segunda-feira, 18 de agosto de 2008

CENA BAURUENSE (04)
O CREDENCIAMENTO DO BAURU CHIC
O sanduíche Bauru continua fazendo história, daquelas que rendem um papo alongado. Na última sexta tivemos a sexta casa credenciada, como propagadora da receita original do famoso sanduíche, o que leva o nome dessa cidade mundo afora. O bar BAURU CHIC, localizado atrás do Bauru Shopping tem a cara de Bauru e já era mais do merecedor de fazer parte desse seleto time. Sempre fez juz a ter seu estabelecimento no rol dos que fazem o famoso sanduíche da forma adequada. Estive por lá, junto com o time de batalhadoras do Comtur - Conselho Municipal de Turismo (todas de preto, lindas e reluzentes) e fizemos uma bela homenagem para um divulgador de Bauru, o proprietário Egberto Cavariani.
A casa é linda, aconchegante e de um bom gosto muito grande. Tem Bauru por todos os lados e poros. Para qualquer lado que se tente olhar, lá está um pedacinho da cidade, exposta, num momento de júbilo e contentamento. Egberto não se limita aos bauruenses que ele acredita merecedores de estarem entre os divulgadores de Bauru. Quem conhecer algum, tiver algo interessante, basta levar até ele e estará na galeria da fama, ou melhor, nas paredes do bar. Vou citar somente alguns, como dona Eni Cesarino, Zimbo Trio, Toninho Guerreiro, Mauro Rasi e um certo Pelé. Logo acima do lugar onde foi decerrada a placa, algo inusitado, em cima da porta do sanitário, duas placas, lado a lado, como se amigos fossem, os escudos do Noroeste e do BAC. Registrei o fato. Pelo menos ali, na homenagem, estão como sempre deveriam estar, um do ladinho do outro, como irmãos.

O Bauru Chic tem uma cozinha requintada, atendimento diferenciado (umas meninas atenciosas até por demais), um Egberto boa praça, um preço convidativo, 100% bauruense e souveniers para dar e vender. Se me perguntarem que foi a pessoa que mais se destacou naquela noite, respondo de bate pronto, sem pestanejar: não foi nenhuma autoridade, foi a morena, garçonete chefe da casa, de uma simpatia de fechar o comércio (ou melhor, de abrir as portas e atrair clientela). Não precisa mais nada. Ainda mais agora, que mais um documento está lá fixado em suas paredes: Credenciado, carimbado e registrado como bauruense da gema, mestre no ofício de construir um sanduba de qualidade. Casimiro Pinto Neto, o criador, observou tudo e com certeza, aprovou. Bauru Chic é chique pra dedéu, sem perder um jeitão interiorano, nossa cara.

3 comentários:

Anônimo disse...

POR QUE NINGUÉM FALOU NADA DISSO NOS DOIS JORNAIS DE BAURU, NEM NAS RÁDIOS, MUITO MENOS NAS TVS?
ESSE CREDENCIAMENTO MERECE UM DESTAQUE MAIOR.
OUVI FALAR QUE EXISTE UM SITE SOBRE O SANDUÍCHE BAURU, VOCÊ TERIA PARA ME PASSAR?
MUITO BOM, VIU.
FRANCISCO - O DITO

Mafuá do HPA disse...

caro Dito (mesmo não sabendo quem possa ser):

o site do sanduícheeu havia informado no texto de Memória Oral sobre o Sanduíche, o DOCG Bauru, mas vai novamente aqui:

http://www.sanduiche.baurusp.com.br

Viaje por lá e aqui também.
abracitos do mafuento
HPA

Anônimo disse...

Olá Henrique!
Gostei muito do que você escreveu no seu blog.
Muito obrigado pelo carinho. São atitudes como a sua que me leva a continuar promovendo a cultura bauruense.
Aproveito para te mandar a foto da morena baiana que vc adorou.
Abraços,
Egberto.