domingo, 25 de outubro de 2009

UMA MÚSICA (52)

UMA MÚSICA "ESQUISITA" (DODECAFÔNICA), UM FACÍNORA, UMA HISTÓRIA E UM SHOW EM GARÇA, DE GRAÇA
A música, uma a me embalar desde os anos 80 é 'Clara Crocodilo', do Arrigo Barnabé, seu maior sucesso. Ele, pelo jeito inusitado e irreverente, atravessa décadas e continua a provocar alvorosos e suspiros (de ardor e de espanto), como os vistos no show que fui assistir ontem, junto dos amigos Sivaldo Camargo, Marcos Paulo e Maria Luiza. Foi um exaustivo dia e após o encerramento da Conferência Municipal de Cultura de Bauru, por volta das 19h30, viajamos quase que direto, sem pausa e descanso, tudo por 'Clara'. Atravessamos a noite, numa noite chuvosa (era Clara se manifestando, tudo ele) e fomos até Garça, 80 km, sendo recepcionados pela dirigente cultural de lá, a Susy Mey Truzzi, tudo para rever Arrigo e sua banda, a Sabor de Veneno. Contagiante e inebriante é o que poderia dizer sobre o presenciado. Êxtase total, quase em transe e no final, Susy nos leva ao camarim. Fotos, autógrafos e velhas lembranças, de shows já assistidos e um clima descontraido com os músicos. Voltamos sem chuva e em pouco menos de uma hora, novamente Arrigo e banda dominando o ambiente. O próprio Arrigo deu a melhor definição sobre o seu dodecafônico som: "É esquisito. Isso mesmo, esquisito". Como adoramos o esquisito, sentimos até falta do mesmo, adoramos Arrigo. Sintam o calor da letra.

Clara Crocodilo (Arrigo Barnabé) - Composição: Arrigo Barnabé
São paulo, 31 de dezembro de 1999. Falta pouco, pouco, muito pouco mesmo para o Ano 2000 e você, ouvinte incauto, que no Aconchego de seu lar, rodeado de seus Familiares, desafortunadamente colocou Este disco na vitrola, você que, agora, Aguarda ansiosamente o espocar da Champanha e o retinir das taças, você, Inimigo mortal da angústia e do Desespero, esteja preparado... o pesadelo Começou. Sim, eu sei, você vai dizer que é Sua imaginação, que você andou lendo Muito gibi ultimamente, mas então por Que suas mãos tremeram, tremeram, Tremeram tanto, quando você acendeu Aquele cigarro... e por que você ficou tão Pálido de repente? Será tudo isto fruto da Sua imaginação? não, meu amigo, vá ao Banheiro agora, antes que seja tarde Demais, porque neste mero disco que você Comprou num sebo, esteve aprisionado Por mais de 20 anos, o perigoso marginal, O delinqüente, o facínora, o inimigo Público número 1, clara crocodilo...
Quem cala consente, eu não me calo/ Não vou morrer nas mãos de um tira/ Quem cala, consente, eu desacato/ Não vou morrer nas mãos de um rato/ Não vou ficar mais neste inferno/ Nem vou parar num cemitério/ Metralhadora não me atinge/ Não vou ficar mais neste ringue
Ei, você que está me ouvindo, você acha/ Que vai conseguir me agarrar? pois então,Tome.../ Já vi que você é perseverante. vamos ver/ Se você segura esta.../ Meninas, vocês acham que eles queremMais?/ Querem sim!Você, que então é tão espertinho, vamos/ Ver se você consegue me seguir neste Labirinto.
Clara crocodilo fugiu/ Clara crocodilo escapuliu/ Vê se tem vergonha na cara/ E ajuda clara, seu canalha/ Olha o holofote no olho,/ Sorte, você não passa de um repolho/ Onde andará clara crocodilo? onde Andará?/ será que ela está roubando algumSupermercado?/ será que ela estáAssaltando algum banco?/ será que ela está/ Atrás da porta de seu quarto, aguardando o/ Momento oportuno para assassiná-lo com/ Os seus entes queridos? ou será que ela/ Está adormecida em sua mente esperando/ A ocasião propícia para despertar e descer/Até seu coração... ouvinte meu, meuIrmão?
Ouçam uma versão de 'Clara' retirada do Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=osBJodQP7kw

Minha história com 'Clara' e meus discos é triste. Há uns oito anos atrás, num dos momentos de aperto financeiro, contatei um dono de um sebo paulistano e lhe ofereci alguns dos meus raros LPs. Vendi quarenta por R$ 400 e ele veio até Bauru (quase 400 km), para escolher. Dentre eles, três do Arrigo, o 'Clara Crocodilo", o "Tubarões Voadores" e o "Cidade Oculta". Dele sobrou só um, o "Suspeito", de 1987. Paguei algo lá atrás e perdi definitivamente os discos (outros também divinais). Um arrependimento me importuna, mas já foi, está feito. Ontem outra história, meu amigo Marcos Paulo, quando lhe contei essa e o convidei para irmos juntos à Garça, fez algo por mim. Rodou dois sebos da cidade em busca do LP do Clara (ele possui o seu). No primeiro quando perguntou se tinham o LP de um tal Arrigo Barnabé, o sujeito do outro lado do balcão respondeu: "É algum de piada? Não conheço" (o nome Barnabé lhe foi sugestivo). No outro, o dono do sebo desconhecia tal artista. Desiludido, deu de costas a ambos e fiquei sem o presente. O fato reforça a vontade de Marcos escapulir desse país, num projeto acalantado para daqui uns seis anos, tendo como destino final, Cuba. Devo embarcar nessa. Arrigo continua embalando o que ouvimos em nossas vitrolinhas.

Mais do Arrigo. Há uns seis meses atrás, o próprio Marcos enviou via e-mail, um texto sobre a importância deste disco em sua vida. Guardei e hoje reproduzo aqui (blog é também a reprodução de textos dos amigos) trechos, como algo marcante em sua vida: "Clara Crocodilo, o primeiro LP de Arrigo Barnabé lançado em 1980, chegou as minhas mãos e ouvidos em 87, foi mais uma obra bombástica apresentada pelo Sílvio, da saudosa loja de discos "A Discoteca de Bauru", mas quem me convenceu mesmo a levar foi o Fábio que participava de um grupo de poesias, gostavam de João Cabral de Melo Neto e também de muitos poetas franceses, conheci Baudelaire através deles. No primeiro momento eu não compreendia aquele disco, Clara Crocodilo era estranho e misterioso para mim e os amigos também não compreendiam nada, menos o "velho" Fábio. Fiquei perdido naquela voz grave, uma outra mais aguda, sons de piano, guitarras, bateria e letras que impressionavam e cantadas assim como os instrumentos de forma que se relacionavam mas não de modo hierárquico. Conhecia assim o Dodecafonismo Erudito, estilo criado pelo austríaco Arnold Schoenberg e idealizado no Brasil pelo mestre Arrigo Barnabé. As 12 notas da escala cromática relacionadas mas diferente do comum das escalas é que não se relacionavam dentro de uma hierarquia. Arrigo Barnabé com Clara Crocodilo recolocou a música brasileira em seu devido lugar, devolveu a dignidade musical perdida com as canções toscas da jovem guarda, de uma forma trouxe para os anos 80 o ano de 68, um som revolucionário, uma explosão da arte, ecos remanescentes de uma época de bravura. Clara Crocodilo foi e sempre será um dos meus grandes consumos culturais, e também sempre algo a se compreender, reviver, imaginar o que é, e quem foi Clara Crocodilo, por onde andará, talvez a encontremos nos sonoros sonhos de uma época rica e congelada no tempo, porque deveríamos ter ficado nela para sempre. Clara Crocodilo foi um amor juvenil que abriu as vias ilimitadas da mente. Arrigo experimentou a revolução dentro da música como Zappa experimentava suas misturas do Jazz, assim como o experimentalismo dos Beatles com "Sgt, Peppers" e o "White Album". Depois de Villa-Lobos, Arrigo talvez seja a maior referencia para mim entre compositores do Brasil. Sua estréia com Clara Crocodilo trouxe com sua banda Suave Veneno nomes feras para nossa música, o disco produzido de forma independente e trazendo no cast pessoas como Paulo Barnabé, o baixista Otávio Fialho, Itamar Assunção, Vânia Bastos, Tetê Espíndola, pra não mencionar o texto das músicas e a capa do disco, é que de fato um mundo belo se apresentava."

4 comentários:

Unknown disse...

Olá!
sou a Luísa, uma das cantoras de ontem. Muito legal o seu post! Que legal a sua admiração pelo trabalho do Arrigo, ele é foda mesmo rss
bom, queria saber se vc pode me mandar as fotos que você tirou. Meu email é luisatoller@gmail.com

abraços

Anônimo disse...

Oi Henrique!

tudo bem?
em primeiro lugar, obrigada pelas fotos. Mesmo tremidas são um bom registro, rss
Vou mandar ainda um email para a Susy pedindo mais.
O nosso próximo show será em Jaú no dia 13 de novembro (acho que é perto daí né?)

Abraços e obrigada pela atenção
Luísa Toller

sivaldo disse...

oi Henrique, vamos pra Jaú dia 13, eu vou ter que ir de qualquer jeito, pois a apresentação das minhas coreogafias seráo dias 14 e15 no teatro, e vamos nos encontrar no templo para o lançamento do ivro do Maringa.
"obrigado LUIZA pelo toque, vou divulgar o show para minhas alunas"
abraço

Anônimo disse...

Fala Henrique, já havia lido, muito legal!!
Gostei das fotos também.
Nos vemos lá em Jaú
Abs
Arrigo