terça-feira, 23 de dezembro de 2008

UMA DICA E LEITURA (31)

A MENSAGEM DE FINAL DE ANO DO MAFUÁ DO HPA: TRISTEZAS E ESPERANÇAS
“Espero que vocês me desculpem, mas estou muito triste. O suficiente para não escapar desse sentimento nem quando devo ocupar este espaço. Mas quero deixar aqui um sopro de esperança de que dias melhores virão e tudo o que temo não passa de uma tempestade de verão. Para tanto aproveito palavras e reflexões de dois homens especiais, Chico Xavier e John Lennon. Cada um, ao seu tempo e jeito, muito nos fez pensar e acreditar no humanismo como única razão para existirmos. (...) Temos uma ideologia reinante que nos impele a acreditar que a vitória e o sucesso são o que devemos buscar. Mas isto é de extrema superficialidade, principalmente quando percebemos a que custo se buscam esses objetivos. Somos frágeis, somos poucos, somos só humanos”.

Esse texto não é meu, mas o reproduzo aqui como mensagem de Ano Novo, como faço todos os anos. Escolho algo bonito que li por aí e repasso para os diletos amigos e mais próximos. O desse ano é do Sócrates. Não, não é do grego, e sim, do jogador de futebol, o grande idealizador da “Democracia Corintiana”, que tanta falta faz ao esporte bretão. Esse Sócrates também pensa muito e demonstra, com sua postura e prática, como nosso futebol seria mais interessante se além de chutar uma pelota, nossos craques também usassem a cabeça pensante. Isso serve para todo nosso povo. A tristeza emanada no texto é a minha e a de toda uma massa, cansada, mas não resignada. Resistir continua sendo a melhor opção para nossas vidas. E me utilizo do texto do jogador, publicado na edição 525 (10/12/2008) da revista Carta Capital. As frases abaixo são dele, com trechos de pensamentos dos dois homens especiais citados lá no alto:- Que eu não perca o otimismo, mesmo sabendo que o futuro que nos espera pode não ser tão alegre...
- Que eu não perca a vontade de viver, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa...
- Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas...
- Que eu não perca a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir, essa ajuda...
- Que eu não perca o equilíbrio, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia...
- Que eu não perca a vontade de amar, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo pode não ter o mesmo sentimento por mim...
- Que eu não perca a luz e o brilho do olhar, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo escurecerão meus olhos...
- Que eu não perca a garra, mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos...
- Que eu não perca a razão, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas...
- Que eu não perca o sentimento de justiça, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu...
- Que eu não perca a vontade de doar esse enorme amor que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado...
- Que eu não perca a vontade de ser grande, mesmo sabendo que o mundo é pequeno...
- E acima de tudo, que eu jamais me esqueça que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, como um sorriso e o amor do meu guri. A vida é construída nos sonhos e concretizada no amor!

Em tempo: A imagem da calculadora recebi da Lumem, uma agência curitibana e as tiras são do argentino Rep, um que leio diriamente no site do Página 12.

9 comentários:

Anônimo disse...

Feliz Natal, querido Henrique! Saúde, paz e felicidades a você e todos os seus!
Abração!
W. Leite

Anônimo disse...

Henrique muito obrigado
feliz natal

continue firme porque mais importante que tudo é continuarmos
sempre estarei aqui
o que precisar estaremos prontos

feliz natal
e um prospero ano novo
teu amigo

Maestro ROBERTO VERGILIO SOARES

Anônimo disse...

valeu primo.

Feliz Natal.

Antonio Eduardo Lopes

Anônimo disse...

HPA,
Vc não teria as duas ilustrações em tamanho maior?


Abraço!

Pedro Pavanato - Pirajuí
www.pedropavanto.com

Mafuá do HPA disse...

Caro Pedro
É verdade, as ilustrações do Rep, mesmo quando clicamos em cima delas não aumentam como as demais fotos e ilustrações no blog. Elas já estão no seu tamanho máximo. Sugiro que dê uma passeada no site do jornal Página 12, www.pagina12.com.ar
abracito de final de ano do HPA

Anônimo disse...

Continue assim caro Henrique...
No próximo ano e nos vindouros. abs.
João Francisco Tidei Lima

Anônimo disse...

Caro Henrique.
Muito obrigado por ter-me colocado no rol dos seus amigos ( novos).
Linda a sua mensagem, irei arquivá-la e usá-la nos próximos 365 dias.
Um abraço do professor Corinthiano ( dizer que somos fanáticos é um pleonasmo, pois todo corinthiano assim o é.
Do amigo, desde o nosso primeiro encontro , e para todo o sempre.
Professor Toka

Anônimo disse...

Valeu Henrique!! Agradecemos os votos de Boas Festas e desejamos a vc e familiares um 2009 repleto de paz, saúde e realizações! Aproveito para te convidar a conhecer o site da Empresa: www.codigosolar.com.br

Abs Marcelo de Paula, Carla Mendes e a herdeira Morgana que acabou de chegar!!
Código Solar RJ.

Anônimo disse...

ASSIM FIQUEI COM TUA SAIDA.VOcê VAI FAZER MUITA FALTA.ABRAÇO .
ROXINHA