quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

UM COMENTÁRIO QUALQUER (27)

60 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
É hoje a data redonda desses 60 anos. Uma data controversa, pois existe na cabeça das pessoas uma confusão muito grande sobre quem são os maiores beneficiados dos tais Direitos Humanos. Ouço esse nome sendo citado com certo asco, pesar e comiseração na boca de pessoas, que na verdade desconhecem a abrangência e o seu real significado. Não quero chover no molhado, nem ficar reproduzindo aqui conceitos. O espaço é curto. Direitos Humanos para mim é uma luta de uma abrangência incomensurável, um direito inalienável que todo ser humano deveria e precisaria ter, afinal não viemos a esse mundo para resolver as coisas com a Lei do Talião, ou a do “bateu-levou”. Deveria ser afastado de mentes indecisas as ameaças proferidas por gilmares e jobins, combatendo com destreza os argumentos vis de todos os que querem impedir o acerto de contas, por exemplo, com os torturadores do passado ditatorial e excluindo nossos índios de continuarem vivendo numa terra que é sua desde muito antes de nossa chegada. Deveria ser dada a maior força para que todos os desanctis e protogenes fossem fortalecidos. O desenvolvimento sustentável que o Brasil hoje quer se baseia em outros valores: justiça, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente e às gerações futuras. Em suma, direitos humanos.

Conheço uma história que exprime muito bem o que vem a ser Direitos Humanos. Li por aí, não me lembro onde (do contrário citaria a fonte) a história de um homem engravatado, um ser das nossas grandes cidades. Ele foi maltratado num assalto, sofreu na mãos dos marginais e logo a seguir é chamado na delegacia para identificar os autores, todos presos. Os policiais o chamam num canto e lhe dizem: “Os caras estão aí, pode fazer o que quiser, chutar, bater, cuspir na cara, enfim...”. Sabe qual foi a resposta do sujeito: “Nada disso, não vim aqui para isso e nem é dessa forma que se resolvem essas coisas. Queria justiça, estou tendo com a prisão deles e denuncio todos daqui se souber de qualquer agressão a eles”. Isso é Direitos Humanos na sua essência. E para quem ainda não tomou conhecimento dos seus 30 artigos, a ANJ – Associação Nacional dos Jornais publica hoje eles todos, num anúncio de página inteira nos principais jornais brasileiros, encimado por um título dos mais sugestivos: “Muitos ditadores no mundo fizeram o que você provavelmente vai fazer agora: ignorar esse texto”. Não ignore, aplique. Quem o conhece não o menospreza, nunca.

11 comentários:

Anônimo disse...

Essa frase da ANJ num país capitalista soa com uma hipocrisia tremenda.
A charge que vc postou mostra bem isso.
Marcos Guerrillero

Anônimo disse...

Pê, Henrique, esse Marcos é chato mesmo, hem.
Critica até a tal da ANJ que reproduziu a Declaração. Nada está bom para esse cara. Em que mundo ele vive? Que mundo ele quer? O que ele faz para melhorar esse mundo? Que papel desempenha para proporcionar um mundo diferente? Ele precisa nos responder essas perguntas, pois fala em nome do povo, mas pelo que me parece vive muito bem e não quer outra vida, ou se melhorar estraga.
AHT

Anônimo disse...

