quarta-feira, 19 de novembro de 2008

FRASES DE UM LIVRO LIDO (19)

OS GRANDES LÍDERES – MARTIN LUTHER KING
Amanhã, 20/11 é o Dia da Consciência Negra e queria encontrar um livro aqui no Mafuá, com frases significativas, para bem representar o que penso sobre a data. Poderia fazê-lo com algum nacional, pois a data é nossa, mas como o preconceito é universal, fui em busca desse pequeno livro, lido há um bom tempo (o livro é de 1987 e as frases são dos anos 60), sob a trajetória do líder negro norte-americano, cujo pensamento está tão em voga, justamente nesse momento onde um presidente negro está prestes a assumir o comando da “maior democracia do Ocidente” (sic). As frases dele servem sempre para apuradas reflexões:

- “Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo é não fazê-lo. Não posso ficar no meio de todas essas maldades sem tomar um aatitude”.
- “A tragédia da escravidão física foi o que levou gradualmente à paralisia da escravidão mental”.
- “Talvez o comunismo esteja no mundo porque o cristianismo não tem sido suficientemente cristão”.
- “Pode ser verdade que a lei não é capaz de fazer com que uma pessoa me ame, mas pode impedi-la de me linchar”.
- “No fundo, tanto a segregação dos EUA quanto o colonialismo na África foram baseados na mesma coisa: superioridade branca e desprezo pela vida”.
- “Por mais que eu deteste a violência, existe um mal pior do que a violência: a covardia”.
- “Ser abatido em um movimento que visa salvar a alma de uma nação é uma morte redentora”.
- “Esperamos mais de 340 anos por nossos direitos. As nações da África e da Ásia estão avançando rapidamente em direção à sua independência política, enquanto nós ainda nos arrastamos para conseguir uma xícara de café no balcão de uma lanchonete”.
- “Dizem que alguns de nós são agitadores... Eu estou aqui porque amo os brancos. Enquanto os negros não forem livres, os brancos não serão livres... Eu estou aqui porque amo o meu país. Vou viver aqui nos EUA pelo resto de minha vida. Não sou forasteiro. Qualquer pessoa que vive nos EUA não é um forasteiro nos EUA”.
- “Quem somos nós? Somos descendentes de escravos. Somos a prole de homens e mulheres dignos que foram arrancados de seus lares e acorrentados em navios como animais. Somos os herdeiros de um grande e explorado continente conhecido como África. Somos os herdeiros de uma passado de humilhação, fogo e assassinato. Eu pessoalmente não me envergonho desse passado. Envergonho-me, sim, daqueles que se tornaram desumanos a ponto de torturar-nos desse modo”.
- “Viemos humildemente dizer aos homens que governam nosso país que a questão dos direitos civis não é uma questão passageira, local, de menor importância, que pode ser posta de lado por guardiões reacionários do status quo. Já é tarde. O relógio do destino está batendo. Temos de agir agora, antes que seja tarde demais”.

Nenhum comentário: