quarta-feira, 26 de novembro de 2008

BAURU POR AÍ (08)

PRESERVAÇÃO FERROVIÁRIA DE BAURU EM DESTAQUE
O tema da Preservação Ferroviária me é muito grato. Em primeiro lugar, pelos laços familiares. Meu avô, na Noroeste do Brasil e meu pai, na FEPASA, trabalharam uma vida toda dentro da ferrovia. Anos depois, fiz a escola profissionalizante da Noroeste e hoje atuo na Secretaria Municipal de Cultura, coordenando os projetos ligados a questão de preservação dos imóveis, do restauro de composições e do passeio turístico férreo patrocinado pelo projeto Ferrovia para Todos. Vivencio esse tema todos os dias e não nego, ele é por demais apaixonante. Além de contagiante.

Bauru vive uma situação privilegiada em relação a maioria das cidades brasileiras. Possuímos, em decorrência do famoso entroncamento, uma situação sui-generis. Edificações férreas, tanto administrativas, como as construções para seus operários estão por todos os lados da cidade. Resgatar e manter isso tudo é algo grandioso e dispendioso. Pelo mesmo motivo, após a privatização, permaneceram por aqui muitos carros ferroviários, vários deles sob a guarda do setor público. Um dos mais importantes Museus Ferroviários brasileiros está localizado em nossa cidade e sempre foi e será pólo aglutinador de grande interesse. A Prefeitura Municipal mantém acesa a chama que permeia isso tudo com a manutenção do Projeto Ferrovia para Todos, propiciando o restauro, manutenção e passeios de cunho turístico ferroviário. Tudo isso não é pouco.

O trabalho sempre foi feito dentro das possibilidades e das viabilidades. O projeto quando da abertura possibilitou o restauro da locomotiva, um carro de passageiros e um administrativo. Essa administração deu continuidade e restaurou mais um carro de passageiros, fez parceria com o Governo do Estado para restauro dos três carros instalados no Poupatempo e o de um meio carro instalado na área interna do museu. De passeios inicialmente mais espaçados, aumentamos sua freqüência e só nesse primeiro semestre batemos todos os recordes de pessoas a efetuarem o famoso passeio. Muito mais será feito, com a possibilidade do aumento do trecho, ampliação regional e novos restauros, alguns com patrocínio de apoiadores e leis de incentivo. O trabalho sempre foi e continuará sendo feito, com uma dedicada e laboriosa equipe, reduzida, porém aguerrida, imbatível.

E nesse final de ano a grande surpresa. O Preserve – X Seminário sobre Preservação e Revitalização Ferroviária, evento anual patrocinado pelo Movimento de Preservação Ferroviária (http://www.trembrasil.com.br/), que todos os anos acontece na cidade do Rio de Janeiro estará prestando uma homenagem ao projeto bauruense. De 27 a 29/11, com o tema “O Brasil de volta aos Trilhos”, a equipe do Ferrovia para Todos estará presente com uma exposição no hall de entrada do evento, constituída de dez banners (patrocínio do Jornal da Cidade e Lume Light) mostrando cada etapa do restauro, com um texto contando a história do projeto, incluído no CD entregue a todos os participantes e com uma palestra na sexta dentro do grupo, Turismo Cultural Ferroviário. É isso que revitaliza toda a equipe para a continuidade dos trabalhos e a ida de todos, maquinista e marceneiros será de grande valia, propiciando um intercâmbio de valor inestimável, para quem suou a camisa nesses anos todos. É Bauru se fazendo presente, mostrando a que veio e mostrando os resultados.

Henrique Perazzi de Aquino - Diretor de Proteção ao Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique
Li no jornal de hoje e escrevo para dar os parabéns a todos.
Leal

Anônimo disse...

Quando fiquei sabendo queria que vc levasse um filme que acabo de produzir para ser exibido aí no evento. Acho que fiquei sabendo tarde demais. O filme é exatamente sobre a questão ferroviária. Preciso do contato deles para tentar algo no ano que vem.
Caldeira

Verbos e Palavras disse...

Parabéns pela preocupação com causa tão nobre!!