terça-feira, 18 de maio de 2010

UM COMENTÁRIO QUALQUER (66)

EXPOSIÇÃO "MUSEU DO FUTURO" E A PÍFIA DIVULGAÇÃO VIA IMPRENSA
Hoje é o Dia Internacional dos Museus e como acontece todos os anos, pelo 8º ano consecutivo, o Governo federal patrocina a Semana de Museus (17 a 23 de maio), envolvendo todas as instituições museológicas brasileiras. O evento deste ano leva o sugestivo nome de "Museus para a Harmonia Social", destacando "o papel do museu como uma instituição conectada ao mundo contemporâneo e interessada na vida social, política e econômica da sociedade em que está inserida" (mais informações no site do IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus - http://www.museus.gov.br/).

Por aqui, como acontece há vários anos ocorre algo em caráter municipal, afinal temos dois museus municipais em funcionamento (Municipal e Ferroviário), um lutando (pluft - plaft - zum) para ser estabelecido/reconhecido, o MIS e outros Centros Culturais e Históricos, como o da USC e do Lauro Souza Lima. Na integração disso sempre são realizados boas possibilidades de aproximação da comunidade com essas instituições. Nesse ano, tudo acontece com uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, através de sua Divisão de Museus (dirigida por Néia Pires), a Diretoria Regional de Ensino e o JC na Escola (Sérgio Purini), recebendo a designação de "MUSEU DO FUTURO". Dessa união uma tentativa de atrair, principalmente os jovens para os museus, conectando-o com o futuro da cidade. Escolas de todos os níveis estarão participando, cada um dando o seu quinhão dentro da proposta futurista. Até uma parceria com estudantes de Design da UNESP foi feita, com projetos apresentados em banners e num trabalho de criação de um logo para o projeto Museu do Futuro. A abertura será hoje, 18h30, na gare da Estação da NOB e uma fanfarra de Lençóis Paulista estará abrilhantando a parte musical.

Passei por lá ontem e presenciei a intensa movimentação para montagem da exposição. Algo inebriante, do qual estive envolvido durante quatro anos (2005 a 2008) e hoje estarei como visitante. Recomendo a visitação, mas deixo aqui um ALERTA, para algo que infelizmente percebo ocorrer. É vital em tudo o que é feito no serviço público, principalmente na área cultural do município que ocorra a divulgação de todos os eventos para todos (todos mesmo) os meios de comunicação. O efeito disso é a divulgação dos eventos. De que vale um belo evento sem divulgação? Muito pouco. Aprendi com Tânia Guerra, que comandou a Assessoria de Imprensa da Prefeitura que tudo o que ocorre na Cultura deve ser divulgado e a assessoria instigada a produzir textos, reenviados a um mailing contendo mais de uma centena de endereços virtuais. Ela dizia: "Temos dois jornais, ambos com cadernos culturais, telejornais e muitos programas de rádio, todos ávidos por notícias culturais. Passem tudo o que é feito para nós, que nós nos encarregamos de informar os meios de comunicação". Fiz isso de forma constante durante os quatro anos que lá estive. Hoje, abro o JC e vejo citações em 3 locais no jornal. Tudo muito bom, mas só lá (pouca coisa no Bom Dia). O JC é parceiro do evento e deteve informações e as divulga hoje (nada contra). Cadê as informações repassadas para os demais meios? Hoje, mais do que nunca, não poderia ocorrer uma falha dessa magnitude, pois existe dentro da Cultura municipal uma pessoa, que se diz Assessora de Imprensa só para cumprir esse papel. Não vi nada na TV Tem, não ouvi nada na 94FM, nem na Auri-Verde (a FM Veritas divulgou no programa matinal porque o locutor buscou dados via internet, nada recebeu). O que está acontecendo? O papel não está sendo cumprido? De que vale uma Assessoria que não assessora, que não divulga o que está sendo feito? Ou as informações eram somente para uns poucos? Tenho amigos na Assessoria da Prefeitura e sei que a culpa não parte de lá (muito menos de todo o pessoal ligado aos museus). Quando comunicados eles espalham as matérias, quando não, deixam de fazê-lo. Natural, não? Se a Cultura possui uma Assessoria só para ela, a falha reside aí. Não quero me estender muito nisso. Gostaria de ver algo concreto para reestabelecer esse primordial serviço de comprovada relevância pública. Se a gare não tiver público condizente hoje, deixo aqui sinalizado um culpado: a falta de divulgação.

14 comentários:

claudia pinto disse...

Verdade! De que vale um belo evento sem a devida divulgação. A cidade está perdendo eventos excelentes por conta disso (leia-se o Revelando SP, por exemplo). E, olha que assessoria não significa plantar notinhas, heim! Pena, muita pena... fomos felizes sem saber!

Mafuá do HPA disse...

Cláudia

Você está atuando aí na TV Unesp já a um certo tempo. Me diga se vocês já estão cadastrados e recebendo informações culturais da Cultura municipal. E se não estão, sabem o motivo. Ou eles ainda não sabem que vocês já estão em plena atuação.

abracitos do Henrique - direto do mafuá

Eraldo disse...

Na verdade a 'mídia' tem sua parcela de culpa. Estou cansado de ver o lixo do mundo anunciado em letras garrafais na imprensa bauruense. Iniciativas culturais raramente são divulgadas. O governo não pode [e não sei se deve] ocupar a mídia em escala maciça. O fato é que, lamentavelmente, os meios de comunicação se acostumaram aos 'press releases' e ao jabá.

Vera Lucia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vera Lucia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vera Lucia disse...

Contamos sempre com a boa vontade da Imprensa para divulgação das REPORTAGENS E NOTICIAS geradas pelo Centro Cultural. Embora encaminhadas com antecedência, temos notado que as matérias são publicadas na véspera e até mesmo no dia da realização do evento.Infelizmente não tempos como definir pautas dos jornais e contamos sempre com a boa vontade da Mídia em realizar a divulgação dos eventos. Grata

Mafuá do HPA disse...

cara Vera - Assessora de Imprensa da Secretaria Municipal de Cultura:

Nada contra sua pessoa. Afinal, nem te conheço, a não ser de nos vermos em locais públicos, como o SESC, eventos variados, etc.

Já estive aí do outro lado e entendo como são as coisas, mas não podemos nos omitir diante da continuidade de probelmas, evidências de que algo pode ser feito de forma mais eficiente. Ontem alguns órgãos me disseram que nada recebem da Cultura e isso já faz um tempo. Talvez seja o caso de voce atualizar o mailing (urgente isso) e enviar com aquela antecedência de praxe. Esse meio é mutável com uma rapidez espantosa. A atualização deve ser constante.

Só para ter uma idéia, recebi um e-mail ontem à noite de uma pessoa muito ligada às atividades aí no Centro Cultural e ela me pediu para não ser identificada. Veja o teor do seu texto:

"É, querido amigo...
isso é BAURU...
essa é nossa assessoria de imprensa...pela qual pagamos por seu
salário qdo a cada imposto pago, uma parte se destina a esse canal...
Cadê o povo q faz divulgação...
Eu sempre fiz a minha divulgação sozinha...e saia em todos os locais
de midia escrita, falada e televisiva....
Mas prá isso precisava correr atrás...
Qdo dependia da Prefeitura sempre fiquei na mão...

Por isso digo e repito...se quiser aparecer faça VC mesmo....

beijão..."

No serviço público estamos mais expostos e sujeitos a cobranças. Algo natural. E é assim que tem que ser feito mesmo. O que não pode ocorrer é alguns recebendo informações e outros não. E isso é muito fácil de corrigir, basta querer e isso eu sei que vc faz muito bem.

Um abracito do Henrique - direto do mafuá

Mafuá do HPA disse...

VOLTO AO ASSUNTO:

Maria Dalva, a grande dama da rádio bauruense toca nesse assunto hoje, agorinha a pouco no noticiário da 94FM. Ouvi e sua fala foi sobre a pouca divulgação dada ao evento. A ouvinte, que tem filho tocando na Orquestra Municipal disse que o evento foi pouco divulgado e endosso isso. Disse também que o secretário de Cultura esteve no local, mas não ficou até o fim, sendo isso uma espécie de desestímulo aos lá presentes. Disso já não posso opinar, pois não sei sobre o horário da debandada do dito cujo. O que sei é que o desestímulo é demonstrado de outras formas, muito mais evidentes. Sobre a limpeza do local, afirmo porque vi, ela foi feita, mas é que lá nas portas dormem pessoas, que usam o local também banheiro. Daí o cheiro. Uma renovação na limpeza a cada novo dia sempre se faz necessário. Do som, que a ouvinte disse não ter ouvido o discurso do vereador Roque, sei que o local possui problemas com a acústica, que podem ser amenizados e quem trabalha com som sabe como resolver isso.
Era isso,o que ouvi e repercuto aqui...
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Henrique

Não acredito que o que está ocorrendo é uma distribuição de releases parciais. Tenho comigo que os textos são curtos, com pequena expressão e não revelando a grandiosidade do evento, são menosprezados pelas equipes jornalísticas. Com mais cuidado e esmero as coisas tomarão outro rumo. Uma boa chacoalhada de vez em quando também sempre produz bons resultados.


Silva

Mafuá do HPA disse...

