quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

ALGO DA INTERNET (12)

O PAPAI NOEL DE LÉVI STRAUSS
Papai Noel, todos sabemos, não tem nada a ver com as coisas da religião. Seu negócio, talvez o único, é o consumismo nessa época do ano. Hoje, dia de Natal, decido ficar o mínimo possível diante do computador. Sobre o Natal, nada a acrescentar, além da tristeza já mencionada (três pessoas vieram me questionar, quer dizer, leram o blog, todas mulheres, um luxo), mas para que a data não passe em branco, escrevo algo sobre um livro escrito nos anos 50 e publicado no Brasil só agora. "O Suplício do Papai Noel" (Cosacnaify, 56 páginas, R$ 25), obra do centenário (completado em 28/11) antropólogo Claude Lévi-Strauss (viveu no Brasil nos anos 30, contratado pela USP, que ajudou a formatar), faz uma espécie de olhar erudito sobre fatos desimportantes, aqueles que não damos a menor importância, mas que na visão de "iluminados" são perpetuados. É o tal do caminhar pelas ruas para ver a vida acontecer e relatar isso.

Ele discorre sobre um fato ocorrido num Natal, em 1951, na catedral de Dijon. Alí, católicos franceses malharam como Judas um boneco representando Papai Noel, diante de 250 crianças de um orfanato. Algo que poderia ser entendido dessa forma: Natal, nascimento de Jesus, não deveria existir espaço para o consumismo do gorducho Noel. Ele desviaria o foco da data, daí cairam de pau no "bom velhinho". Deve ter sido divertidíssimo acompanhar as discussões ocorridas, com católicos criticando o consumismo e comunistas defendendo o Noel. Depois, tanto lá na França, como cá, nos Trópicos, aceitamos e assimilamos muito bem a simbologia natalina e nos enchemos de luzes, árvores, chaminés e até neve. Me interessei pelo assunto e fui em busca de mais detalhes, começando pelo http://www.cosacnaify.com.br/, depois uma infinidade de outros. Tinha intenção de colocar ordem nesse desorganizado espaço, o mafuá. Strauss me fez seguir caminho oposto, diante de tema tão instigante. Fiquei a ler e a bagunça continua como dantes.

Um comentário:

Ivy Wiens disse...

Um Feliz Natal p/ ti, meu amigo!!!! Os seus textos alegraram meu 2008!!!!!!!!! E vão alegrar ainda mais em 2009!!!!!!!! Big beijo!!!!!