domingo, 13 de abril de 2008

UMA ALFINETADA (25)
O OSSO DE GALINHA SENDO VENDIDO POR DE DINOSSAURO

Quando me perguntam sobre o que mais gosto de escrever por aqui, sou claro: prefiro algo sobre minha cidade, Bauru ou mesmo fatos da região. Estamos muito mais próximos dos fatos do nosso dia-a-dia, porém, existem momentos em que não podemos (nem devemos)nos furtar a comentar fatos nacionais e até os internacionais. Tenho comigo, que para isso existem os grandes órgãos da imprensa e que algo local deveria ser utilizado para os fatos daqui. Porém, a inquietude me move e não consigo demonstrar indiferença quando noto uma clara demonstração de que algo não anda tão normal assim, principalmente no que a dita "grande imprensa tupiniquim" tenta nos passar como verdade absoluta e inquestionável. O grande mal do leitor dos tempos atuais é que, mesmo com toda uma ampla possibilidade de informação, continuamos acreditando e dizendo amém para os mesmos órgãos de imprensa, representantes de interesses ocultos (alguns até inconfessáveis). Qualquer pessoa pode imaginar como nossa sociedade será muito mais consciente se a Globo, Folha SP, Veja, Estadão se dedicassem a mostrar e discutir o que é importante para a educação de uma população, além do entretenimento e da via fácil do establisment. Eles continuam a nos enganar e a grande maioria continua acreditando neles. Uma pena!
Posso dar infinitos exemplos disso (já os dei muitos aqui). Ouço por aí que não entendem porque faço a defesa do Lula e do atual Governo. É simples. Tenho memória, relembro muito bem como o Brasil era instável no período FHC (alguém contesta isso? Vivíamos de pires na mão). Só mesmo alguém com pouca informação ou mal intencionado para continuar afirmando que o país de hoje não é infinitamente melhor do que o de antes. Isso são fatos facilmente comprovados. Mesmo assim, a imprensa nega isso, sonega informações e coloca num altar os que durante anos cravaram uma estaca no coração do progresso brasileiro. Hoje, pregam a volta desse passado. É isso que não concordo. Se defendo Lula é só porque seu governo, com todos os defeitos olha para as camadas menos favorecidas (a grande massa) e isso perturba, assusta. O pobre precisa ter vez e quando alguém quer fazer algo por ele, recebe paú nas ancas.

O fato do momento, a CPI dos Cartões Corporativos é via de mão única, para os opositores. A mídia consome papel, energia e tempo tentando descobrir quem produziu um tal de Dossiê FHC (leiam o que foi comprado naquele período com cartão corporativo no http://www.horadopovo.com.br/) e não agiu da mesma forma quando do gasto com a tapioca. Quando o assunto é pegar Lula, fazem de tudo, não medem esforços e são os mais perspicazes possíveis. O mesmo não acontece quando se relaciona ao governo anterior, FHC, que da mesma forma, ou até em quantidade maior, fez uma festa com a despesas dos cartões corporativos. É fácil desmontar o teatrinho montado agora. Um senador, Alvaro Dias, do PSDB divulgou o dossiê, vazou as informações e ele, na qualidade de atravessador é quem tem que esclarecer os motivos para proceder dessa forma. Para mim está claro: tudo foi montado para atingir a pré-candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef. Um complô, só isso. Felizmente, vai dar com os burros n'água. Enquanto prevalecer e não interessar o "quem vazou, mas quem fez", patinaremos. O grande fato é que a CPI dos Cartões Coporativos, criada para investigar os gastos da turma do Lula, está deixando os tucanos em polvorosa, pois está cada vez mais voltada para os gastos do período FHC. é consenso que os tucanos não metiam a mão nos próprios bolsos para nada, nem para idas ao cinema, zoológicos, boutiques, etc. O casal FHC deve explicações, iguais ao do pessoal do Lula. E por que só exigem isso de Lula? Só não entende quem não quer...


Henrique Perazzi de Aquino, 47 anos, denunciando a mistura entre política rasteira e mau jornalismo, aquela que sempre resulta numa trama rocambolesca, que felizmente se esvai com as águas de março.
Em tempo: A ilustração é do Samuca e foi gilleteada do www.chargeonline.com.br

4 comentários:

Anônimo disse...

Não concordo completamente com a defesa do governo Lula; se o PT fosse oposição, estaria descendo o pau, mas tudo bem. A política econômica tira muito mais dos pobres do que as políticas sociais distribuem para eles. Mas de resto, concordo com tudo. O que a imprensa fez com a Dilma é uma coisa ridícula, ridícula, ridícula. Patética. Como disse um amigo meu, "vão acabar descobrindo que foi ela quem matou a Isabella".
SONINHA FRANCINE - SP

Anônimo disse...

valeu o artigo , a luta é dura mas assim era tbém contra a Ditadura !!
Marcelo Cavinatto - Barra Bonita

Anônimo disse...

Olho a coisa por um viés Freudeano. Embora não morra de amores pelo Lula (Fidel declarou no Gramma que tinha esperanças, mas que agora o Lula aderiu ao Império" ) analiso-o como um estereótipo de anti-herói. Ele é o anti-herói deficiente físico, o anti-herói pau-de-arara, o anti-herói "grupo escolar", o anti-herói bêbedo, etc., etc., que chegou lá. Isso mata de raiva PHD's que, obssessiva e compulsoriamente, se auto-aplicam uma das carapuças acima.Talvez o ranço maior seja pelo fato do Lula compor um quadro também de anti-herói pobre. Quando me formei , um professor elitista carioca pobre de espírito advertia; Junta-te aos pobres e serás um deles! Para mim, ele é um grande malabarista político espécie de Richelieu moderno, que consegue ,ao mesmo tempo abanar o churrasco dos graúdos(atente-se para o ganhos dos bancos!) e o dos "descamisados" .Claro que bolsa família é distribuição de renda! Claro que os pobres estão afinal comendo! Todavia, o Senhor de engenho quer mesmo é ver o escravo se ralar. Ou não? Que papo é esse de 3 refeições diárias, pensam eles ? Então a equação ficou assim: antes só os ricos viviam; os pobres sobreviviam. Hoje os ricos nadam de braçada e os pobres, ao menos, têm refeições decentes. E la nave va. É ou não ? Um abraço.
RBertoti

Anônimo disse...

Grande, Henrique, tudo azul? Espero que sim!

Acabei de ler essa sua alfinetada... leio os jornais da Cidade e Folha todas as manhãs e confesso que minha úlcera lateja. Busco informações importantes, mas para achá-las, é preciso fuçar na lama das coisas inúteis.
Ninguém fica sabendo de coisas, como a visita do Suplicy ao Iraque divulgando o Renda Cidadã, o abuso de uma menor de idade por parte dos Camarinha (pai e filho, ex-prefeito e deputado, juntos!) em Marília, a inauguração de uma Embrapa na África, etc.
Sem contar a manipulação, a busca pela catarse sem-fim, pelo incrível, pelo último grito, o mais recente estardalhaço crucial (para aquela edição). Se o povo é o "inventa-línguas", como dizia o Caetano, a mídia é o "inventa-crises". É o P.I.G. como bem usa o Paulo Henrique Amorim (que inclusive dias atrás foi "expulso" da página principal do Ig).
A mídia do estilo Veja, Estadão, Globo e agora Record com seu estilo Pentecostal-AntiGlobal-AntiCatólica-AntiUmbandista-PróGrana é também um fiasco.
Só nos restam os livros e revistas como a Caros Amigos e Carta Capital... e os blogues, claro!
Abração!
Wellington