Toda questão possui sempre dois lados e não gosto de ser injusto com ninguém. Ainda continuo acreditando que tudo pode ser feito com mais eficiência, mas não me furto a postar aqui um comentário que me foi repassado por Maria Dalva, da 94 FM, por e-mail, sobre a citação que fiz depois de ouvi-la ontem. Acho interessante a postura dela e acredito que ela não ficará magoada comigo por postar aqui algo que me f oi passado pessoalmente. É que serve muito bem para esclarecimentos sobre essa questão:

"Caro Henrique,
Nós da imprensa tenhos que dar mão a palmatória.Diante de tantos afazeres nas redações, as vezes deixamos escapar alguma coisa.Acredito que a matéria tenha sim sido distribuída à imprensa, mas em meio a tantas outras informações culturais, tendo em vista a proximidade da "Virada", essa em especial , tenha passado despercebida.
Por isso temos apelado as assessorias de imprensa, que sempre enviem mais de um release , anunciando com certa antecedência e posteriormente quando da proximidade do evento. Deveria ter assumido no programa e publicamente, parte da culpa pela fraca divulgação do evento. Falha minha.
De qualquer forma não quero transferir responsabilidade de uma falha que também foi nossa.
Agradeço pela audiência .
Estamos sempre à disposição, e dispostos a auto critica.
Jornalismo da 94 FM"

Anônimo disse...

olá Sr. Henrique!apesar de toda essa polêmica,a quantas anda o evento?traga-nos noticias,pois o assunto é dos mais interessantes!abraços cordiais!Karina

Mafuá do HPA disse...

cara Karina:

O evento segue de vento em popa. Foi um ato de criatividade, de uma equipe coesa em busca de algo mais para atrair a atenção de novos visitantes aos museus municipais. Estive na abertura e lá voltei ontem, com mais tempo. Gostei do que vi e do envolvimento com escolas públicas, particulares e até uma de nível universitária.

Uma pena a mudança de local hoje, sexta, 17h (já prevista desde o início). O espaço será utilizado para um evento dentro da Virada Cultural. Na sequência algo a reclamar. Inicialmente estava informado que a exposição seria removida para espaço dentro da Delegacia Regional de Ensino, na vila Falcão, em Bauru e ontem ouço que a destinação será outra, dentro do próprio museu. Cadê a divulgação da mudança para a mídia divulgar? Não vi nada sobre isso em lugar nenhum. É sobre isso o tema desse meu texto. Tem alguma coisa que está deixando de acontecer e informações não são repassadas.

Abracitos do Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

notícias sobre o museu do futuro. como disse henrique, estava previsto desde o início do projeto a parada para ocorrer a virada cultural no hall da gare da estação ferroviária. por isto, a exposição está suspensa até o dia 22. a idéia inicial era a de que fosse permanecer na diretoria de ensino durante 30 dias. a posteriori, conforme interesse das escolas estaduais e municipais, o acervo composto por projetos de alunos, torna-se intinerante. ainda não está confirmado, mas parece que retornaremos para o mesmo espaço da gare - e não para a de. como professora em design, faço a parte que assumi junto aos parceiros - digo o jc e a smc (representada pela diretoria de patrimônio e museus da cidade de bauru). tendo em vista estar representando a ies (instituição de ensino superior)envolvida no projeto, a unesp - no qual acredito muito - continuarei a orientar meus alunos para o desenvolvimento desta segunda etapa. todo o apoio é bem vindo, bem como fundamental o retorno das pessoas que se interessam por eduação e cultura na prática. ou seja, este blog já é uma super legal fonte de divugação para que quem tiver interesse. cabe também buscar informações e comparecer ao local a fim de realmente "conferir" os resultados propostos por esta garotada que está empenhada em pensar um futuro digno para bauru e grande região. no momento em que optamos por trabalhar neste campo da cultura, das artes, do design, estamos sujeitos - aprioristicamente, e infelizmente - a uma não divulgação tão ampla como consideramos necessária e fundamental. lidar com isto, fazer a nossa parte com todo o empenho e dando o sangue é a nossa parte - pelo menos é como eu acredito que faço. na medida em que tenha mais notícias, vou postando por aqui... beijos cariocas e bauruenses da ana bia andrade

Anônimo disse...

Quero escrever algo sobre essa Exposição Museu do Futuro.
Será que alguém de dentro da Secretaria Municipal de Cultura sabe da existência de um grande projeto, apoiado pelo ser prefeito, de criação na cidade, nas dependências das antigas oficinas ferroviárias, do Museu do Trem?
Tenho certeze que sabem, mas menosprezam. Pois se não se antenarem, ficarão a reboque deste.

O Museu do Trem é uma realidade e não sei como foi esquecido neste evento Museu do Futuro. Imagine, um Museu do Futuro e não citam o projeto em plena execução do Museu do Trem em Bauru. O proprpio prefeito já está reservando um espaço dentro da estação para abrigar o pessoal da Associação Ferroviária e ninguém da Cultura faz nada para se aproximar dos seus idealizadores.

Outra coisa. Alguém na Secretaria Municipal de Cultura já ouviu o prefeito dizer que não quer mais o Museu Histórico nas depend~encias da estação da Paulista, onde está o MIS?
Ninguém. Mas ele disse isso e escvolheu um lugar muito melhor para abrigar o acervo histórico da cidade. Segundo o prefeito, o Museu Histórico será transferido para onde está hoje a Cãmara Municipal. Um ótimo lugar. Melhor impossível.

O pessoal da Secretaria Municipal de Cultura não sabe nada e muito menos a Assessora de Imprensa. Pergunte a elea sobre essas coisas e verá sua fisionomia de perplexidade.

Daniel e Bruno