sexta-feira, 15 de agosto de 2008

FRASES DE UM LIVRO JÁ LIDO (16)
FEBEAPÁ 1 - STANISLAW PONTE PRETA (SÉRGIO PORTO)
Eu revirei o mafuá todo até encontrar a informação que queria: quando terminei de ler, pela primeira vez o FEBEAPÁ 1 (1º Festival de besteira que assola o país). Achei o que queria. O livro que ainda tenho é da extinta editôra Círculo do Livro (quem não comprava livros deles? Ainda tenho muitos capas duras por aqui). A edição é de 1979, comprei e li no mesmo ano. Tinha 19 anos. Resolvi a equação, está na minha estante há exatos 29 anos. O livro, nem precisa dizer, está mais atual que nunca.

Criador de Tia Zulmira, Rosamundo e Primo Altamirando, foi com seu FEBEAPÁ, lançado em plena vigência da Redentora, apelido do golpe militar de 1964, que ele alcançou seu grande sucesso. Stanislaw afirmava ser difícil precisar o dia em que as besteiras começaram a assolar o Brasil, mas disse ter notado um alastramento desse festival depois que uma inspetora de ensino no interior de São Paulo, portanto uma senhora de nível intelectual mais elevado pouquinha coisa, ao saber que o filho tirara zero numa prova de matemática, embora sabendo tratar-se de um debilóide, não vacilou em apontar às autoridades o professor da criança como perigoso agente comunista. A partir daí, a enxurrada não parou mais e de vivo fosse, teria farto material hoje em dia.

As frases se encaixam como luvas no FEBEAPÁ dos dias atuais. Reproduzo algumas:
- "A maior inflação nacional é a de estupidez".
- De um vereador paranaense: "O mal não reside nas figuras femininas, mas no coração de quem vê nelas o lado imoral. Eu, por exemplo, seria capaz de olhar a foto de minha mãe nua e não sentiria a menor reação".
- Da deputada Conceição da Costa Neves: "A Arena, se quizer, pode cassar o meu mandato e fazer dele supositório paraquem estiver precisando".
- "Ficava balançando a cabeça, que nem amante de plantão quando quer negar que teve um caso com certa senhora, mas ao mesmo tempo quer que a suspeita fique bem positivada".
- "O falecido pode morrer à hora que for, que ficará estirado na calçada, exposto à curiosidade pública, porque as autoridades policiais só vão aparecer depois que o caso já caminhou para o perigoso terreno da galhofa e o falecido já goza da intimidade dos que passam".
- "Ao atingir a puberdade, Batalha já era tão feio que - francamente - eu estava vendo a hora que ele ia acabar presidente da República".
- "Peixoto fez-se sério como um Ministro de Estado quando vai à TV embromar o eleitorado".
- "O panorama era mais monótono que itinerário de elevador".
- "Tudo o que é festa de grã-fino é para dar renda para exepcionais, pois ninguém é mais exepcional do que um grã-fino".
- "No Brasil, geralmente, quando um camarada chega a um posto governamental, acha logo que todos os problemas estão resolvidos, sem perceber que - ao ocopar o posto - os problemas que ele resolveu foram os dele e não os do país".
- "Certos padres que pedem para Deus, estão pedindo para dois".

Nenhum comentário: