sexta-feira, 16 de outubro de 2009

CENA BAURUENSE (40)

FINAL DE SEMANA COM DOIS EVENTOS DE GRANDE VALOR CULTURAL
1. Estarei trabalhando nesse final de semana no II Encontro Ferroviário e de Ferromodelismo de Bauru, sábado e domingo, na estação da NOB, na praça Machado de Mello. A expectativa é de dez a quinze mil pessoas, muitas delas vindas de fora, em excursões já programadas. Desse intenso trabalho, algo mais pode ser conferido no http://www.apffb.com/ . Só para sentirem como esse tipo de evento atrai a atenção do bauruense, fui conhecer hoje no final da tarde, um jovem de 16 anos, o JOÃO PAULO LOURENÇO ALVES VIEIRA CUNHA, morador do Bela Vista e entusiasta do ferromodelismo desde os 5 anos. Incentivado pelo pai, João Vieira Cunha (ele não é ferroviário, mas o pai e avô foram), 61 anos, montaram primeiro numa grande área de lazer nos fundos da casa e depois transferiram tudo para um quarto, uma espécie de edícula. Ali, além de vários trilhos a circundar o local, são mais de 130 peças, em algo que chama muito a atenção. Para começo de conversa, o assunto é sério e por ali nem é bom falar que aquilo é uma espécie de brincadeira, pois nem pai, muito menos o filho corroboram. É mais do que um hobby, algo a entreter para uma vida toda. O esmero com que o pai, serralheiro por profissão, indo ele mesmo a criar e produzir as peças de ferro e ajudando o filho, nas pesquisas e no trabalho pesado de criar as maquetes, que dão vida aquele espaço é algo que impressiona. Ambos passam horas ali naquele local e já viajaram por diversas cidades, basta saberem onde ocorrem eventos envolvendo o tema. Mostram álbuns e mais álbuns, com fotos desde os tempos em que João ainda quebrava os vagões, bem criança, quando tudo era mera brincadeira. Nem esses são esquecidos, pois serão recuperados e incorporados ao acervo. Aquilo tudo funcionando é mesmo bonito, o comboio girando pelo quarto e o amor dedicado aquilo tudo. Nem precisa dizer que ambos estarão no evento da estação, não só marcando presença, como já reservando uma certa quantia, para as novas comprinhas, inevitáveis. São pessoas como esses dois Joãos, um dos públicos desse encontro, aliados a imensa legião de ferroviários e ferroviaristas de Bauru e região. Novidades mil, stands de lugares variados, expositores idem e atrações musicais. Junte tudo num mesmo local e veremos o tipo de combustão. A estação será pequena para tanta gente. E na quinta ver a Secretaria de Obras, o DAE e a EMDURB unidas na recuperação da Estação é a certeza de que o que ocorrerá ali éstá vindo para ficar. Não perco um evento como esse por nada neste mundo.

2. O II Revelando São Paulo realizado aqui na cidade, o “Entre Rios e Trilhas – Bauru – 2009”, esse ano foi instalado no Recinto Mello Morais, em galpões muito bem montados, mesclando muita comida, artesanato e gente de todo e estado de SP. De uma riqueza inigualável, o que a Abaçai, capitaneada por Toninho Macedo e pelo diretor Omar Fuad Abdelmalak, em parceria com o Governo do Estado de SP trazem para Bauru é de um bom gosto que não merece discussões. Guardo uma frase do Toninho, da qual não me esqueço jamais: “No Revelando existe espaço para manifestações culturais do estado todo, menos para o DESGOSTO CULTURAL. Para eles já existem espaços demais por aí”. Tudo por lá é de qualidade e passa por um controle rigoroso. Não tem como não gostar. Passei por lá ontem, das 20 às 21h e foi lindo rever algumas pessoas que estiveram por aqui ano passado. De uma guardo um carinho muito grande, a cozinheira de Dois Córregos, que faz goiabadas em tacho, molinhos e saborosos. No pouco tempo lá passado, provei seus doces, beberiquei cachaça e comi torresmo. No palco, ainda sob chuva (ela castigou a cidade o dia todo), quem tocava era a o pessoal do seu Toninho, da Catira. O público ainda foi pequeno hoje, mas a propaganda está se intensificando. Volto lá para comer comida dos caiçaras, experimentar de tudo um pouco e ir proseando de balcão em balcão e gastando o que tenho e o que não tenho. É difícil resistir aquilo tudo. Nota-se que o trabalho foi intenso, com gente da Prefeitura Municipal atuando por lá há pelo menos umas três semanas. Que o público bauruense descubra o Revelando, pois o desse ano é uma prova de fogo, a possibilitar seu retorno nos próximos. Se depender de mim, quero que faça parte do calendário oficial de eventos do município. No Domingo, para encerrar o evento, mais de uma centena de bolivianos, com trajes típicos e um pouco de suas crenças e irradiando cultura latina, pouco vista por aqui. Um acerto que precisa ser feito nos bastidores é não deixar que outro evento de porte, como o a Exposição no ano passado e o Encontro Ferroviário, nesse ano, caiam na mesma data. Tanto o Encontro, como o Revelando são muito bons e não merecem essa divisão de público. No mais, estarei dividido em dois por esses dias.
Obs.: Esse texto é um pequeno aperitivo, para que todos se sensibilizem, saiam de suas casas e visitem a ambos. Com certeza, isso tudo é muito melhor que qualquer Faustão, Gugu, Xuxa e mesmo os futebóis da vida.

Um comentário:

Eduardo Almeida disse...

Estou procurando uma relação de todos os expositores e cidades do II Revelando São Paulo em Bauru que aconteceu em 2009. Não acho em lugar algum... Você sabe onde posso encontrar? meu email odraudesearom@gmail.com