terça-feira, 27 de outubro de 2009

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DO ERNESTO VARELA (06)

GABRIEL CHALITA, O AGORA SOCIALISTA, VEIO FALAR DE ÉTICA EM BAURU
Ontem durante o dia todo ouço no rádio que à noite ocorreria uma palestra com o ex-secretário da Educação paulista, Gabriel Chalita. Como gostaria de lá estar. A entrada ao evento só é permitida para convidados. Gostaria de ter ido, como comentei com uma amiga à tarde. Não iria para bater palmas (minhas mãos estariam ocupadas), mas para portar um cartaz, com dizeres mais ou menos assim: “O SOCIALISMO ESTÁ SALVO, VIVA CHALITA, UM REVOLUCIONÁRIO SOCIAL” ou “VIVA O PSB E SUA MAIS NOVA AQUISIÇÃO SOCIALISTA, ESSE UM AUTÊNTICO E ÉTICO REVOLUCIONÁRIO”.

Nessa passagem não existe como não vinculá-la a um personagem que adoraria estar diante de tão altaneira figura, Ernesto Varela, um repórter do tipo que podia perder o amigo, mas não a piada e o momento oportuno de encostar o autor de uma pisada na bola na parede. Acredito que lhe seriam feitas algumas perguntas do tipo:

- Caro Chalita, menestrel da igreja e da escrita ética, como o sr explica essa mudança radical, saindo de um partido social-democrata, o PSDB e adentrando um dito socialista, o PSB. O sr escondia o jogo de todos nós? Sempre foi socialista e só nos conta agora? Por que?

- É difícil para um servo tão fiel a Deus, continuar amigo de Alckmim e da Opus Dei, adepto de uma igreja conservadora e publicando livros de auto-ajuda, abrir mão de tudo isso, não por falta de espaço político para futuras candidaturas no antigo reduto, mas para tão somente lutar por uma causa das mais justas, o socialismo?
- Sr Chalita, existe uma gama de fiéis seguidores do socialismo, ávidos por vê-lo defendendo suas idéias, como a defesa intransigente do MST, da política externa brasileira, das causas sociais, como o tema das minorias e dos explorados, além da causa dos Direitos Humanos, de um melhor entendimento do papel das FARC e do fim do embargo à Cuba. Posso lhe passar uma vistosa bandeira vermelha e vê-la desfraldada em suas macias mãos?

- Por fim, explique para todos nós, como foi que conseguiu enganar durante tanto tempo aquele pessoal lá do PSDB, se agora está mais do que provado que o seu negócio é mesmo lutar pela revolução socialista? Eles nunca desconfiaram de suas reais intenções? Conte também, como foi que os revolucionários socialistas do PSB o descobriram tão escondidinho lá nas hostes adversárias. Que faro eles tiveram, não? E para encerrar mesmo, só mais uma: Como faz para não ficar nem um pouco corado ao responder essas perguntas?
Obs.: A foto lá do alto, com o Varela entrevistando um famoso político tupiniquim foi um lapso, porém desculpável. É que tanto Maluf, quanto Chalita se parecem tanto, no conteúdo como na carcaça, que acredito passará mais do que batida. No texto de jornal, uma prova de que Chalita cospe no prato que come, coisa feia e que mostra algo sobre sua forma de agir. Fez parte do staff destruidor da Educação pública paulista e hoje quer se mostrar isento. Lindo, não?

OUTRO QUESTIONAMENTO, ESSE PARA O MANDATÁRIO DA "CULTURA" DE BAURU:
Essa poderia muito bem ser feita pelo Varela, mas quem a a formula sou eu mesmo, não em forma de pergunta, mas de um breve relato, triste e elucidativo:
- No último final de semana, 23 e 24/10, aconteceu em Araraquara (100 km daqui) um Encontro Nacional de Museus Ferroviários, onde vieram representantes de alguns localizados a mais de 2000 km daquela cidade. O de Bauru, tão pertinho, não estava presente. Porém, Bauru marcou presença por lá com a palestra de Ricardo Bagnato, da Associação de Preservação Ferroviária, que foi expor o projeto do Museu do Trem (em galpões nas antigas Oficinas da NOB). Enquanto um caminha a passos largos rumo a concretização desse projeto, o do nosso Museu definha (não por culpa de nossos servidores, mas total ausência de iniciativas do alto clero da Cultura local). Caminhos opostos a evidenciar uma triste e cruel realidade.

13 comentários:

Anônimo disse...

Oi Henrique
Alto lá, cara pálida! Da minha boca não saiu nenhuma palavra sobre o "santo" citado! A legislação do radialista me permite não falar certas coisas no ar e usei este direito, hahahaha!
Abração
W.Leite

Anônimo disse...

Sr. Henrique

O sr não gosta do Chalita. É contra ele? É isso?

Sérgio Duarte

Mafuá do HPA disse...

meu caro Sérgio Duarte

Não o conheço.

Minha resposta para sua pergunta é curta: Claramente.

Sou também contra a mediocridade que grassa na política, nesse troca-troca desmedido de partidos, um adentrando o outro, sem qualquer vinculação com o mesmo, principalmente a ideológica.

Também tenho certeza de uma coisa: Chalita daria um péssimo senador para nosso estado de SP.
Faço votos de que perca o pleito. Veremos para onde ele irá após conseguir ou não o seu intento.

Henrique, direto do mafuá

Anônimo disse...

Henricão

Chalita faz parte de uma turma que invade os partidos, mesmo sem possuir nenhuma afinidade com os mesmos. Veja o caso atual do PDT e da ala paulista, com o Paulinho no comando. O que esse cara tem com um partido com a cara do Brizola. Nada, mas se apossou do partido. Sou daquelas que não esqueço jamais o que fizeram com a Erundina dentro do PT, quando ela perdeu aquela eleição para o senado, justamente para o troglodita do Romeu Tuma. Depois ela saiu do Pt e acabou entrando justamente do PSB. Vejo isso tudo que contece com esse partido e me lembro dela e de como deve estar angustiada lá dentro.Lembra quando voce dizia que após sua saídado PT foi sentindo cada vez como desgarrado do seu grupo. Erundina deve se sentir assim até hoje, ainda mais agora. A ideologia não acabou, o que sempre existiu foram os partidos oportunistas, que se dizem uma coisa, mas na prática fazem outra. Isso que está acontecendo agora, escancara isso. Onde está o socialismo desse partido? Me diga, com toda a sinceridade.

de sua amiga Rosana

Anônimo disse...

Caro:
Vc e seus seguidores agem como bezerros precocemente desmamados das cheias tetas da mãe vaca.Berram até encher o saco. Pô... cara, vc fez lobby com militantes políticos e detentores de mandatos para permanecer na prefeitura, almejando até ser secretário e agora chora de forma desesperada. A atual direção da cultura está horrivel e para espanto, no mesmo patamar da anterior. Só é um pouco melhor no aspecto de honrar compromissos financeiros: Semana do Teatro Infantil, Arte Sem Barreiras, Cantina do Teatro, Azulão do Morro reclamam na Justiça valores não pagos pela Secretaria anterior. Ah...deu o calote também na editora que publicou os livros do Célio Losnack. Os livros não foram pagos, estao em litigio judicial e vcs vendiam exemplares no teatro.O Secretario anterior, senhor Vinagre, seu amigo, agiu com as contas públicas como sempre agiu nas suas particulares: DANDO CALOTE.
PARE DE CHORAR E VÀ TRABALHAR.

Mafuá do HPA disse...

MEU CARO ÚLTIMO ANÔNIMO:

Uma pena vc não querer se identificar, mesmo sabendo de quem se trata, aliás, estivemos lado a lado ontem no lançamento do livro do Beto Maringoni.

Continuas o mesmo, acusando sem provas e jogando inverdades no ar, para que incautos acreditem. Talvez não surta mais o mesmo efeito, pois caiu em descrédito. Ótimo que confirma aqui a situação atual da Cultura local. Péssimo não reconhecer o lado bom da anterior. Demonstra seu lado caolho, enxerga somente por uma via, como sempre fez e agiu.

Discutir contigo é pura perda de tempo, pois os temas citados não me competem. Quanto a trabalhar, isso sempre o fiz, já o mesmo não posso dizer de ti, que age igualzinho aquele bichinho sugador, a sanguessuga: encosta em alguém e tira-lhe até o couro. Tenho dó dos que o cercam, pois semprem estrão no prejuízo contigo.

Henrique, direto do mafuá

Anônimo disse...

Caro:
Nunca fui gigolô dos cofres públicos e muito menos frequento ambientes burgueses. Atire no alvo certo, babaca.

Mafuá do HPA disse...

meu caro anônimo, mais conhecido como vendedor de terreninhos no céu:

Adoro quando frequentas esse mafuá, pois o diálogo esquenta. Tens por costume ferver os miolos e sair do prumo, desvia pela lateral, foge pela tangente, como o faz novamente. Não fuja do tema e nem ataque injustamente, pois isso pega mal e o prejudicado és tu mesmo. Acabará sendo conhecido por métodos de chutes e bicudos à torto e a direito, sem direção certa e desferidos para tentar encobrir sua falta de argumentos. Feio isso, não? Quando topar um debate franco e aberto, num local público, topo na hora, pois poderemos mostrar nós dois quem tem mais garrafas vazias para vender. Gigolô, eu? Não tem espelho aí onde vc está? Dê uma espiada na sua carinha, reveja o passado e atrocidades/barbaridades cometidas e propostas.

Quer um debate aberto por aí? Topas? Ou vais fugir da raia...

Henrique, direto do mafuá

Anônimo disse...

Meu caro Henrique

Não entre nesse jogo sujo que alguns poucos querem. Nós conhecemos seus métodos e práticas. Eles não querem a boa polêmica e sim, criar uma espécie de tumulto para desviar o foco do assunto, sempre pertinente. Observe que o cara que debate contigo, ataca mas não se defende do que você coloca. Tática igualzinho a do Paulo Maluf.

Pergunte a esse que te ataca, se ele é do tal partido socialista e o que achou da entrada do Chalita e do Skaf? Não dá para dialogar com quem não expõe o rosto.

um abraço do

Paulo Lima

Anônimo disse...

Creio que vc está com idéa fixa. Errou e erra o alvo. Olha a hora que postei meu comentário, em primeiro lugar. Como não bebo e muito menos frequento ambientes refinados, nao tenho garrafas para vender. Vc deve ter aquelas que emprestava e não devolvia no boteco da esquina. Marque local e hora para discutirmos ideias e propostas. Aproveite e leve seu amigo ex-secretário. Assim quem sabe o Oficial de Justiça que está com a Ordem de Penhora em relação a dividan com o Azulão do Morro, o consiga localizar.
Qquer dia, qquer horario, quer local.
escolha.

Mafuá do HPA disse...

Aqui cabe uma explicação, simples, que até acreditava não ser necessária, mas como alguns querem confundir ao invés de explicar, lá vai: o "blogspot" não é nacional e o horário constante logo abaixo da postagem não é a nossa hora e sim, a deles. Só isso. Bestialidades existem aos borbotões por aí, esse último, só mais um deles. Não comenta o motivo da postagem, quer divagar, pois que vá fazê-lo em outra paragem.

Isso me faz lembrar uma história passada anos atrás. Existia um blog, também do blogspot, de um sejeito que ficou durante muito tempo a instigar a administração anterior, tudo porque foi preterido de cargos. Cometeu excessos e pagará por eles. Hoje, nem sei onde anda e o blog, definhou, pois não tinha conteúdo algum, só bestialidades, ataques e devaneios. Chegou a pesquisar a vida das pessoas, que lhe eram desafetos e publicou no blog, coisas sobre a vida pessoal delas, como até cobranças de agiotas, etc. Desde então passou a ser chamado de "Alcaguete de Plantão". O apelido pegou e toda vez que io reencontro lembro do apelido. O cara era tão boçal que após cometer excessos, palavras mal colocadas e até impropérios,deletou tudo o que haviaescrito. Deve ter ficado com medo, algo assim.

Como não sei se o tal blog ainda existe, nada posso falar dele, mas sim da atitude covarde. Escrevia o que não devia e com medo, apagou tudo. Ético, não? Lembrei disso ao ler algumas besteiras postados por essa "Anônimo", que parece querer provocar, mas não me altera. Costumo tratar gente assim com indiferença, isso dói mais. São desprezíveis, precisam de tratamento psicológico, acompanhamento sério, pois não dizem coisa com coisa, como o tal que citei.

Não perco mais tempo com coisas desse tipo, o negócio aqui é sério, porém, uma boa discussão sempre é boa, mas nem sei com quem estou tratando. Falta coragem de postar o nome embaixo, fica difícil.

Henrique, direto do mafuá

Anônimo disse...

Henrique

Não discuta com boçais, faça como Quintana: "eles passarão, eu passarinho". Nós sabemos o que eles querem.

Visite os museus bauruenses hoje e contate a inércia da política implantada pelo atual mandatário da Cultura. Toda crítica que lhe fizerem será recompensada pela comparação do que já foi feito e do nada feito hoje.

Tentor

Anônimo disse...

Henrique

Essa pessoa que está te criticando e que não responde os questionamentos propostos aqui, pergunte a ele, se ele concorda com o que está ocorrendo nos museus de Bauru e se também concorda com a vinda dos srs Chalita e Paulo Skaf no partido que um dia já foi socialista?

Falta ele responder isso?

Maria Luisa