lá nos EUA, chegará o dia em que tomarão novamente o poder. Daí, será tarde demais pra se tomar alguma atitude, pois a vaca já terá ido para o brejo.

Nenhum comentário: