segunda-feira, 3 de maio de 2010

UM AMIGO DO PEITO (37)

ROBERTINHO, UMA QUADRA DE ESPORTES DEBAIXO DO VIADUTO E UMA PESSOA DE BEM COM A VIDA
Quero escrever sobre algo aqui pertinho de casa. Uma quadra de futebol, que abandonada, padeceu durante anos, completamente destruida e dilapidada. Pertencia à Cia Paulista de Estradas de Ferro e foi muito utilizada décadas atrás. Com a privatização tudo ali foi abandonado. Sua localização é bem debaixo do viaduto João Simonetti, o que sai da rua Treze de Maio e adentra um braço, saindo na avenida Nuno de Assis. Dali de cima se enxerga a quadra toda. Dava dó de ver o seu estado, cheia de mato, entulhos, lixos variados e marginais dividindo seu espaço. Isso perdurou por mais de uma década.

Na administração passada já havia sido tentada sua utilização, mas tanto o escritório remanescente da extinta-RFFSA, como a ALL - América Latina Logística, a concessionária de nossa malha férrea dificultavam seu uso. Alegações muitas, impecilhos burocráticos, que neste ano foram desentravados, levando à bom cabo a devolução de um espaço vigoroso para utilização da comunidade. Nos últimos meses passava por ali e via sua revitalização, sabia que por trás de tudo estava a Prefeitura e a empresa Bauru Painéis, além do empenho do vereador Roque Ferreira. O empenho deles todos foi vital para que o espaço fosse viabilizado, primeiro legalmente, depois financeiramente. Parabéns a todos.

Algo mais me faz escrever esse texto. A abnegação de uma pessoa, um funcionário da Bauru Painéis, o Roberto Pintor (ele não quer que citem nada além disso como seu nome, diz que todos só o conhecem dessa forma), foi vital para o prosseguimento de todo o projeto, sua implantação e a sua manutenção. Roberto acompanhou tudo desde o início, ajudou na limpeza, fotografou cada etapa (montou um álbum com todo o processo) e está amando cuidar da quadra, como se dela fizesse parte. Estive com ele no final de semana e vi o brilho dos seus olhos em ver aquilo tudo funcionando. Hoje, os dois portões estão abertos à comunidade, 24h por dia, um do lado da avenida e outro do lado dos trilhos. O local permanece sempre limpo e quem quiser fazer uso, basta pedir as redes e a bola para Roberto, do outro lado da grade, no lado da Bauru Painéis, que ele fornece tudo e acompanha aquilo com um carinho de dar gosto. Roberto mora ali na empresa, ao lado da quadra (tomamos cerveja juntos todo domingo no bar do seu Hélio, ao lado dos trilhos) e demonstra uma empolgação imensa por ter participado de tão brilhante trabalho. Disse que havia me procurado na semana passada, quando da inauguração, queria que lá estivesse, mas viajando não pude comparecer. Hoje, rendo uma justa homenagem a ele, que mesmo não tendo nome na placa (a quadra recebe o nome merecido de Balbino Simões, um grande do esporte local), junto das autoridades, merece um acarinhamento no momento em que se inicia sua reutilização.
Robertinho, aquilo tudo tem a cara deste incansável batalhador, um pintor que faz e acontece. O que de melhor vejo nisso tudo, além da quadra reaberta é a participação despreendida de reconhecimento, para que tudo pudesse ser viabilizado. Para ele, um parabéns do tamanho da quadra.

2 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

é sempre assim.
tantos nomes na placa e nunca colocam os daqueles que pegam a massa com a mão, que suam e dão o sangue pela coisa.

parabéns mesmo ao Bauru Painéis, que pelo visto, mantém o espaço vivo e ao seu Roberto, chamado por ti, carinhosamente de Robertinho, que assumiu aquilo como uma extensão natural do seu dia-a-dia. Vivencia aquilo de forma como todos deveriam fazer com as coisas que gostamos, dando nosso quinhão de contribuição.

Essa é a gente simples desse rico país. Eles fazem, amam o que fazem e fazem porque gostam.

Regina

Anônimo disse...

um exemplo fantástico a ser seguido.q muitos,muitos mais o façam especialmente na periferia tão carente!!Parabéns ao Sr Roberto!!Marisa F.