sábado, 16 de agosto de 2008

DICA DE LEITURA (23)

REVISTA DE HISTÓRIA DA BIBLIOTECA NACIONAL
Sou um inveterado devorador de papéis. Colecionador de cupins e traças. Eles adoram meu mafuá, vivem maravilhosamente dentro dessa organizada bagunça. Cada vez vou juntando mais coisas e cada vez chega mais. Quase nada sai. Algo que gosto muito são minhas revistas de História (principalmente as de História do Brasil).

Durante um certo tempo, ou enquanto sairam nas bancas, colecionei a denominada NOSSA HISTÓRIA. Foram 38 edições, aproximadamente 4 anos e um primor de edição, com um requinte nunca visto em revistas temáticas. Começou a ser editada pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, tendo como editor o Luciano Figueiredo. Ocorre uma divisão e a revista se divide, isso quando estava consolidada e bem aceita pelo público. Passa a não ser mais editada pelos antigos editores e continua com nova direção, editada por Cristiane Costa. Continuou boa até o fim, quando laconicamente se despedem do público, dizendo já terem cumprido o seu papel. Uma pena!

Quem continua é a Revista de História da Biblioteca Nacional, com um padrão quase idêntico. Eles ainda não alcançaram o primor da primeira, mas estão chegando lá, com patrocínios públicos, como o apoio incondicional da Petrobrás. A revista passa a ser editada pela SABIN - Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional. Luciano Figueiredo continua no comando e ela adentra esse mafuá todo santo mês. Mês passado fez um dossiê muito interessante com o tema "Bandeirantes - O outro lado do mito" e nesse, o tema é "Getúlio Vargas". Quem não conhece, primeiro entrem no site (http://www.revistadehistória.com.br/), depois comprem a edição de papel, pois se forem como esse aqui, que ainda não consegue ler textos longos pelo computador, nada como ter a revista nas mãos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Henricão
Eu também tenho todos os números da Nossa História. A Revista de História é boa, mas não é a mesma coisa. Prefiro a que acabou.
Rosângela