domingo, 10 de agosto de 2008

CENA BAURUENSE (2)
REVELANDO SÃO PAULO - ENTRE RIOS E TRILHOS, NO SAMBÓDROMO
Para quem desconheça o que venha a ser isso, esse lindo projeto realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, produzido pela Abaçaí Cultura e Arte, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, é a possibilidade viva de contato com a verdadeira cultura popular, expressada de forma magnífica lá no Sambódromo, de quinta a hoje, domingo, 10/08. O evento tem como papel principal promover a inclusão cultural e a valorização de talentos. A grandiosidade do evento é que todo o espaço do Sambódromo, que não é pequeno, foi todo ocupado, com stands, tendo culinária e artesanato de todos os rincões do estado de SP. Um imenso palco, com parte coberta e shows ininterruptos, das mais diferentes regiões do nosso estado. Circular por lá foi de uma riqueza sem igual. Para os que alegam que foi mal divulgado, posso até concordar, mas eu, ouvi no rádio, vi na TV e li no jornal. Quando estou interessado em algo diferente, do meu agrado, não me limito a grandes propagandas. Bastou uma vez, me dá um clik e me ligo no assunto. O tema me deixou ligado desde o início e praticamente me "arranchei" por lá desde a última quinta. E não me arrependi. Engordei.

Tudo começou com a chegada da imagem da padroeira missionária de Nª Sª Aparecida, com carreata e missionários a pé. Para quem conhece o Sambódromo e esteve por lá, sabe que a transformação foi imensa e saudável. Uma adaptação rápida e eficiente para a culinária foi feita num tempo recorde, sendo instalados cozinhas para comidas típicas como galinhada, frango rojão, tainha, bolinhos capira, marmelada de Dois Córregos, doces de Indaiatuba, suã no fogão de lenha, frutos do mar, etc e etc. Comida para todos os gostos e sabores. O mesmo com o artesanato. Incrível o poder de concentração e de manifestação desse estado, nas suas mais ricas manifestações ali expressadas. Fico impressionado com as possibilidades desse nosso interiorzão. E no palco principal, uma novidade atrás da outra. Vi de tudo, desde folia de reis, catira, bandas, danças típicas, grupos folclóricos, etc. A festa continua rolando hoje, tanto que ando sem muito tempo para escrever sobre tudo o que ando presenciando por lá. Dei uma escapada para publicar isso aqui e volto correndo para presenciar o último dia. O lado negatico foi a chuva, de quem não podemos reclamar, pois estava em falta conosco. No mais, está sendo uma festa e tanto. Nesse final de semana não teve para mais ninguém. Considero desde já o melhor evento do aniversário da cidade. Merece um repeteco todo ano. Quem perdeu pode começar a chupar o dedo. Volto a mostrar o que foi aquilo tudo...

Nenhum comentário: