sexta-feira, 2 de outubro de 2009

UM AMIGO DO PEITO (30)

BETO PAMPA (OU XAVIER) NUM VAPT-VUPT EM BAURU E UMA POLÊMICA BEM GAÚCHA
Quem passou por Bauru na quarta, 30/09, foi o amigo radialista BETO PAMPA (lá o chamam de Beto Xavier), um gaúcho de Três Lagoas (se é que isso é possível), com um programa diário da Itapema RS. Ostentanto e envergando uma vistosa camisa de mangas longas do seu time do coração, o Grêmio, bebericamos umas juntos do Sivaldo Carmargo e do Vinagre, primeiro no Bar do Brecha e depois no Skinão, onde traçamos alguns baurus (ele uma outra coisa qualquer com alface), sempre regados com cevada. Colocar as conversas em dia com o Beto é sempre muito prazeiroso, pois o papo inevitavelmente segue por caminhos musicais, futebolísticos e gauchescos. Dessa vez ele nos conta algo sobre uma polêmica bem gaúcha, em carta publicada no diário Zero Hora, quando um paulista, morador de São Borja diz que ‘o churrasco gaúcho é uma ficção’. "Convido-os a irem a uma churrascaria paulista, comerão carne de primeira e macia, um churrasco incomparável". Com afirmações como esta, Sandro Amoroso Pacheco, de São Borja, escreveu uma carta que o Zero Hora publicou na sexta-feira, 18, tornando-se um dos assuntos mais comentados no setembro gaúcho. Sem medo da polêmica, Sandro contesta as brincadeiras que foram feitas com o frustrado churrasco que Lula pretendia oferecer ao presidente da França, Nicolas Sarkozy, e afirma: “Tenho uma triste notícia para os gaúchos: vocês são muito, mas muito menos mesmo do que pensam ser. (...) O churrasco gaúcho é uma ficção”, escreve. Bebericamos várias, ele acabou dizendo gostar de ambos os churrascos e o levamos na rodoviária, no embarque para Ponta Grossa PR (para um Seminário de Jornalismo) e depois retornando para Avaré, quando novamente estará participando ativamente de mais um FAMPOP, que nesse ano traz a Família Caymmi no sábado, 03/10 e Lenine (esse no domingo - estamos bolando uma lotação para baixarmos por lá), 04/10. Para saber mais da polêmica, publico abaixo a tal carta e para aqueles que ainda queiram saber mais, recomendo uma boa fuçada no 'santo google', pois ele esclarece esse tipo de dúvida. Achei o texto um tanto preconceituoso, mas como também gosto de uma boa e saudável polêmica, lá vai:
"O churrasco e os gaúchos
Sou leitor assíduo deste jornal, e conheço os problemas deste Estado a ponto de desafiar qualquer gaudério a debatê-los. Estou morando aqui porque sou funcionário público federal e, hoje, meu objetivo é ser transferido. Acredito que vou conseguir, pois não há pena perpétua no Brasil. Lendo Zero Hora no dia 9 de setembro, deparei com mais uma gracinha: o churrasco do Lula deu errado e com certeza deve ser "churrasco de paulista". Tenho uma triste notícia para os gaúchos: vocês são muito, mas muito menos mesmo do que pensam ser. O churrasco gaúcho é uma ficção. Digo porque moro aqui, e desafio qualquer um a ir a uma churrascaria de qualquer cidade do interior do Estado e comer um bom churrasco. Vai comer carne de segunda e dura. O maior estelionato que já vi chama-se churrasco gaúcho. Após conhecer este Estado, os paulistas voltam para São Paulo falando que aqui é Primeiro
Mundo. Claro, foram para a Serra em férias. Assim é fácil ser Primeiro Mundo. Convido-os a irem a uma churrascaria paulista, comerão carne de primeira e macia, um churrasco incomparável. Mas, devo adverti-los, os paulistas não se valorizam e dão nomes que propagam este estelionato, pois as churrascarias chamam-se: O Gaúcho, Potência do Sul, Vento Haragano, Porteira dos Pampas, Estrela dos Pampas, Fogo de Chão, Carne Gaudéria entre outras. Vocês têm algumas pretensões: ser o maior Estado do país, e alguns querem separar-se do Brasil. Advirto: para ser o maior Estado do país terão que superar a cidade de São Paulo, algo que ainda é um sonho, e depois ainda tem São Paulo Estado. Desistam! E, separar-se do Brasil, é melhor carregar o Paraná junto, porque senão passarão fome".
Obs.: Nas fotos do lado esquerdo, a primeira foi no Brecha e as duas últimas, no Skinão. As demais são Gilete Press.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sábado que vem conto para você a parte mais complicada dessa história que talvez você não saiba... Abraço,

Guto