sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (10)

SOBRE O SIFU PRESIDENCIAL
Não tem mesmo jeito. Lula será sempre o alvo da vez, para uns eternos insatisfeitos. Recebo coisas horrorosas em meu e-mail, de uns perplexos, irritados, diante do sifu presidencial. Quem acompanhou a forma como foi preferido, sabe que o presidente pronunciou um discurso magistral, rico de idéias e muito bem articulado. Só que uns a se intitularem “analistas da mídia” prendem-se somente ao sifu e esquecem do resto. Sem contar que o sifu naquele contexto é mais do que perdoável, suscitando muitas palmas e até diversão da platéia ("Passaram 20 anos dizendo que o Estado não prestava e agora, diante da crise, todos vem recorrer ao Estado"). Tem parcela de nossa mídia que adora esses momentos para demonstrar toda sua hipocrisia, desfaçatez, mediocridade, pequenez e falta do que fazer. Sabe, chego a pensar que essa parcela que desce a lenha no “sifu” quer é “nosfu”.

O fato, quer queiram ou não, é que o “sapo barbudo” continua no topo, com sifu ou sem ele. Eliane Cantanhêde, articulista da Folha SP, confirma isso com dor no coração em 07/12: “A popularidade de Lula, faça chuva, faça sol, mensalão ou cuecão, fale ele o palavrão que falar, tem sido uma rocha. (...) Um tsumani, para afetar seu projeto, tem que ser de bom tamanho. Senão Lula fura 2009 e surge em 2010 na crista da onda”. E, ciente disso, o pau segue comendo feio na casa do Noca. Aqui em Bauru, dia 22/11, num ato do Movimento Negro na Praça Rui Barbosa, participo de um animado papo com o agora deputado por Bauru, João Hermann e os futuros vereadores Roque e Mariano, além do Ademir Elias, do Conselho da Comunidade Negra. Diante da roubalheira dos governos, Hermann foi enfático: “Quem roubou foi o FHC. O Governo Lula só continuou. Coloquemos as coisas nos seus devidos lugares”. Foi o que bastou para criar um empatia imediata com quem possui tal clareza diante de fatos tão evidentes. Outra manifestação nesse sentido foi uma entrevista com o ator Paulo Betti, no Jornal da Cidade de 07/12, quando deixa claro os motivos pelos quais continua apoiando o Governo Lula:"Obviamente hoje o PT não é mais a mesma coisa, mas ainda assim, dentro do contexto da política nacional, representa a luta pelos menos favorecidos. Apesar dos tropeços, o Lula, a figura dele representa alguma coisa, creio que representa o brasileiro de verdade”. Penso da mesma forma.
O que é duro de engolir são coisas como a foto do Lula negro, recebida pela internet com o seguinte texto: "Depois da vitória do Obama, já começou por aqui a panfletagem para o 3º mandato: O BOSTA". Acho uma baixaria totalmente desnecessária, além do embutido e declarado preconceito.

Um comentário:

Giuseppe disse...

Como todos estes blogs... é preciso nos mexer!
DECISÃO PÚBLICA sobre a COISA PÚBLICA!
Nosso conceito de ESTADO está passando (ou prestes a passar) por uma renovação em seus fundamentos, especialmente no que tange à participação ativa e regular dos cidadãos nas decisões políticas cruciais. Em meio a esse turbilhão eu e mais de 430 cidadãos brasileiros vimos propor um mecanismo de inserção do eleitor no processo político cotidiano, dificultando a atuação de corruptos e corruptores... (Dantas, ...saudações!). Esse momento é tão vital na história da República Federativa do Brasil, que a postergação de iniciativas como essa pode acelerar a ruína do Estado formal como o conhecemos (...violência, crime, estado paralelo...saudações!). Cabe a NÓS e somente a NÓS, envidarmos todos os esforços possíveis e impossíveis para não deixar ruir a nação que nossos antepassados (bem ou mal) construíram às espensas de sangue, suor e lágrimas! Ao combate! Munamo-nos de idéias, argumentos, energia criativa e mobilização coletiva pacífica e vigorosa! Ao combate! Nossos filhos agradecem!
Temos alguns ABAIXO-ASSINADOS em :
http://vozdasgerais.blogspot.com