Sr. Anonimo, para iniciar um debate eu gosto de saber com quem falo já que assino tudo que escrevo e jamais escondo minhas opiniões e convicções.
Sou muito critico sim, e gostem ou não sempre estarei a criticar o que achar que deva ser criticado e sempre mostrarei minhas idéias, não é o que todos fazem?? Se quiser discutir com argumentos conscientes estou a disposição, se não fique na sua.
Quando ao mundo que vivo, é a mesma merda em que vc vive, dominada pelo capitalismo, a diferença é que tive a capacidade de perceber isso em minha consciencia e lutar por um ideal, o mundo que quero?? Um mundo o qual Marx idealizou para ser materializado, um mundo pelo qual até hoje procuro aprender dia a dia, buscando de todas as formas transforma-lo, é dificil, talvez nem aconteça, mas estarei sempre na luta contra a exploração de nossa sociedade, contra toda falsidade, hipocrisia que reinam livremente em nosso meio.
O q faço para melhorar?? Pode ter certeza que não faço parte dos hipocritas marketings de assistencialismo que na verdade só visam manter as massas quietas e servir de propaganda para alguns poucos. Minha luta é algo bem maior o q sem duvida incomoda e como certas pessoas.
Pode ter certeza que não vivo melhor do que vc, e não preciso ter nascido pobre para falar em nome do povo, não vou usar este blog para fazer propaganda pessoal, se quiser saber como vivo e o que faço entre em contato com o dono do blog que ele te passará meu email e terei o prazer em lhe mostrar e aí depois vc poderá tranquilamente tirar suas conclusões e tb espero que após isso vc tb tenha a mesma atitude e coragem para entrar em nossa luta por algo melhor.
Sem mais a dizer, agradeço pela atenção e peço desculpas ao Henrique por utilizar o espaço que é para comentários e não discussão, mas achei necessário escrever, já que não pude identificar a pessoa que me criticou.

Marcos Paulo Guerrillero
Mov. Comunismo em Ação - A Retomada

Anônimo disse...

pois é... todos somos iguais nos direitos, mas diferentes em qualidades.
Precisamos de mais tolerância e discutir todas as idéias.
Abraços a todos!
W. Leite

Anônimo disse...

Só agora vi esse comentário reaço contra o Marcos
Quando o vi pela 1 vez achei que fosse mais 1 desses milhares que se utilizam de discursos e na pratica só fazem projetos pessoais, até conhece-lo pessoalmente e passar a ler seus escritos e saber mais sobre seu movimento
Como eu já escrevi neste blog uma vez sou hoje um grande admirador deste moço, seu conhecimento, sua inquietude com o mundo, sua ousadia e uma garra em lutar me fazem acreditar que um dia pode ser possivel que mais pessoas voltem a lutar como antigamente, como gente da minha época lutou, como meu irmão que era muito mais do que eu empenhado nessa luta e o Marcos me lembra muito ele.
E um recado para vc amigo Marcos de alguém que tem idade para ser seu pai ou até avô, nem ligue para certos comentários, nós temos a certeza que o caminho que buscamos é uma grande alternativa social contra todas as mazelas de nossa sociedade atual, continue firme e aguardo novos capitulos da linda aventura em Cuba de vc e do Henrique.
Abraço,
Nicolas

Anônimo disse...

Então seo Nicolas já que gostas tanto das viuvas comunistas peça para o diretor do codepac Henrique que gosta tanto de museus mandar o tal Marcos para algum lugar empoeirado que é onde deve estar todas as coisas passadas e ficar mofando com as idéias retrógradas, aliás só quem gosta de poeira como o Henrique para dar ouvidos as velhas idéias que ficaram paradas no tempo na cabeça desse insandecido comunista ainda bem que são poucos os loucos a defenderem idéias como estas, é uma pena ainda ver pessoas como o seo Nicolas, o sr Henrique e até a reporter do bom dia que é amiguinha do senhor Marcos e admiradora confessa das bobagens ditas pelo candidato a ditador.
Que a história enterre bem fundo essas figuras e de preferencia num espaço bem empoeirado onde não possam ser nunca mais vistos
CBL

Mafuá do HPA disse...

caro CBL
Você nem deve saber o que diz. Perdeu o bonde da história e está vagando nesse mundo, mais perdido que cego em tiroteio. Te aconselho uma coisa: Vá procurar sua turma...
HPA

Anônimo disse...

Nem vale a pena esquentar com tais sujeitos caro Henrique.
Tais palavras já mostram tamanha ignorancia e cegueira.
Temos que nos acostumar e preparar para sempre receber a furia dos que tem medo de mudar, de enxergar e até medo em assinar o nome.
Continue você e o Marcos nesta luta sincera.

Com amizade,
Nicolas

Anônimo disse...

Querido Henrique permita-me fazer apenas algumas observações diante desses polemicos comentários: não gosto quando se baixa o nível em discussão, portanto não irei fazer minha critica com esse tom, te admiro muito Henrique, gosto do blog, do seu trabalho em Bauru, mas não consigo entender essa sua amizade com esse rapaz, como uma pessoa como você pode apreciar esse sujeito que é mal-educado, não respeita as crenças dos outros, prega a violência, responde com grosserias sempre que é criticado, acho que é uma amizade que não te acrescenta nada, acho que até tira um pouco o brilho do blog quando se dá espaço a ele em seus relatos, mas respeito sua opinião Henrique.
beijocas e boa tarde

Anônimo disse...

MAS O Q É BAIXAR O NIVEL DONA? FALAR "PALAVRÃO"? ENTÃO VAMOS "BAIXAR", PUTA MERDA, TODO ESSE SALSEIRO SÓ PORQUE O MARCÃO MANIFESTOU SUA OPINIÃO SOBRE O POST DOS DIREITOS HUMANOS QUE NO CAPITALISMO É UMA PORRA MESMO, HIPOCRISIA. AGORA O MARCÃO NÃO PODE FALAR NADA QUE VEM ESSE BANDO FALAR BOSTA E SE ESCONDER ATRÁS DE SIGLAS.
O MARCÃO É O QUE HÁ DE MAIS SINCERO E INTELIGENTE NESSA GLOBALIZADA CHATICE É SÓ FALAR ALGO QUE VAI CONTRA O COMUM QUE QUEBRA DOGMAS LUNATICOS VEM ESSA TURMA TORRAR O SACO.
O HENRIQUE TEM PRAZER ASSIM COMO EU EM TER O MARCÃO COMO AMIGO E COMPANHEIRO PORQUE NÃO SÃO ESSES ANONIMOS QUE NOS DÃO UMA VISÃO MAIS AMPLA E LIBERTADORA ALÉM DE FAZER DA VIDA UMA BELA AVENTURA.
PERGUNTEM AO HENRIQUE SE ELE TIVESSE QUE VIAJAR MAIS MIL VEZES DE NOVO COM O MARCÃO SE ELE NÃO O FARIA? PERGUNTE A QUALQUER AMIGO NOSSO SE NÃO ESTARIAMOS COM O MARCÃO EM UMA LUTA POR UMA SOCIEDADE MELHOR, SE VCS NÃO ENTENDEM AS OPINIÕES DELE ENTÃO É PORQUE ESTÃO LONGE DE ALGO CHAMADO INTELIGENCIA, FAZER DEBATE SÉRIO NINGUEM QUER, TODOS FOGEM.
MOSTRE A CARA SUA BISCATE PARA CRITICAR.
DESCULPE CARO HENRIQUE MAS NÃO TENHO MAIS SACO PARA FICAR VENDO QUIETO ESTAS PORRAS LOCAS AQUI NÃO.

BRUNO MATHEUS

Mafuá do HPA disse...

MEUS CAROS
Tolero de tudo, ou quase e converso com tudo quanto é tipo de gente. Tem quem me ache tolerante demais e tem outros que me acham de menos. Vivo no meio termo, mas não em cima do muro. Não acho conveniente também discutirmos com palavrões. São mais do que desnecessários. Já o que não tolero mesmo são pessoas intolerantes, que não aceitam os contrários e nem discutem, já partem para a baixaria. Todos os que estiverem propensos a insistir num embate franco, aberto, declarado, com argumentos, pode ter certeza que terão espaço aqui comigo. Assim é que luto...
Henrique, direto do mafuá