quarta-feira, 23 de abril de 2008

UM COMENTÁRIO QUALQUER (11)
SALVE SÃO JORGE
Se existe um santo que venero esse é São Jorge. Não porque eu seja corintiano (ou até por causa disso), mas por tudo o que ele representa. Hoje é seu dia e fico sabendo que a igreja católica, tão mal representada pelo atual papa, o Ratzinger, parece que resolveu decretar ("e deu como aberto em decreto", como dizia Gonzaguinha) que esse não é mais santo. Não é santo para ele, pois para mim é um dos únicos com pedigree (santo tem disso?) para tanto. Viva São Jorge, o santo guerreiro (é disso que estamos precisando e necessitando de vez em quando). Salve, Jorge!

Em tempo: a foto não é minha. Fiz um Gilete Press, mas cito a fonte: http://www.butecodoedu.blogspot.com/ (outro venerador do dito santo).

2 comentários:

Anônimo disse...

Salve Henrique,

Concordo contigo, é disso que precisamos, de guerreiros, seja Jorge ou Ogum, ou até mesmo Oxosse, com quem é sincretizado na Bahia.
Não estou sabendo que o atual papa cassou o santo, sei que em 1969, o papa Paulo IV reformou o calendário litúrgico da igreja católica, e declarou o culto opcional aos santos para os quais não tinham comprovantes históricos que existiram realmente, em carne e osso.
Mas, na minha opinião, o que importa é seguinte, de tanto ser adorado coletivamente, tenha existido de carne e osso ou não, agora existe e é muito presente na vida de milhares de pessoas, no Brasil e no mundo, pois é patrono da Inglaterra, Portugal, Lituânia, Geórgia e Catalunha. Então:

SALVE JORGE!

AXÉ,

Ricardo Barreira

Anônimo disse...

Concordo com vc, meu querido amigo, em gênero, número e grau. O Bento XVI é muito mais conservador que o anterior, João Paulo II, não levando em consideração a fé que move o povo católico em relação a São Jorge. Tanto que no Rio de Janeiro eles fazem questão de decretar feriado no dia do "Padroeiro". Agora se você me permite fazer uma brincadeira com uma coisa séria, o pior, meu caro Henrique, para voce que é corintiano é que além do teu time ser rebaixado, os torcedores conseguiram derrubar São Jorge na 'Fazendinha', pode? Grande abraço, Axé!

Ademir Elias