sexta-feira, 19 de agosto de 2011

DROPS – HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (58)

HISTÓRINHAS REAIS, ACONTECENDO DIA APÓS DIA COMO PRAGA
1. Esse mafuento blogueiro, o HPA apareceu ontem na TV Preve, em dois horários, 12h e 22h, expelindo uma fala contrária ao que quer uma casta de privilegiados dessa cidade, a liberação total, ou seja o VALE TUDO, pondo fim à Lei de Proteção Ambiental, que resguarda o que nos resta de vegetação nativa, o Cerrado (confundido até com savana). Gaguejou, cuspiu na cara dos telespectadores, tropeçou nas palavras, engoliu em seco, mas conseguiu dar seu recado. Hoje, ao abrir os jornais locais algo sobre a reunião ocorrida da sede da Cetesb Bauru, quando seu dirigente local disse algo meio que definitivo sobre a persistência dos portadores de moto-serras: “Existem alternativas outras para implantar indústrias na cidade e não passam pela devastação do cerrado”.

2. Fui percorrer a inacabada Avenida Nações-Norte, bonita, imponente e passando por lá vejo um trio a tirar fotos (foto ao lado). Elas estariam no jornal no dia seguinte. Sigo em frente e dou de cara com um aviso sobre a implantação e já uso de radares no local. Mas nem acabaram a avenida e os tais já funcionam. Queria voltar e perguntar para o trio da foto, mas eles ficaram pouco por lá, só para a foto. Escaparam de ter que responder: E o pedágio por aqui inaugura quando?

3. Encontro na rua um velho servidor do DAE – Departamento de Água e Esgoto de Bauru e ele se diz muito decepcionado com a situação atual do local onde trabalhou boa parte de sua existência. Desanimado me confidencia: “O negócio está tão ruim por lá, que o chefe indicado pelo Carlinhos do PS desliga seu computador puxando o fio direto da tomada. O cara não sabe desligar a máquina e assim comanda”.

4. Sigo de carro para o bairro Gasparini e no contorno, embaixo do viaduto da rodovia Marechal Rondon um fogaréu de dar gosto. Pista impedida e desvio. Tento adentrar o bairro pela antiga Chácara Ito e sou obrigado a voltar. Por ali não existe saída. Volto e na entrada uma placa a demonstrar o surrealismo do acontecido: “QUEIMA TOTAL”, com telefone e tudo. Só não sai dando risada, pois a fumaça quase me fazia chorar.

5. Por fim, amenidades. Inauguração hoje do Cine Clube Aldire Guedes em suas novas instalações na rua Araujo Leite 8-52 (fone 9729.2527), com projeto patrocinado por ser Ponto de Cultura. Seis documentários em várias datas e com o pontapé inicial o “The Code Linux”, sobre a criação do software livre. Tenho infinitas recordações do antigo e saudoso Cine Clube de Bauru, em apresentações no antigo Cine Capri, numa época onde não tínhamos a facilidade dos filmes baixados via internet, nem videolocadoras. Ver meus amigos envolvidos nessa tentativa insana de recriação de pontos de encontro e debate culturais é algo para ir lá só para abraçá-los. Vinagre, Sílvio, Ivan e PH merecem mais do que elogios. Ouço dizer que o guaraná e a pipoca serão gratuitos.

Nenhum comentário: