sábado, 17 de outubro de 2009

CENA BAURUENSE (41)

O REGISTRO DAS PESSOAS NO ENCONTRO FÉRREO DE SÁBADO
Contribuir para elaboração de um grandioso evento é algo que exige dedicação. Foi o que fiz, ao lado de uma turma de abnegados amantes da ferrovia. Hoje, das 7h30 às 20h40 (cheguei em casa um caco, mas feliz, por volta das 21h), permaneci na estação central de Bauru, participando de forma ativa no II Encontro Histório Ferroviário e de Ferromodelismo de Bauru. Meu registro de hoje é algo para celebrar o reencontro com as pessoas, a boa convivência com alguns que gostam de algo que também gosto, o papo agradável e conhecer muita gente nova (nova para mim). Fiz isso durante o dia todo e isso propicia um prazer muito grande, um contentamento que não tem preço. Dia desses, uma amiga ao me ver envolvido com meus textos diários no blog, veio com essa: "Mas você ganha alguma coisa com isso?". Minha resposta foi das mais simples, direta e nem sei ao certo se a magoei: "Materialmente não ganho nada, mas ganho muito, pois faço por que gosto, me realizo e isso me estimula a continuar agindo como sempre fiz e toquei minha vida até hoje". Hoje revivi isso, pois passei um dia inteiro, cansei e num certo momento, disse ao Bagnato (outro lunático, que certamente colocará algum do bolso no fim desse evento): "Coloquei um marcador de quilometragem nos meus pés e já passei dos 22km rodados". E isso quando ainda estávamos por volta das 14h. Cansado, fui até o fim, mas revigorado, recarregado e louco para desmaiar, pois amanhã, domingo, tudo irá se repetir. Por volta das 19h30, o encerramento do dia com a peça teatral "O último vagão".

Vamos ao registro das pessoas. Na primeira meu amigo Valtinho, literalmente trepado defronte a estação, fixando um banner, bem no começo da manhã. Na do lado, Jóia, filho do seu Zé do Skinão, paramentado para revender os Baurus originais (eu comi dois, o filho mais dois - esse nosso almoço). Silvio, do Cine Clube Aldire Guedes, um que ficou quase o dia todo comandando os filmes, todos com temátrica ferroviária, numa sala linda, com bancos estofados, cedidos pela SEAR. Marivaldo e Gonçalez, ambos desenhistas de mão cheia, com exposições de desenhos variados e fazendo caricaturas ao vivo, tudo a módicos preços (o do meio, segurado uma tela do Marivaldo sou eu). Levi Ramiro, o violeiro de Pirajuí e do mundo, chegou cansado de um show em Londrina e ficou o dia todo papeando e só foi embora quando comeu um Bauru recheado com muito queijo e esqueceu que isso lhe fazia mal. Acabou indo descansar no hotel e amanhã dá uma canja por volta das 15h (imperdível). Alex, o "Amiguinho" é maquinista da ALL e chegou lá comandando um maquinão e o fez para abraçar a mãe, dona Leoni, que na parte da manhã havia recebido uma homenagem por 30 anos telegrafando na Cia Paulista (o meninão de branco é meu filho e ficou parte da tarde por lá, ao meu lado, após sair da escola). Os irmãos Boteon, de Lençóis Paulista, repetiram a dose do ano passado e trouxeram verdadeiras relíquias, peças miniaturizadas em escala, réplicas perfeitas de locomotivas de verdade. Conversar com ambos é algo muito rico e de um deles ouço um desabafo: "Triste mesmo é não perceber ninguém dessa nova geração querendo dar continuidade nisso que fazemos. A meninada de hoje quer tudo muito rápido. O dedo deles, o que tecla o mouse, daqui a alguns anos irá crescer mais que os outros, fruto desse uso desmedido e desenfreado". Por último uma foto do Ricardo Bagnato, o grande idealizador do evento, num raro momento de um breve descanso (constatem sua cara de cansado e tenham certeza, estava com uma bem idêntica).

O decreto de desapropriação foi assinado pelo prefeito, o presidente da Câmara confirmou a compra dos outros 50%, muita gente esteve por lá. Poderia escrever muito mais, mas os olhos estão a fechar. Amanhã, volto com mais fotos e mostro a cara de algumas pessoas que marcaram o domingo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Leia o Bom Dia de hoje.
O jornal usa um termo que li aqui pela primeira vez para designar o atual Sectário, desculpe Secretário de Cultura, o PD, como UNANIMIDADE.
O cara já caiu na boca de todos e em ambos os locais que estive ontem, a assinatura da desapropriação na estação e uma passada à tarde no Revelando São Paulo, da boca de todos, uma constatação, o cara é mesmo um problema e até transtorno. O que será que o segura ao cargo? Me explique numa escrita próxima.

O segundo motivo foi que a Chiquito Produções encerrou suas atividades em Bauru sob a alegação da total falta de condições de diálogo com o atual sectário, desculpe, Secretário de Cultura, o PD. Tudo largado por lá, abandono total, com a empresa do Chiquito tendo que levar inclusive aparelhagens. A cidade perde com o fim dos espetáculos e se existe um culpado, por que a administração não questiona o jeito de atuar desse despreparado? O que o segura no cargo. Ainda não entendi?

Parabéns ao Bom Dia pelas duas coisas que li hoje pela manhã (ainda não li o Jornal da Cidade) e não sei das repercussões por lá.

Rosana

Caldeirão Poético disse...

É essa merda de composição, que dá cargos 'obrigados'...o pior é quando os cargos são dados a quem 'meteu' a boca na época eleitoral, a incompententes, ignorantes, arrogantes e chupins eternos da política bauruense...
Olha, é duro ver pessoas que ficam 1 hora em Bauru e já leva o título de cidadão bauruense, enquanto pessoas como Teresa Scarabotto, a servidora municipal mais antiga da prefeitura não é homenageada....
Henrique, vamos ter que fundar um partido para combater a esses atos?
abraços
GUTO GUEDES

Anônimo disse...

Caros:
Já disse que o PSB de Bauru anda e defeca para a Cultura bauruense. Quem indicou a equipe anterior? Quem indicou essa?
Brincadeira!
Vamos fazer coisa séria.

Mafuá do HPA disse...

Meus caros
Não misturo alhos com bugalhos.
Fiz parte da equipe anterior e acredito ter feito a minha parte, dei o melhor de mim e hoje, estou no meio de um evento grandioso, fruto do trabalho da admistração abnterior. Vinagre, assim como os seus dois diretores erraram sim, mas acertamos e fizemos muito. A pasta Cultura, indicação do PSB, mas Vinagre, o indicado, logo pediu desfiliação, pois percebeu o quanto o partido não tinha propósitos. Tuga garantiu a equipe até o fim e chutou o PSB, o que adorei. Trabalhamos sem a amarração, que hoje ficou comprovada, é a de uma pessoa, uma espécie de dono de uma "capitania hereditária" (faz e desfaz ao seu bel prazer).

Já na matéria do Bom Dia de hoje, meus parabéns para a Camila, que na culuna de hoje, faz uma elucidativa entrevista com o Chiquito, ocupando toda sua coluna. Ele foi corajoso e colocou o dedo na ferida. Recomendo a todos lerem o jornal, na coluna Bastidores e a da Camila.

Abracitos e volto ao evento na estação, pois escapei dara dar um pulinho em casa e não resisti abri o blog.
Henrique, direto do mafuá

Unknown disse...

Henrique e Ricardo Banhato...

Vcs são especiais, sonhadores e realizadores, nós só temos a agradecer a vcs... o 1º e 2º Encontro de Ferromodelismos só saíram pq vcs é q estiveram e estão a frente, a história já registrou vcs na preservação e acão patrimonial...
NÃO DESANIMEM NUNCAAAAAAA
OBRIGADO POR VCS EXISTIREM
BJS
NELI