terça-feira, 25 de maio de 2010

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (12)

UM PASTOR A ELOGIAR SÓ OS DE SEU REBANHO e OUTRO NOS FAZENDO OUVIR XUXA
Pastor Sakai é um, como o próprio nome diz, pastor de alguma igreja evangélica de Bauru (não me perguntem qual, que não sei) e foi eleito vereador pelos seus fiéis seguidores. Estava no Museu Ferroviário quando foi anunciado a lista dos eleitos (após eleição de 2008) e o vi rodeado dos seus, numa alegria incontida e dando graças aos céus. Meses depois já eleito foi convidado a fazer parte do SOS Cerrado. O vi numa saia justa. Ele acabou por levar sua esposa numa das reuniões e acabou encontrando uma saída, que deve ter achado honrosa. Pulou fora de algo que o constrangeria. Hoje, o vejo ao lado de outros vereadores favoráveis ao desmatamento incontrolado do cerrado. Como poderia permanecer no grupo que defende o cerrado pensando o oposto? O vejo também com os bofes de fora quando contrariado nos seus interesses, reclamando mais atenção por parte do prefeito aos seus pedidos (seriam clamores?). Faz pressão, afinal seu voto pode ir para o lado oposto. Mas não é nada disso que quero escrevinhar aqui.

Ouço no rádio e isso fica no meu inconsciente. Preciso por para fora, dividir com alguém. E o faço aqui. O vereador pastor Sakai está a incomodar os seus pares, ou seja, seus colegas de trabalho lá na Câmara Municipal, pois a cada sessão semanal, faz uso da tribuna, nos disputados dez minutos de fala nos microfones para enaltecer algo, de forma repetitiva e constante. Toda semana, bate na mesma tecla. Sobe no púlpito (lá na Câmara também seria púlpito?) e faz uma Moção de Aplauso para um novo pastor. Já foram vários os homenageados e outros tanto estão na fila de espera de serem agraciados com o louvor do pastor vereador. Tem quem já está com a paciência nos limites lá na nossa Casa de Leis. Na choça ouvida na rádio, o locutor brinca: “Ô, pastor, somos 350 mil habitantes e nas suas moções só visualiza os de sua crença. Só eles a merecer os píncaros da glória?”.

Ernesto Varela, o intrépido repórter, extinto, diga-se de passagem, encurralaria o vetusto vereador num apertado corredor da Câmara e lhe questionaria com um microfone a lhe encostando na guela:
- “Posso fazer uma sugestão, peça também uma para Moção de Aplauso para o maior de todos, Jim Jones. Esse foi grande, não? Levou todos seus seguidores diretamente para os céus, sem intermediários. Vapt-vupt. Diga-me, deve ser mesmo mais fácil usar o tempo com esses elogios do que fincar o pé nos problemas dos bairros de cada fiel e bom eleitor, não?”

Lindo também foi ouvir e ver Xuxa cantando suas músicas tendo ao fundo uma passeata de carrinhos de bebê, filme documentário produzido pelo vereador Mantovani, do PSDB, mostrado na penúltima sessão (muitos chegaram às lágrimas). Muito afeito a manifestações na Zona Sul da cidade (a mais abastada), o vereador é campeão em produzir pinturas em asfalto, como se fossem corredores de pedestrianismo. Disso, Varela seria curto e grosso:
- “Sujar os pés na lama dos bairros nem pensar, né vereador? É fácil trabalhar com temas menos polêmicos. Brincando se chega mais fácil aonde se quer. Toma uma Barbie de presente”. E o deixaria sozinho com a boneca na mão.

10 comentários:

Anônimo disse...

Quem passou pela escolinha da rede, quando já estava na U.T.I. deve se lembrar da frase:
"Óia o mio... mí berval"
Da plantação de milho ao pastoreio de fiéis. Da igreja para a Cãmara municipal. Quem sabe o próximo passo do famigerado vereador seja "Do Cerrado para a Savana"?
Abração
W.Leite

Anônimo disse...

Henrique
De uma coisa tenho certeza:
Não votaria em nenhum deles. Passam bem longe da minha forma de gostar da atuação de políticos.
Valéria A.

Anônimo disse...

Henrique
Ando ouvindo muito por aí que todos os partidos estão contra o tal representante da CETESB na cidade, pessoa indicada pelo PSDB, tucano portanto.E o todos é do PT ao PSDB. O próprio deputado, Pedro Tobias disse textualmente que iria para São Paulo pedir a cabeça do cara tudo por causa dele demorar nas liberações ambientais para novas construções na região.

Queria muito ouvir o cara sobre esse assunto. Por que estão demorando as liberações? Não seriam por estarem todas irregulares? A imprensa divulga que querem trocar o cara, mas não mostram o lado dele. Ou seja, cadê a versão dele pelo atraso?

Pedro Tobias dizendo que vai pedir a troca do sujeito é um bom sinal de que o cara deve ser bom. Ou não?

Queria muito ler sobre isso nos jornais.

Paulo Lima

E mais, a quantas anda a apuração da roubalheira na AHB? Li sobre problemas com o interventor e quero saber como será a devolução do dinheiro roubado e a prisão de todos os que meteram a mão na grana pública. Peça ao Pedro Tobias ára dar uma apressadinha nisso também e pedir a cabeça de quem está demorando nas apurações.

Anônimo disse...

meu caro

A Gaiola das Loucas é total entre os nossos representantes. Muitos nem sabem direito como deve ser de fato e de direito a função de um vereador. Atuam para atender pequenos favores, que são todos anotados, para posterior cobrança ou pedido de voto lá na frente.

A cada sessão uma nova surpresa. Nessa, o vereador Carlinhos do PS, esse uma piada como vereador, que se chama Luiz Carlos Bastazini criou um projeto de lei para a criação de uma praça com o nome de Santo Bastazini. Se isso é piada foi feita em lugar errado. Esse senhor brinca de verear. E ainda deve achar engraçada sua atitude.

É assim, eles se divertem e nós pagamos o pato e o salário deles.

MARISA

Desculpe, mas quero também comentar outra coisa. Sou funcionária pública e votei no Roque. Sua atuação é boa e sempre o vi contrário a dona Estela. Nos jornais dessa semana um imenso espaço para anunciar que Roque fará dobradinha eleitoral com aquela que sempre criticou. Ele podia muito bem passar sem essa. Eu como eleitora não gostei. E tudo o que já falou dela? Foi jogado na lata do lixo?

Anônimo disse...

esse pasteriador, ou seria vereastor?
encarna o que há de mais abominavel
na sociedade.mando-lhe essa:
trez criações do homem
o fez para sempre escravo
até hoje nos consome
dinheiro deus e o estado
lazaro carneiro

Anônimo disse...

Marisa, dobradinha boa no Brasil só de bucho, o resto é peleguismo cara de pau.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Senhores quanta ingenuidade!na política inimigos inimigos,negócios a parte!se for vantajoso que mal há?não é assim que funciona por aqui?o sujeito tá num partido hoje tá em outro amanhã,muda de "ideologia" do dia pra noite,dentro do mesmo partido vários partidos,o sujeito odeia um e amanhã tá de conluio com o mesmo.nada me surpreende mais,infelizmente.Karina

Anônimo disse...

KARINA

Combater quem age assim é algo que deve ser feito. Nem todo mum age dessa forma descrita por ti, apesar de saber que a maioria o faz. Continuo achando existir uma saída e é por ela que torço, luto e dedico meus esforços. No momento em que não acreditar mais, de que valerá mais a vida. No jogo sujo eu não quero entrar.

Rosana

duilioduka disse...

henrique, meu amigo.
quero deixar aqui também uma pitadinha de opinião.
sou professor em escola de periferia e vou para a escola de ônibus.
creio que os vereadores de bauru (de A a Z) deveriam andar de ônibus e, principalmente nos horários de pico (manhã, hora do almoço e depois das 18h) nas linhas que ligam esses bairros periféricos.
falar de deus dentro da igreja é fácil. quero ver falar de deus para quem não acredita nele.
e é isso que eu creio que os vereadores (de A a Z) fazem.
já não tenho mais idade para ficar discutindo picuinhas... do tipo: quem é melhor? quem está com quem? quem fez o quê?
o que eu quero saber é qual o compromisso do verador com a cidade; principalmente com a população mais necessitada desta cidade?
para mim, a forma como falam de FIDELIDADE, HONESTIDADE E JUSTIÇA é tudo balela!
aprendi com a filósofa marilena chauí que: " onde há necessidade, não há justiça".
então, esses vereadores (de A a Z) precisam sair de seus gabinetes ou daquelas sessões espúrias e sentir a necessidade do povo: nos pontos de ônibus,dentro dos ônibus, nos postos de saúde, hospitais, nas escolas, nas ruas esburacadas, nas árvores a serem podadas, pois ameaçam a segurança, nas ruas sem nada, nos bairros sem nada.
mas, a população também é responsável.
a população precisa acordar.
a população precisa saber que ela tem direito a ter direitos e...
COBRAR desses que lá estão em seu nome!
com a sociedade civil consciente e organizada, precisaríamos mesmo de vereadores, de deputados, de senadores???
(caaaalma! perguntar não ofende!)
e agora, com a palavra, os senhores vereadores.

Anônimo disse...

Henrique
Voce fez bem em ressaltar o trabalho cosmético do vereador Mantovani. Ele só faz isso, o tempo todo. Estive ontem na sessão semanal da Câmara e ele apresentou um projeto de criação do Dia do Astronauta Brasileiro. Isso para homenagear somente uma pessoa, o bauruense Pontes. Pera lá, um dia para homenagear só ele.Tá faltando coisa para esse esse vereador se preocupar. Ele só pensa nos cosméticos. Fácil demais. Pra isso não precisamos de um vereador.

Alvarenga