sábado, 21 de junho de 2008

UMA MÚSICA (26)

FEIJOADA COMPLETA - CHICO BUARQUE DE HOLLANDA



Chico é amor antigo. Tenho quase todos os seus antigos discos. Todos mesmo, os famosos bolachões, os LPs, dos quais não me desfaço. Escrever ouvindo Chico é uma de minhas distrações preferidas. Ajuda bastante e além de ficar cantando junto (algo que faço somente na reclusão do meu mafuá), é ótima fonte de inspiração. Esse LP é dos anos 80 e hoje, com o friozinho que faz lá fora, cai de boca numa suculenta feijoada (não tão completa como a da música). A lembrança da música e letra do Chico foram inevitáveis. Confira a receita da feijoada de Chico Buarque de Hollanda:

Mulher, você vai gostar/ Tô levando uns amigos pra conversar/ Eles vão com uma fome que nem me contem/ Eles vão com uma sede de anteontem/ Salta cerveja estupidamente gelada prum batalhão/ E vamos botar água no feijão.
Mulher, não vá se afobar/ Não tem que pôr a mesa, nem dar lugar/ Põe os pratos no chão e o chão tá posto/ E prepare as linguiças pro tira-gosto/ Uca, açúcar, cumbuca de gelo e limão/ E vamos botar água no feijão.
Mulher, você vai fritar/ Um montão de torresmo, pra acompanhar/ Arroz branco, farofa e a malagueta/ A laranja bahia, ou da seleta/ Joga o paio, carne-seca, toucinho no caldeirão/ E vamos botar água no feijão.
Mulher, depois de salgar/ Faça um bom refogado que é pra engrossar/ Aproveite a gordura da frigideira/ Pra melhor temperar a couve mineira/ Diz que tá dura, pendura a fatura no nosso irmão/ E vamos botar água no feijão.

Nenhum comentário: