quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

UMA CARTA (42)

2009, O ÂNUS QUE FICOU PARA TRÁS
Acabou! Foi-se 2009. E com ele deixo aqui meus últimos escritos. Nada de tão provocador, só alguns registros de última hora. Fui abrir um grande jornal e lá uma lista dos “DEZ LIVROS BRASILEIROS DA DÉCADA”, eleitos por críticos. Vejam a lista: “Dois irmãos” de Milton Hatoum, “Acenos e afagos” de João Gilberto Noll, “O vôo da madrugada” do Sérgio Sant’anna, “O filho eterno” do Cristóvão Tezza, “Máquina de escrever” do Armando Freitas Filho, “Elefante” do Francisco Alvim, “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves, “Nove noites”, de Bernardo Carvalho, “Leite derramado”, do Chico Buarque e “Eles eram muito cavalos” de Luiz Ruffato. Eu, que chego ao final do ano com 51 livros lidos (já li muito mais em passado recente), chego à triste constatação. Acho que não estou lendo os livros certos, pois nenhum desses passou pela minha mão. Outros tantos sim (listo dez lidos), como o “Manual de Sobrevivência dos butiquins mais imundos” do Moacyr Luz, “Diário Selvagem” a biografia do Carlinhos Oliveira, juntada por Jason Tércio, “Serpente encantadora – Veneno e doçura de Telmo Martino no JT”, “A viagem do Elefante” do Saramago, “Leila Diniz” do Joaquim Ferreira dos Santos, “Carlito Maia – A irreverência equilibrada” do Erazê Martinho, “Tim Maia – Vale Tudo” do Nélson Motta, "Diário de viagem - De moto pela América Latina" do Che Guevara, "As veias abertas da América Latina" do Eduardo Galeano (4ª reeleitura) e “O abajur lilás”, peça do Plínio Marcos. Não devo ter ficado tão mal assim na ficha. Foi uma ano onde privilegiei os amigos (até em detrimento do trabalho) e isso está ressaltado na carta publicada hoje na Tribuna do Leitor, do Jornal da Cidade, onde falo de pessoas queridas e das quais sinto falta. Vivo com, para e junto de pessoas. Leiam minha última cartinha do ano:

Gente no meu final de ano
Em primeiro lugar, uma justa homenagem a um dos artífices da Casinha do Papai Noel.
Nas andanças por lá, diante de tudo o que vi, destaco a presença de uma ilustre pessoa, um batalhador, trabalhador braçal das artes mais do que populares de Bauru. Idealizador, criador e executor de peças maravilhosas. Ver Chico Cardoso, o artesão dos trens de madeira, envolvido naquele espaço imaginário foi verificar como é fácil valorizar o trabalho de quem realmente faz. Chico merece o destaque dado a ele. Tenham todos os envolvidos com esse projeto uma certeza: Chico é daqueles a engrandecer qualquer iniciativa e como possuidor de uma luz mais do que própria, irradia simpatia por onde passa e contribui decisivamente para o sucesso de tudo o que foi apresentado lá na Praça Portugal.

Em segundo lugar, algo negativo e a merecer mais do que um registro, um alerta. Estávamos todos mais do que acostumados com as apresentações teatrais de final de ano dos grupos dirigidos por Paulo Neves. Foram anos seguidos com parte do mês de dezembro reservados para suas apresentações no Teatro Municipal. Só no ano passado foram 16 peças e nesse nenhuma. Paulo cansou, desistiu, adiou ou simplesmente, diante do momento nada salutar porque passa nossa mais nobre sala de espetáculos, decidiu não fazer mais nada como forma de protesto? O fato é que dezembro não é mais o mesmo sem as apresentações de final de ano das Mostras Teatrais Paulo Neves.

Por fim, sentidas ausências dentro do próprio JC. Dois chargistas da melhor cepa não estão mais presentes nas páginas do jornal e como admirador do traço, da graça e sutileza do trabalho de Fernando Dias, o craque da página 2 e Nicolielo, com seu peculiar traço meio reticulado, torto, sendo inclusive um dos remanescentes do grupo fundador do jornal, conclamo uma informação sobre o paradeiro de tão boníssimos personagens das páginas de nosso jornal diário.
Em tempo: O título lá do alto, o do "Ânus" não é de minha autoria, foi chupado da página de humor explícito do "Agamenon", d'O Globo RJ, de 27/12/2009.

3 comentários:

Anônimo disse...

Hnrique querido:

Como você escreve gostoso. É muito prezeiroso ler seus textos.

Me diga: E o Jornal da Cidade respondeu seu questionamento sobre o pararadeiro do Fernando e do Nicolielo?

Um desejo intenso de um ótimo ano para ti e que encontre forças para continuar produzindo esses textos tão bons para nós.

Receba um forte abraço

Rosa Maria

Anônimo disse...

O JACOB DAVID BLINDER VERBALIZOU TUDO QUE GOSTARIA DE TER DITO. E MAIS AINDA, NOS BRINDOU NESTE ENCERRAMENTO DE ANO COM UMA EXCELENTE SELEÇÃO MUSICAL QUE NOS REVIGORA NA CONVICÇÃO DE QUE É POSSÍVEL A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO, SOLIDÁRIO E FRATERNO.
FORTE ABRAÇO.


PASQUAL MACARIELO

A Felicidade que a humanidade procura não está em nenhum lugar específico, nem relacionada a nenhum ato em especial. A Felicidade é uma conquista que se faz todos os dias, em todos os momentos, em cada pequena e grande atitude.

Que esse ano novo seja de muita conquista para todos....

Deseja

Jacob David Blinder



Seleção de músicas populares do mundo


1 - Beth Carvalho BRASIL e Mercedes Sosa - ARGENTINA - Só peço a Deus -

http://www.youtube.com/watch?v=hDMcH0kkvEI


2 - Ali Primera - VENEZUELA - Yankee go home

http://www.youtube.com/watch?v=WXvPMukLe68&feature=related


3 - Geraldo Vandré - BRASIL - Canto Geral

http://www.youtube.com/watch?v=uy7kTTZe0m8&feature=related


4 - Leon Gieco - ARGENTINA - Cinco siglos igual imperdible


http://www.youtube.com/watch?v=Rrxiy3dOnfg&feature=related


5 - Quilapayún - CHILE - Qué culpa tiene el tomate

http://www.youtube.com/watch?v=UdYX8fE3vHA


6 - Nathalie Cardone - CUBA - Comandante Che Guevara Hasta Siempre

http://www.youtube.com/watch?v=SSRVtlTwFs8&feature=related


7 - Silvio Rodriguez - CUBA - Ojala

http://www.youtube.com/watch?v=u80ocuvZxmY


8 - MEXICO: ¡El pueblo unido jamás será vencido!

http://www.youtube.com/watch?v=_uCC-venMtU&feature=related


9 - Carlos Mejía Godoy - NICARAGUA - Nicaragua Nicaraguita -

http://www.youtube.com/watch?v=yp7-nWslZe0


10 - Silvio Rodriguez - CUBA - Cancion urgente para Nicaragua

http://www.youtube.com/watch?v=_Zq_hP4w0JY&feature=related


11 - John Lennon - INGLATERRA - Give Peace A Chance

http://www.youtube.com/watch?v=I-NRriHlLUk&feature=PlayList&p=78F076349161A66F&playnext=1&playnext_from=PL&index=10

http://www.youtube.com/watch?v=D1YEJk5WtZE&feature=PlayList&p=78F076349161A66F&index=0


12 - Leonard Cohen - CANADÁ - Dance Me to the End of Love

http://www.youtube.com/watch?v=Y_PIadFsvDk&feature=fvst



+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Seja com finalidade de lazer, participação em eventos políticos, acadêmicos ou de negócios visitem a Venezuela bolivariana e Cuba socialista. São dois países de vanguarda na América Latina, onde a natureza os dotou de belezas naturais sem similitude no mundo e cujo povo educado e solícito os espera para que tenham uma alegre e feliz estadia. Para outras informações consultem a VENEBRASIL TURISMO, seu facilitador de turismo para Venezuela e Cuba: http://venebrasil.com/index.php/home - ou ligue para 58 0424 283 0050

Mafuá do HPA disse...

cara Rosa Maria

O jornal não respondeu a esse questionamento, simplesmente publicou a carta. Também estou sem saber. Tendo novidades, publico aqui. Tá bom assim?

Um abracito de final de ano

Henrique - direto do mafuá